dificuldades-de-empreender
Desenvolvimento Pessoal

5 lições sobre as dificuldades de empreender do livro “The Hard Things About Hard Things”

Ben Horowitz, famoso investidor do Vale do Silício, conta as principais dificuldades de empreender um negócio quando não se tem as respostas prontas.

Me sugeriram para o texto desta semana escrever sobre um dos livros da Biblioteca Stone que mudaram a minha vida. Confesso que, de início, fiquei um pouco indeciso sobre qual título escolher, mas logo tive a certeza de que “The Hard Things About Hard Things” de Ben Horowitz era a obra que eu deveria escrever sobre. 

dificuldades-de-empreender

E por quê? Porque simplesmente é um livro que, diferente dos outros, não fala apenas das coisas que você deve fazer para que tenha um negócio de sucesso, ele fala também das piores situações que podem acontecer quando você cria um negócio.

Logo na primeira página, a seguinte frase marca o início do livro: “O difícil não é sonhar grande, é acordar suando frio no meio da noite quando o sonho vira pesadelo.”

Em diversas situações aqui na Stone, nós somos expulsos da nossa zona de conforto e a gente percebe que, para realmente alcançar nossos objetivos, é preciso ter foco e dedicação. Não é à toa que buscamos pessoas com bastante energia e dispostas a fazer diferente. Quando você possui essas características e te oferecem um desafio que se apresenta impossível, este é o momento em que você deve correr atrás para tentar superá-lo, independente da maneira. Estar fora da zona de conforto, às vezes, é ter que fazer algo para o qual você não está preparado. Assim como a Lívia escreveu nesta publicação, você sempre terá que fazer alguma coisa ou outra que não é necessariamente aquilo de que você gosta, e nem por isso deve deixar de fazer.

“Take care of the people, the products, the profits. In that order.”

Como eu disse no começo, não é fácil construir um grande negócio, mas o que torna este processo único e prazeroso, sem dúvidas, são as pessoas que o fazem. É inspirador você olhar para o lado e ver que tem diversas pessoas dando tão duro quanto você para atingir os mesmos objetivos. É coisa de time! E o que define como nós vamos atingir nossos objetivos, e como serão os nossos processos, é a cultura da empresa.

Se as pessoas não se sentirem empoderadas e donas de suas missões, podem acabar não entregando o melhor trabalho.

Como enfrentar as maiores dificuldades de empreender:

Com este pensamento, separei alguns pontos das lições de Ben que podem te ajudar:

01 – Se você não sentir um frio na barriga, pode estar fácil demais! Use-o a seu favor e o aproveite para explorar novas oportunidades.

02 – Construa um time forte! Uma só pessoa não é capaz de segurar todos os problemas da empresa. Para isso, treine seu time frequentemente, contrate pessoas melhores que você e pratique a sua sucessão.

03 – Não tenha medo de traçar um caminho diferente! Se você realmente quiser criar um negócio diferente, use a criatividade.

04 – Dê feedbacks e seja transparente! Boa parte do crescimento se deve aos erros.

05 – Nada vem fácil. Se você está em um trabalho que te faz crescer, sempre vão existir coisas difíceis. O que define o sucesso é a sua determinação.

Ao fim, não só o conteúdo do livro é fascinante, mas também a forma como é escrito, afinal, o autor ilustra todas as lições empresariais com letras de suas músicas de Rap favoritas e torna a leitura bastante dinâmica.

Agora é com você. Espero que o conteúdo que compartilhei possam ser úteis nos seus estudos. Que tal ler o livro e deixar nos comentários o que achou dele? 🙂

por Gustavo Meira