Maquininha

O que acontece quando você faz uma compra com cartão de crédito?

Pagar com cartão é extremamente simples, basta inserir o cartão na maquininha, escolher a forma de pagamento, digitar o valor da compra, digitar a senha e pronto, o comprovante é impresso sinalizando que a transação foi realizada com sucesso.

Toda essa operação é realizada em apenas alguns segundos. Mas como tudo isso realmente funciona, você sabe?

Quando o cartão é inserido na maquininha uma mensagem criptografada é enviada à bandeira, Visa ou MasterCard, por exemplo, pedindo autorização para que a transação seja realizada.

A bandeira entra em contato com o banco emissor do cartão para conferir se pode ou não aprovar a transação. Se tiver crédito disponível, o banco envia uma mensagem de autorização para a bandeira, que por sua vez envia uma mensagem de aprovação para a maquininha. Pronto, a compra é realizada e tanto o cliente, quanto o comerciante fica com uma via de comprovação.

Mas não acaba por aí, afinal, o consumidor precisa pagar pelo o que comprou e o comerciante precisa receber o dinheiro da venda.

Após isso, a credenciadora envia para a bandeira todos os dados da venda. A bandeira valida e envia as informações para o banco do consumidor.

monique2O banco desconta a taxa de intercâmbio e repassa o dinheiro para a credenciadora. A credenciadora desconta a taxa pelo seu serviço e paga ao lojista. Por fim, o banco do consumidor emite uma fatura para ele pagar a compra. Caso ele não pague, o prejuízo é do banco.

Monique1As transações com cartão, além de rápidas são também muito vantajosas. O cartão traz mais segurança para o consumidor, que não precisa carregar dinheiro na carteira, e aumenta o poder de compra, já que é possível comprar e até parcelar em quase todos os lugares. Para o lojista, ademais da segurança, aceitar o pagamento com cartão no estabelecimento pode aumentar o número de vendas, já que este é o meio de pagamento mais utilizado pelos consumidores.