Transação 360

Transação 360: meios de pagamento no México

O Transação 360 acaba de aterrissar nos Estados Unidos Mexicanos, nome oficial do México! Bastante conhecido no Brasil por suas produções televisivas, o México possui uma culinária muito rica e famosa, reconhecida pela Unesco como patrimônio cultural imaterial da humanidade. Você sabia que o chili, o milho e o chocolate são mexicanos?

A Cidade do México, capital do país, foi construída em cima do lago Texcoco e está afundando 7 cm por ano, em algumas regiões ela afunda até 40 cm por ano! Tudo isso por conta das pesadas construções em terrenos frágeis e do aumento da extração de água para atender à população cada vez maior.

A capital possui a maior linha de metrô da América Latina e a mais barata do mundo. E é também a cidade com mais museus do mundo, são mais de 160. Entre eles está a Casa Azul, onde viveu Frida Kahlo, uma das maiores pintoras do século.

Por ter costas voltadas para o Oceano Pacífico e para o Oceano Atlântico, o México possui mais de 450 praias paradisíacas, atraindo turistas do mundo todo. Outro ponto de encontro de turistas é a Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, santuário que mais atrai visitantes no mundo, ficando atrás somente da Basílica de São Pedro, em Roma.

Com tanta riqueza natural, cultural e gastronômica não é à toa que o México é um dos vinte países mais visitados do mundo! Mas, qual será o meio de pagamento preferido dos mexicanos?

Meios de pagamento no México

O México é o segundo país com maior aceitação de plásticos na América Latina, ficando atrás somente do Brasil. De acordo com uma pesquisa feita pela Tecnocom, empresa de Consultoria Tecnológica da Espanha, 67,9% dos varejistas mexicanos aceitam cartões de crédito e a tendência é que este número continue aumentando.

Porém, o número de comércios que aceitam pagamentos eletrônicos é maior do que o número de portadores de cartão. São quase 123 milhões de habitantes e apenas 30 milhões de cartões de crédito. O número de cartões de débito é mais alto, são 134 milhões.

Ainda assim, o dinheiro é o meio de pagamento favorito dos mexicanos. Principalmente depois da reforma fiscal introduzida pelo presidente Enrique Peña Nieto em 2012. As tarifas para consumidores e empresas ficaram mais altas, aumentando a predileção pelo dinheiro para fugir e até sonegar os impostos.

No comércio eletrônico o dinheiro também é preferência nacional. De acordo com uma pesquisa feita pela empresa de notícias holandesa The Paypers, 32% das compras online são pagas em dinheiro. O cartão de crédito fica logo atrás e corresponde a 28% dos pagamentos e 15% são pagas com cartão de débito.

Se está pensando em visitar o México e levar o cartão de crédito ou débito, já viu que não tem problema. O difícil vai ser escolher o roteiro com tanto lugar legal para conhecer!