E-commerce

Abandono de carrinho no e-commerce: como diminuir?

O Brasil é o quinto país com maior acesso à internet no mundo, ultrapassando a marca de 105 milhões de internautas. Nesse cenário, um acontecimento comum é o abandono de carrinho no e-commerce, que chega a 63%, ou seja, a cada 100 consumidores, 63 não finalizam as compras.

Em um levantamento feito pelo Ibope E-commerce de 2014, os principais motivos para o abandono de carrinho apontados pelos internautas foram:

  • 44% consideraram o valor do frete muito alto;
  • 41% não estavam prontos para finalizar a compra;
  • 27% dos usuários queriam apenas comparar os preços;
  • 25% acharam o preço do produto muito alto;
  • 24% preferiram postergar a compra.

Com isso em mente, algumas medidas podem ser tomadas para melhorar a experiência dos seus consumidores e consequentemente alavancar as suas vendas.

1 – Facilite o frete dos seus clientes

Os custos logísticos tornaram-se os principais vilões do e-commerce. Com o alto custo de envio, os clientes chegam a escolher os produtos e ao inserir o CEP para finalizar a compra, desistem. Para evitar essa ocorrência, ofereça opções de frete de acordo com a necessidade do cliente.

Fretes com prazos e valores diferentes permitem ao cliente comparar os preços e a sensação de ganho é sentida. Ofereça frete expresso, rápido e simples com tempos de entrega inversamente proporcionais aos valores investidos. Além disso, oferecer um endereço físico para a retirada do produto dentro de um prazo estipulado pode ser a alternativa que o seu cliente busca para fugir dos custos do frete.

Outra saída é oferecer promoções que isentam o frete caso seja efetuada a compra acima de um valor especificado. Com isso, você pode induzir o cliente a consumir mais do que havia esperado antes de entrar em seu site.

2 – Facilite a compra em sua plataforma

Alguns sites oferecem a opção “one-click buy”. Através dela, caso seja do interesse do seu cliente, ele pode salvar as informações do cartão, endereço de entrega, entre outras, para que em compras futuras ele consiga realizá-las com apenas um clique. A função pode aumentar as vendas por impulso, assim como ajudar àquele cliente que não está encontrando seu cartão no momento em que está fazendo a compra no site e depois acaba esquecendo de finalizá-la.

Caso o cliente ainda não esteja cadastrado em seu site, facilite o cadastro. Ofereça a opção do cliente criar seu cadastro a partir de dados de redes sociais, como o Facebook. Com isso, você pode evitar o tempo que ele levaria para preencher informações. Vale lembrar que quem busca o e-commerce para compras procura praticidade, logo evite ao máximo entraves burocráticos.

3 – Utilize e-mail marketing

Com o e-mail do cliente em mãos, preenchido no cadastro de seu site, envie informações sobre os produtos que ele visualizou recentemente, em especial os que colocou no carrinho, mas não finalizou a compra. Também é possível enviar informações sobre queda de preço, ou facilidades de pagamento, isso permite resgatar o cliente que acabou deixando de lado aquela compra que queria fazer.

4 – Crie um espaço para comentários sobre os produtos

Se o cliente considera o preço do produto alto, o custo benefício não está condizendo com o que ele acha que o produto é. Para facilitar a tomada de decisão de seus clientes nesses casos de dúvida, crie um espaço para que outras pessoas que compraram em seu site contem sua experiência sobre o produto. Sejam boas ou ruins, isso torna mais palpável o que é o produto para o cliente, já que através de um site, ele não está vendo o produto fisicamente. Caso esteja tendo dificuldades para as pessoas opinarem sobre os produtos que compram, ofereça cupons de descontos para a próxima compra para os clientes que avaliam o produto.

Com o avanço da tecnologia e a rapidez do mundo moderno, tudo indica que o e-commerce continuará crescendo e sendo um espaço em que ter o cliente como missão de vida aumentará suas vendas. Entregar uma experiência de qualidade para os seus usuários e buscar sempre conhecimento é o que fará o abandono de carrinho diminuir cada vez mais em seu negócio.