sonho grande
Desenvolvimento Pessoal

Sonho grande: como pensar alto para conquistar resultados extraordinários

A maioria das pessoas não consegue ter e perseguir um sonho grande. O problema é que, se não miramos além e fazemos nosso melhor, corremos o risco de cair em um buraco escuro chamado mediocridade.

Na Stone, uma das coisas identifica e diferencia nossa turma é que pensamos sempre grande. Pensar grande é simples, mas não é fácil, porque, para tornar esse sonho realidade, é preciso muito trabalho, disciplina e, principalmente, se expor a riscos. Ninguém nunca inovou estando na zona segura. Durante sua trajetória, você encontrará diversas barreiras que te impedirão de continuar e só será capaz de derrubá-las se elas parecerem muito pequenas perto do seu sonho.

Mas o que é, de fato, pensar grande? Para nós, em resumo, é sonhar grande e acreditar que sempre dá para fazer mais. Mas, como gostamos de ser profundos, exploramos abaixo alguns comportamentos que nos fazem pensar grande na prática para conquistar resultados incríveis:

Sempre dá para fazer mais

– Não se acomode e nem se conforme com o “modus operandis” da normalidade. No dia a dia, tenha o mindset de sempre melhorar. Nunca ache que está bom.

– Não se conforme com o mais ou menos. Se acostume e acostume seu time a sempre estar correndo atrás de algo melhor e sempre dê seu máximo para fazer coisas cada vez maiores.

– Meta não é para ser batida, é para ser extrapolada.

– Ache normal sempre estar aumentando a barra. Nunca queira chegar em um momento de tranquilidade.

Sonho grande

– Se for para pensar, pense grande. Dá o mesmo trabalho que pensar “pequeno”, mas o ganho é muito maior.

– Se você precisa tomar uma decisão de negócio, mire sempre no mais excepcional, mesmo que no início ele saia meio feio. Isso irá te afastar da mediocridade cada vez mais.

– Apesar disso, quebre em pequenas entregas para garantir o bom. Pensar grande é muito bom, porém cuide-se para não perder o foco.

– Lembre-se sempre do propósito do que está fazendo e reforce com o seu time todos os dias.

– Não deixe seu sonho grande te deixar arrogante. Não se ache melhor por isso, nem que seu sonho é melhor que os dos outros.

Esqueça os outros

– Não se limite pelo o que os outros te dizem se dá ou não. Se você acredita muito em alguma coisa, mesmo depois de ouvir opiniões alheias, tente. Porém, não confunda ter um sonho grande com ser megalomaníaco.

– Se as pessoas te dizem que seu sonho é impossível ou muito difícil, é uma boa medida de que você pode estar no caminho certo. Não se preocupe em parecer maluco ou lunático por pensar grande.

– Tenha um sonho grande que te force a buscar formas mais eficientes de fazer o seu trabalho. Se seu sonho é pequeno e chato, tudo será mais difícil de executar.

– Tenha um sonho grande que obrigue as pessoas a serem melhores todos os dias. Se você não está estudando e melhorando toda hora, você está sonhando pequeno demais.

– Pense grande também na vida pessoal. Almeje ser o melhor em tudo o que você faz. Tente ser um ótimo marido/esposa/pai/mãe/filho/filha.

Para terminar, aqui vão mais alguns conselhos:

Questione e empurre para cima

– Sempre que receber uma missão, pergunte “E se…”, “Por quê não?”. Essas perguntas geralmente nos levam a sair do automático e a entregar algo com muito mais qualidade.

– Se seu time está se sentindo cansado e desmotivado, provavelmente é porque o sonho está pequeno.

– Se você tem uma meta e ela está fácil para ser batida, reveja-a junto com seu time e proponha algo mais desafiador.

– Se o seu gestor está sempre subindo as metas e empurrando o time para cima, isso é bom. Ele está fazendo a companhia e o time crescerem.

– Busque sempre exceder as expectativas.

Se desenvolva e se diferencie

– Quando for entrar em um assunto, pesquise quem é referência no mundo sobre ele e foque em ser melhor que ele. Não coloque limites antes de estudar.

–  Sempre queira fazer diferente e melhor que seus concorrentes. Se diferencie ao máximo e faça muito melhor.

–  Leia muitos livros. Quem não lê, se desenvolve muito mais devagar do que quem lê.

Isto é ‘Pensar Grande’ para nós. Por quê fazer o possível quando você pode fazer o seu melhor? O sucesso é consequência de uma visão a longo prazo. Por isso, almeje alto, acredite em você, trabalhe duro para conquistar e, acima de tudo, não seja medíocre.

E aí, quando sonhar grande e pensar alto o(a) fizeram conquistar coisas incríveis?