Tecnologia

Já ouviu falar em carteira virtual? Saiba mais!

Os smartphones já dominam o nosso dia a dia. E se, ao sair de casa, tudo o que você precisasse levar no bolso fosse o seu celular? Nada de dinheiro ou cartão, essa é a proposta da carteira virtual ou mobile wallet. Esta nova tecnologia permite a realização de pagamentos sem o cartão físico. Algumas gigantes do mercado já lançaram suas versões, você já sabe o que cada uma delas oferece?

Apple Pay

Com o lançamento dos Iphones 6 e Plus, a Apple anunciou uma outra grande novidade: o Apple Pay. Apesar de ter sido anunciando como uma grande invenção, o mobile wallet já é utilizado pelos japoneses desde 2004 através do sistema FeliCa criado pela Sony japonesa.

Para usar o Apple Pay, basta armazenar os dados do cartão no Iphone ou tirar uma foto do cartão e armazenar. Ao aproximar o celular de um leitor NFC o celular vai vibrar indicando que a transação está feita. Simples assim, sem inserir cartões ou digitar senhas.

A novidade foi anunciada no final de 2014 nos Estados Unidos, mas ainda não chegou ao Brasil. A demanda por lá foi tão grande, que a Apple decidiu focar no mercado americano. Somente neste ano a empresa expandiu, e o primeiro país a receber o Apple Pay foi o Reino Unido.

Google Wallet e Android Pay

Lançado em 2011, a proposta do Google Wallet era substituir o cartão de crédito físico e efetuar pagamentos por aproximação. Porém, para dar lugar ao Android Pay, novo produto do Google, o Google Wallet se tornou um aplicativo para transferir e solicitar pequenas quantias de dinheiro entre amigos, causando uma grande confusão nos usuários. De acordo com o Google, ele funciona em celulares com sistema Android e iOS, basta ter um cartão de débito ou ter uma conta em banco que já é possível tranferir dinheiro ou fazer compras no celular.

O Android Pay tem função similar ao concorrente Apple Pay e também não chegou ao Brasil ainda, mas, ao que tudo indica, está em processo de negociação. O Android Pay não está disponível para Iphones.

Samsung Pay

Lançado na Espanha no inicio do ano, o Samsung Pay é bastante similar aos outros serviços de mobile wallet, a grande diferença é que não funciona apenas em leitores de NFC. O Samsung Pay também pode ser usado em qualquer maquininha de cartão com leitor de tarja magnética. Isso funciona porque foi instalada dentro do celular uma bobina metálica que cria uma corrente magnética similar a que os cartões com tarja possuem.

Para usar, além de cadastrar o cartão no celular, é preciso abrir o aplicativo e autenticar a compra pelo leitor biométrico. A novidade também não tem previsão de chegada ao Brasil.