direito
Áreas Stone

Direito e empreendedorismo: confronto ou colaboração?

A área do Direito é conhecida por se encaixar no mesmo perfil há décadas. No entanto, com as mudanças do mercado de trabalho, surge o questionamento: o Direito consegue colaborar nesse movimento de disrupção?

A equipe jurídica da Stone vem se desenvolvendo e aprimorando a cada dia com um extraordinário desafio em mente: promover mudanças. Mudanças de conceitos moldados em uma formação e carreira essencialmente tradicionalistas e conservadoras. Mudanças de hábitos adquiridos e já enraizados, que por vezes induzem profissionais do Direito a priorizarem o “não”, inferido sem um verdadeiro estudo e conhecimento aprofundados sobre o assunto, ao invés do “como”. Quebra de formalismos, praxes e vícios. Afinal, fizemos a seguinte provocação: como nos encaixarmos e, mais, colaborarmos com a evolução tecnologica, inovação e as mudanças e avanços sociais que decorrem disso, se não revermos, rápido, nosso mindset? Como participarmos do propósito da Stone de ser e respirar disrupção se não promovermos a nossa própria disrupção, na área do Direito?

Movidos por esse exercício e visão, montamos um time de advogados dos mais diversos backgrounds, com formações, aptidões, interesses e anseios que ultrapassem o preparo jurídico apenas e que possam agregar e contribuir, da melhor forma possível, para a nossa missão e sonho grande.

Queremos pensar diferente, agir diferente, construir uma equipe que seja catalisadora do crescimento da nossa Companhia e que cuide dela, por ser também sua.

Viabilizamos negócios, produtos e soluções inovadores, buscamos entender e acompanhar custos envolvidos e os resultados disso (sim, advogados, números), sempre com muito zelo e estudo para que não representem riscos para a Companhia ou desrespeitem quaisquer normas legais e regulatórias.

 

Principais desafios

Possuímos um grande desafio em nossas mãos. Temos que “viabilizar”, “possibilitar” e, ao mesmo tempo, atender todas as regras que nos são aplicáveis, as quais, vale dizer, nem sempre foram concebidas para estimular o empreendedorismo, crescimento e transformação.

Precisamos acompanhar o desenvolvimento meteórico da Stone, com a contratação e treinamento de pessoas com conhecimento e experiência na nossa área mas que compartilhem dos nossos ideais. E, ainda, realizar entregas com excelência e a organização das crescentes demandas da equipe.

Afinal, participamos, de forma pró-ativa e próxima de todas as áreas da Companhia, de todas as grandes negociações e interações com nossos clientes, fornecedores e parceiros, na criação de produtos e soluções e nos movimentos pró-mercado e em favor do varejo. Nos relacionamos e atendemos, também, às autoridades competentes.

Prevenimos e colaboramos na resolução de quaisquer problemas, colhendo disso as informações e medidas necessárias para o aperfeiçoamento das atividades da Stone e o melhor relacionamento e experiência possíveis para nossos clientes.

Somos empreendedores, guerreiros que defendem e lutam pelos melhores interesses do nosso negócio e de nossos clientes.

 

Perfil do time

direitoTudo isso requer muita dedicação, foco, organização e, principalmente, gente inteligente, engajada, estudiosa e criativa.

Pró-atividade e energia são indispensáveis, afinal, não somos uma equipe meramente reativa.

O gosto por estudos e conhecimento é fundamental para que estejamos sempre bem embasados para decisões e afiados no âmbito de quaisquer negociações- até porque, para mudarmos o mercado, naturalmente não podemos aceitar “padrões de mercado” que nos sejam injustificadamente impostos.

Por vezes, conhecimento e experiência em áreas específicas do direito são também necessários, a depender das missões a serem enfrentadas.

 

Impacto nas outras áreas e empresa

Temos hoje times muito unidos, mas com atuações um pouco distintas, voltadas às áreas contenciosa e consultiva. A primeira foca todos os seus esforços, de forma pró-ativa, na prevenção e resolução de quaisquer impasses. A equipe do consultivo, por sua vez, atua na linha de frente ou em conjunto com as diferentes áreas da companhia na elaboração e negociação dos mais diversos tipos de contratos, sejam eles comerciais, bancários ou de tecnologia, estruturação de novos produtos e negócios, assim como em assuntos regulatórios, concorrenciais, trabalhistas, fiscais, propriedade intelectual e qualquer outra matéria cujo estudo se faça necessário para a consecução das metas e sonhos da Companhia.

 

Principal diferença do nosso Direito em relação a outras empresas

Temos a fantástica oportunidade de participar de todos os principais assuntos da Stone, o que nos confere uma visão global de suas atividades e missões e propicia um conhecimento ímpar para o time sobre a indústria e as nuances da operação e atividades desenvolvidas pela Companhia.

 

O Futurodireito

Além dos grandes desafios e missões do dia a dia, somos obcecados pelo planejamento, aperfeiçoamento e evolução tecnologica da área, pois temos como objetivo claro desbravar caminhos por onde profissionais da área nunca imaginaram passar.

As conquistas e sonhos que possuímos hoje, em termos de eficiência, conhecimento e capacidade do time, aliados à tecnologia sendo desenvolvida especificamente para atender todas as nossas particularidades, estão way ahead of our time e servirão de inspiração para outros profissionais e empreendedores do Direito que, como nós, possuem DNA disruptivo.

 

Tá preparado para um jurídico agente de mudanças? Se você se identificou, inscreva-se aqui: http://bit.ly/CarreirasStoneJurídico

Por Daniela Zarzur, advogada da Stone