jovens-lideranças-no-Brasil
Jovens Potências

Alpha Lumen: uma instituição para potencializar jovens estrelas

Alpha Lumen é uma entidade sem fins lucrativos, que busca formar jovens lideranças no Brasil para se tornarem agentes disruptivos no país e no mundo. Somos grandes parceiros da Alpha porque acreditamos no poder de investir na educação e no potencial de jovens talentos para construir um país mais inovador, rico e justo. 

Devido à situação social e política do país, muitos são aqueles que descreem da educação e da qualidade dos jovens no Brasil. Mas uma mulher sempre acreditou que estas poderiam ser, na verdade, ferramentas de transformação social. Ela é a física, astrônoma e educadora Nuricel Villalonga Aguilera, mais carinhosamente conhecida como Nuri. Foi de um sonho dela que surgiu o projeto que tornaria isto possível. Venha entender um pouco mais do lindo trabalho que ela vem desenvolvendo:

 

A noção de educação e escola 

Para Nuricel, a definição de educação e escola são bem diferentes das tradicionalmente pensadas e praticadas no país. E foi por isso que enfrentou todas as dificuldades para abrir o Alpha Lumen.  

“Eu não entendo educação como uma escola em que o cara fica enfileirado, olhando seis horas para um quadro fixo na parede. Para mim, educação é interação com o mundo. Por isso que eu não gosto quando chamam nosso projeto de escola (…) O nome escola traz vícios e todo um pressuposto que não é o que a gente faz. Na verdade, eu acho que a gente tem que ter um espaço de gestão do conhecimento, e é o que gente trabalha na nossa garotada: compartilha o conhecimento e como ele [o aluno] vai gerir e articular esse conhecimento.” 

Na visão dela, a escola é aprender a viver no mundo. Por isso, todos os projetos e todas as ações sociais que desenvolvem funcionam como simuladores para os jovens voarem. “A estratégia da Alpha é desenvolver a educação… num patamar sem amarras, é desenvolver grupos de pessoas que vão ser lideranças éticas e que vão fazer efetivamente a mudança no mundo, e impactar a sociedade.” 

“O maior bem que você pode fazer pelo outro não é somente dividir suas riquezas, mas revelar a ele as dele.” Benjamin Disraeli 

 

Formação de jovens lideranças no Brasil

Apesar da dificuldade inicial de inserir a jovens-lideranças-no-Brasilmetodologia do instituto, que é baseada na teoria da complexidade de Edgar Morin, Nuri insistiu nos jovens e conseguiu iniciar seu projeto do Alpha em 2013, com 18 estudantes.  

“Teve uma hora que a gente desistiu de trabalhar os professores. Eu falei ‘Sabe o que mais? Eu vou trabalhar a garotada, porque em cinco anos eles é que vão ser os professores. (…) O objetivo era… descobrir a garotada com altas habilidades e instrumentalizá-la para que ela pudesse realmente fazer a diferença no mundo; como uma grande rede de pessoas que [pudesse], com ética, atitude, postura e protagonismo, fazer a mudança em todas as áreas.”  

 A missão do instituto é, então, formar jovens lideranças no Brasil (uma constelação de estrelas), transformadoras e éticas, e gerar impacto social por meio de soluções criativas e abertura de oportunidades na educação. (Conheça mais do Alpha aqui

 

crescimento 

A partir daí, o crescimento do Alpha foi exponencial, engajando pessoas que encontravam sentido no projeto, entre alunos, professores e parceiros. No segundo ano, eles foram para oitenta alunos e depois para 270. Nuri defende que poderiam ter crescido até mais, mas preferiram prezar pela qualidade.  

No Alpha, eles não têm a preocupação de preencher todas as vagas a qualquer custo, é preciso que o jovem tenha o perfil requisitado para se tornar uma das jovens lideranças no Brasil. Hoje, o Alpha conta com 360 alunos e projetos em diversas áreas. 

 

As conquistas 

Em três anos de atuação, o instituto já teve importantes conquistas. De 2016 até agora, mais de 9.500 pessoas foram impactadas, entre jovens, crianças, suas famílias e a comunidade e ainda inspirou iniciativas em outras entidades e institutos. 

Além disso, os aprendizes Alpha já conquistaram: 

  • 503 medalhas em olimpíadas de conhecimento; 
  • 98% de aprovação em faculdades nacionais;
  • 75% de aprovação em faculdades internacionais; 
  • Prêmios em torneios e campeonatos nacionais e mundiais. 

Mas, para Nuri, todo dia é uma conquista. “A gente faz todo dia tanta coisa… que é impressionante como a gente vê florescer a garotada, o amadurecimento…”  
É por tudo isso que nós da Stone temos muito orgulho de apoiar o Alpha e investir em suas jovens potências. Assim como a Nuri e toda sua turma, acreditamos no poder da educação e das nossas crianças e jovens para construirmos juntos um país mais inovador, rico e justo. Fazemos parte da rede de parceiros que dá luz a essas diversas pequenas estrelas que, um dia, formarão a constelação de jovens lideranças no Brasil e, por que não, do mundo.

Veja o vídeo que fizemos sobre o projeto aqui: 

Em breve, contaremos mais sobre o Alpha e como funciona a parceria entre nós. Até lá! 

por Carol Lafuente