Transação 360

Transação 360: meios de pagamento na Alemanha

A história pode dizer muito sobre o meio de pagamento preferido de um país. Este é o caso da Alemanha, onde mais de 80% das transações são feitas em dinheiro. Você sabe o por quê?

Berço de grandes talentos, com mais de 100 laureados com o prêmio Nobel, a Alemanha atrai mais de 31 milhões de turistas por ano. Famosa pela enorme variedade de cervejas, salsichas e pães, não é só em comidas e bebidas que a Alemanha se destaca. O país é rico em arquitetura, riquezas naturais e história.

A Alemanha possui um dos maiores históricos de hiperinflação do mundo. Após a Primeira Guerra Mundial, em 1923, o país, endividado com os custos da guerra e com os países vencedores, imprimiu uma enorme quantidade de moeda. Esse descontrole fez com que um dólar equivalesse a trilhões de marcos alemães.

Na Segunda Guerra Mundial, a história se repetiu. Para financiar os custos da guerra, o então chefe de estado Adolf Hitler passou a imprimir mais dinheiro. Somente em 1948, após a introdução de uma nova moeda que o cenário começou a mudar. Mas isso ficou marcado na história dos alemães e reflete até hoje na educação financeira deles.

Meios de pagamento na Alemanha

De acordo com uma pesquisa feita pelo Banco da Reserva Federal de Boston sobre os meios de pagamento mais utilizados em sete países, mesmo em grandes transações, os alemães preferem pagar em dinheiro. Além do histórico de hiperinflação vivido pelo país, a possibilidade de controlar o dinheiro sabendo quanto tem no bolso e o anonimato do dinheiro, já que prezam bastante pela proteção da privacidade, são alguns dos principais motivos pela preferência.

A pesquisa revela ainda que o fato não é que os alemães amem o dinheiro, a verdade é que eles odeiam dívidas. Controlar todo o dinheiro que ganham e gastam, e não precisar lidar com bancos foi a solução encontrada.

Para quem visita o país essa preferência fica bem clara. Muitos lugares não aceitam cartões de crédito e os que aceitam, na maioria das vezes, só aceitam o cartão emitido pelo banco alemão. Ainda que cartões sejam utilizados, sem dúvidas o dinheiro é muito mais.

Aos viajantes de plantão, é melhor se prepararem! O ideal é pesquisar os lugares que aceitam cartões e checar se o seu cartão também é aceito. E, para não ficar na mão, vale também seguir o exemplo dos alemães e levar sempre um dinheiro no bolso.