Empreender, planos, ideias.
Empreendedorismo, Jeito Stone, Uncategorized

7 dicas para começar a empreender

Já estamos quase no fim do primeiro trimestre. Carnaval já passou, páscoa vem aí… você já colocou em prática seu projeto de empreendedorismo para esse ano?
Listamos 10 dicas para você tirar os seus planos do papel e empreender em 2017… começando agora!

1. Leia Mais

Algo em comum entre os maiores empreendedores do mundo é o hábito de leitura. Bill Gates lê cerca de 50 livros por ano!
Crie o hábito de ler pelo menos meia hora por dia e aproveite para renovar sua biblioteca.

Abaixo alguns dos nossos livros preferidos para empreendedores:
Paixão por Vencer – Jack Welch
Um novo jeito de trabalhar – Laszlo Bock
Extreme Ownership: How U.S. Navy SEALs Lead and Win – Jocko Willink e Leif Babin

2. Faça mais networking

Vivemos em comunidade e ninguém realiza um sonho grande sozinho. Faça mais networking, vá a eventos de empreendedorismo ou da sua área, conheça as pessoas e priorize a troca.
Além de conseguir importantes aliados, investidores ou futuros contratados, com certeza você também vai aprender muito.

3. Tenha hábitos saudáveis

Empreender é um trabalho árduo e que exige disciplina. Fazer exercícios físicos diariamente, se alimentar bem e dormir bem são hábitos que vão te ajudar a manter o stress longe e ter mais energia para focar no seu negócio.

4. Tenha um plano baseado em um propósito

Produtos podem ficar obsoletos, boas ideias podem ser substituídas, empresas lucrativas podem passar a dar prejuízo… nesses momentos comuns no mundo dos negócios, ter um propósito vai fazer você seguir em frente.
Defina seu propósito e o tenha em mente em todos os passos da construção do seu plano de negócios e nas tomadas de decisão do dia-a-dia. O que inspira você? O que faz você sair da cama todos os dias pela manhã? Este propósito é o que vai garantir que você e toda a sua equipe seguirão juntos, sempre remando na mesma direção.

5. Aprenda cada vez mais

Empreendedores tem grandes desafios e os bem-sucedidos usam o conhecimento como arma para encará-los. Grandes nomes como Bill Gates (de novo!), Warren Buffet, Oprah Winfrey e Mark Zuckerberg seguem à risca o que chamam de “five-hour rule“. A regra das cinco horas consiste em reservar uma hora por dia (cinco por semana) para aprender. É como uma academia para a mente!

6. Busque investidores de maneira inteligente

Por mais que você já tenha capital para abrir seu negócio, procurar investidores é sempre uma boa ideia. Aportes aceleram o crescimento da sua empresa e indicam se ela está indo no caminho certo. Evite mandar e-mails para os possíveis seguidores pedindo um horário para um cafézinho, busque investidores da maneira correta
Se sua empresa é uma startup, uma boa ideia é entrar em um programa de aceleração.
Aqui vai a lista dos nossos preferidos:

7. Comece!

Amyr Klink, empresário, escritor e navegador brasileiro, certa vez disse: “Um dia é preciso parar de sonhar e, de algum modo, partir.” A última dica é esta: comece! Tire seus sonhos do papel ainda que as condições não sejam assim tão favoráveis. Lembra de quantas empresas de sucesso nasceram em uma garagem?
Pegue o que você já tem, adicione uma dose de coragem e comece a empreender!

Um dica extra de leitura:
Não há tempo a perder – Amyr Klink
“Um livro sobre escassez, o medo e a nossa misteriosa capacidade de realizar, começar e concluir, fazendo o máximo com o mínimo.”

Esperamos ter te inspirado a empreender em 2017.
Com essas dicas e muita dedicação: mãos à obra!