Tecnologia

O que é um aplicativo móvel ?

Um aplicativo móvel ou aplicação móvel é um sistema desenvolvido para ser instalado em um dispositivo eletrônico móvel, como tablets e smartphones. Os aplicativos são normalmente conhecidos como “apps” ou “app mobile”. A sigla “app” é uma abreviatura de “aplicação de software”. Em 2010, o termo se tornou tão popular que foi assinalado como “palavra do ano” pela Sociedade Americana de Dialeto.

Os aplicativos são instalados nos dispositivos móveis através de uma loja online, como Google Play, App Store ou Windows Phone Store. Alguns aplicativos disponíveis podem ser baixados de forma gratuita, outros são pagos. Um mesmo aplicativo pode custar um valor diferente dependendo do dispositivo para o qual é baixado.

O número de downloads de apps está em forte crescimento. Essa tendência está associada à  venda de smartphones, que teve crescimento de 74% em apenas um ano.

Originalmente, os aplicativos foram criados como forma de suporte à produtividade e à recuperação de informações, como correio eletrônico, calendário, contatos, mercado de ações e informações meteorológicas, por exemplo. Porém, com a crescente procura, a disponibilidade e a evolução dos aplicativos, conduziu à rápida expansão para outras categorias, como jogos, GPS, serviços de acompanhamento de pedidos variados, venda de ingressos, confirmações de presenças, redes sociais, negócios, mercados de ações, etc. Os aplicativos móveis têm o propósito de facilitar o nosso dia a dia.

Qual a diferença entre um aplicativo e um site responsivo?

O site responsivo possui um layout desenvolvido para se adaptar à tela de diversos dispositivos. Quando comparadas ao modo de leitura feita em computador, as informações alteram de posição, mas mantêm o seu tamanho, evitando que você fique dando zoom e arrastando a tela do seu dispositivo de um lado para o outro.

Apesar dos sites responsivos apresentarem essa adaptabilidade de conteúdo, a experiência dos usuários não costuma ser eficiente, fazendo com que ele acabe desistindo de navegar pelo site em seu dispositivo e, assim, a conversão acaba não sendo atingida conforme o esperado.

Com o aplicativo móvel a experiência do usuário é muito mais positiva, pois o aplicativo pode ser moldado de várias formas para melhorar a experiência dos usuários.

Por essa razão, muitas empresas têm aderido ao uso de aplicativos próprios para celulares, pois dessa forma o cliente fica mais próximo da sua marca.

Além disso, a taxa de conversão é maior quando se utiliza um aplicativo em função da sua melhor usabilidade e alta performance.

Quando se trata de um negócio com elevada quantidade de informações, não há como fugir do aplicativo móvel e a adesão dele se torna algo praticamente inevitável.