Selecionamos 5 melhores livros de empreendedorismo da nossa biblioteca que mais nos inspiraram e nos ajudaram a construir quem somos hoje.

Aqui na Stone, temos o conhecimento como um dos nossos valores principais e acreditamos que a leitura tem o poder de nos fazer pensar de forma diferente, aprender com os melhores e, nesse caminho, nos tornarmos os melhores no que fazemos também.

Por isso, separamos os 5 principais títulos da nossa biblioteca que mais nos inspiraram e nos ajudaram a chegarmos até aqui. Eles trazem lições importantes para todo jovem empreendedor. Entenda a seguir porque os consideramos boas leituras e o que aprendemos com cada um deles:

5 melhores livros de empreendedorismo

1) Paixão por Vencer, Jack Welch

Welch revolucionou a maneira de gerir uma empresa nos mais de quarenta anos em que atuou como CEO da General Electric. Neste livro, ele traz um conjunto de histórias e acontecimentos reais na GE e ensinamentos para qualquer tipo de profissional conquistar a “vitória” nos negócios. O livro é dividido em quatro partes principais: valores básicos, processos e estratégias empresariais, cenários externos e comportamentos e atitudes pessoais, ao longo das quais oferece respostas para muitas das perguntas que nos fazemos no trabalho e aborda, de forma muito instrutiva, estratégias de negócio vencedoras para recrutamento, liderança, gestão e business wise.

2) Como o Google Funciona, Eric Schimdt e Jonathan Rosenberg

Tem tudo a ver com cultura organizacional e como isso influencia nas decisões de Gestão e de Pessoas. Eric Schmidt e Jonathan Rosenberg reúnem as valiosas lições que fizeram da empresa uma gigante global conhecida pela missão de inovar incessantemente.

Eles reforçam como, para sobreviver, é essencial concentrar esforços na qualidade dos produtos e investir em uma nova categoria de profissionais: os criativos inteligentes, que unem conhecimento técnico, tino comercial e uma criatividade sem limites. O legal é que eles demonstram essas diversas lições com casos curiosos e exemplos da história e do dia a dia no Google e abordam vários temas além de tecnologia como estratégia, cultura corporativa, tomada de decisões, contratação de funcionários e capacidade de adaptação e inovação.

Em um tempo de mudanças drásticas e cada vez mais rápidas nos negócios, é fundamental para gestores e empreendedores saber abraçar o espírito de inovação constante e atrair e manter a maior quantidade possível de talentos.

3) O Lado Difícil das Situações Difíceis, Ben Horowitz

A vida corporativa não é fácil. Não tem receita de bolo ou respostas prontas. Neste livro, um dos empreendedores mais respeitados e experientes do Vale do Silício conta a história de como ele mesmo fundou, dirigiu, vendeu, comprou, geriu e investiu em empresas de tecnologia e te ajuda a pensar nas prováveis futuras decisões difíceis que terá que tomar caso queira viver a longo prazo na companhia.

O mais bacana é que Horowitz, grande fã de rap, ilustra as lições empresariais com letras de suas músicas favoritas e fala a verdade nua e crua sobre os assuntos mais espinhosos, desde como demitir um amigo até saber o melhor momento para vender a empresa.

4) Dobre seus lucros, Bob Fifer

Se você trabalha em uma empresa capitalista e quer ser um dos maiores e melhores do mundo, precisa e deve zelar pelo lucro e corte de custos.  O livro é super curto e, de forma fácil e rápida, ensina como dobrar seus lucros e ao mesmo tempo potencializar o ânimo, o dinamismo e o valor da sua empresa.

Fifer analisou mais de 100 das 500 maiores companhias norte-americanas selecionadas pela revista Fortune e utiliza desse estudo para mostrar como reduzir os desperdícios; lidar com os fornecedores; motivar seus vendedores e aumentar a produtividade e o preço dos produtos, sem perder o cliente ou deixá-lo insatisfeito.

Quanto maior a empresa fica, mais fácil fica “culpar” os “chefes” pelo seu próprio mal desempenho, não é? Depois de retornarem de um programa de treinamento de líderes da Marinha Americana (U.S. SEAL), Willink e Babin começaram a ensinar os princípios aprendidos por lá a organizações, desde startups até companhias promissoras presentes na lista Fortune 500, ajudando-as a montarem seus próprios times de alta performance e a dominarem seus campos da batalha.

Mais do que isso, Extreme Ownership mostra como aplicar a perspectivas e princípios da SEAL para qualquer time, família ou empresa e cada capítulo foca em um tópico específico e importante para um cenário de liderança, como “Cobrir e Mover”, “Comando Descentralizado”, e “Liderando a Cadeira’.

Ainda sem tradução em português (o único ponto negativo), o livro traz instruções poderosas e aplicações diretas para revolucionar a gestão de negócios com foco em liderança e vitória. O livro é bom para pegar senso de dono (que fica mais difícil com crescimento contínuo) e pensar em termos de estratégia de guerra.

Além disso, oferecemos duas dicas extras: Satisfação Garantida, Tony Hsieh, e O jeito Disney de encantar os clientes, de vários autores, que passam a mensagem do quão importante é o atendimento ao cliente. O autor do primeiro é o CEO da Zappos, que revela como revolucionou seus negócios apenas apostando em uma nova cultura corporativa. Já o segundo livro detalha as iniciativas por trás de toda a magia da Disney e mostra quais são os diferenciais da companhia, por meio dos métodos criativos e de práticas inovadoras que se tornaram referência para todas as empresas que buscam a satisfação de seus clientes.

Neste outro artigo, você pode encontrar outras das nossas dicas de leitura e também dicas para empreender.

Além de aprender com as experiências e ensinamentos dos melhores, ler também mantém nossas mentes ativas, jovens e cheia de criatividade, e disso podem surgir coisas incríveis. Por isso, nunca pare de se questionar, buscar, estudar a fundo.  O conhecimento é a maior riqueza que temos, nos mantém no comando do jogo e nos coloca cada vez mais no caminho da vitória.