Millennials: a primeira geração de nativos digitais que está mudando o varejo para sempre!
Empreendedorismo

Omni-channel: a bola da vez no varejo

Páginas amarelas e letras diminutas: o que isso te lembra? Há 20 anos, quando o Google ainda não existia, as listas telefônicas eram a maneira mais efetiva de procurar uma empresa. O mundo mudou e o consumidor mudou junto com ele. Omni-channel é o termo que define o novo varejo: ele é multi-canais, acompanha o consumidor em diversos dispositivos e foca no relacionamento. Sua empresa está pronta?

Omni-channel: a bola da vez no varejo

Millennials: a primeira geração de nativos digitais que está mudando o varejo para sempre!

Em grande parte, essas mudanças de comportamento foram influenciadas pela entrada dos millennials no mercado de trabalho. A Geração Y, como também é chamada, é composta pelos nascidos entre as décadas de 1980 e 90 que cresceram rodeados por rápidas transformações, sobretudo tecnológicas. Eles são os primeiros “nativos digitais”, acostumados a lidar com smartphones e a ter informações ilimitadas nas pontas dos dedos.

Apesar de estarem completamente conectados, uma pesquisa realizada pela Alliance Data comprovou que 53% dos millennials ainda compram em lojas físicas e 80% consideram importante que a marca tenha presença no mundo físico. Outro dado relevante: 84% utilizam o celular para pesquisas e consultas durante essas compras. Já no Brasil, uma pesquisa feita pela E-bit para o 34° Relatório Webshoppers mostrou que 37% dos consumidores que compraram um smartphone utilizaram tanto os meios digitais como lojas físicas para pesquisar antes de tomar uma decisão de compra.

Omni-channel: pesquisas indicam que 84% dos millenials utilizam smartphones em lojas físicas

84% dos millennials utilizam o smartphone quando estão comprando em lojas físicas.

Esses dados mostram que a jornada do consumidor está mudando. Nesse novo caminho, ele transita entre o mundo físico e o mundo digital, e tem acesso irrestrito às informações de especialistas e avaliações de outros usuários. As lojas que conseguem conversar com seu cliente ao longo dessa jornada, nos diversos canais em que ele está presente, aumentam as chances de converter a venda.

Assim, ser omni-channel não significa apenas ter uma loja online, mas se comunicar com o cliente e criar um relacionamento ao longo do percurso de compra e, também, depois dele. É estar lá quando ele precisa e atendê-lo como ele espera, cultivando clientes fidelizados e multiplicando as vendas, tanto no mundo físico quanto no digital.