black friday viloes
E-commerce

Black Friday: Saiba como acabar com os vilões desta data

A Black Friday, que será no dia 24 de novembro deste ano, é o maior evento de venda para o e-commerce brasileiro. De acordo com uma pesquisa feita pela Google, os consumidores começam a se preocupar 27 dias antes da data comemorativa. Muito antes disso, todo o varejo já está se preparando para o grande dia. Essa atenção toda não é em vão. Segundo a Ebit, em 2016 a Black Friday cresceu 17%, mais que o próprio e-commerce brasileiro, que cresceu 7% no mesmo ano. São mais de 2 bilhões de reais gastos dentro das 24 horas mais preciosas do e-commerce.

Porém, todo esse volume não vem sozinho. Com o crescimento da demanda, aumentam também os imprevistos e o número de reclamações. Mesmo com a crescente cautela do consumidor na hora da compra e uma pesquisa mais abrangente antes de tomar uma decisão – as consultas sobre a reputação de empresas no Reclame AQUI cresceram 26% no último ano – o volume de reclamação durante o evento ainda é grande.

E para ajudar sua empresa a não ser pega de surpresa, achamos os principais vilões da Black Friday que podem pegar seu e-commerce se estiver despreparado:

vilao black friday

Site fora do ar em plena Black Friday?

A tendência é que o tráfego dobre durante todo o dia, e com isso, o volume de acessos pode deixar o site bem mais instável, lento ou até fora do ar. Se um site fica apenas uma hora fora do ar na Black Friday isso pode significar a perda de aproximadamente 5% dos acessos, custando caro para o lojista no final do dia.

 

 

vilao black friday

Lentidão no checkout

Outra reclamação, também consequência da sobrecarga de acessos ao site, é a demora na atualização do e-commerce, ocasionando a indisponibilidade do produto na hora do pagamento e a desistência de compra pelo consumidor.

 

 

vila black friday

A complexidade na finalização da compra

No checkout do e-commerce, a falta de opções de pagamentos e a grande quantidade de informações requeridas são grandes barreiras para a finalização da compra. Isso também contribui para uma péssima experiência de compra, principalmente para clientes fiéis e constantes em seu site.

 

 

vilao black friday

Divergência de valores cobrados

Um problema muito comum durante a Black Friday é a cobrança de valores diferentes dos anunciados. O carrinho entra em desacordo com o preço do produto anunciado, sem fácil contato com o lojista para solução do problema.

 

 

Agora que você já conhece os vilões da Black Friday, não tem desculpa para receber reclamações sobre eles! Nós da Stone, em parceria com outras grandes empresas que buscam ajudar empreendedores brasileiros, nos juntamos para construir o movimento SOS Black Friday com dicas de como você pode se prevenir dos vilões que prejudicam seu e-commerce.

Conheça mais o movimento e veja o material completo que fizemos sobre o cenário da Black Friday: dados de mercado, índices de reclamações, possíveis problemas e as soluções que temos para todos eles.

Junte-se ao movimento e faça A SUA MELHOR BLACK FRIDAY!