Carreira e Trabalho

Smart Creatives – As novas criaturas que dominarão o mercado de trabalho

É comum ouvirmos que a geração millenium está trazendo uma revolução nas relações e ambientes de trabalho. Porém, encarar as mudanças rápidas que estão acontecendo no mercado considerando apenas o aspecto geracional é perder o contexto geral destas transformações – o surgimento de um novo tipo de funcionário, os Smart Creatives.

Isso é o que defendem Eric Schmidt e Jonathan Rosenberg em seu livro ‘Como o Google Funciona’ (inclusive, já falamos sobre ele aqui no nosso blog). Para os autores, esse tipo de profissional, o “inteligente criativo”, não está necessariamente relacionado a uma faixa etária ou geração, e sim a um mindset que ganhou espaço na era da informação em que vivemos.

O ingrediente principal para empresas de sucesso na era da informação, segundo eles, é construir times, companhias e culturas organizacionais ao redor destas pessoas inteligentes criativas.

 

Mas o que são estas criaturas Smart Creatives

smart creativesAlgumas qualidades definem o comportamento de um smart creative – e que os torna tão valiosos para empresas como Google e Startups. Eles são criaturas que combinam um modo de pensar técnico com muitas ideias fora da caixa de como resolver problemas complexos. Reconhecem a importância dos dados e sabem como utilizá-los para fazer escolhas melhores. Porém, por saberem das limitações do uso de dados, não abrem mão de soluções criativas com base em cenários de incerteza.

 

Outro aspecto importante da personalidade dos smart creatives é que eles são muito voltados a resultados, e se importam mais com o impacto gerado pelos seus projetos do que com reconhecimento. Por essa razão, eles acabam sendo também muito mão na massa. Não basta imaginar e planejar projetos: eles vão da concepção à realização, se dão bem com tecnologias e adotam suas entregas como se fossem seus filhos.

Não faz parte da personalidade de um inteligente criativo esperar que alguém conserte ou dê andamento às coisas. Eles são do tipo que não se deixam segurar quando têm uma ideia que conseguem levar à prática, e não têm medo de errar ou de tentar algo novo.

Os smart creatives não se calam quando discordam e não gostam de ter sua atuação restringida por estruturas organizacionais, burocracias e hierarquias. São abertas a novas perspectivas e estão sempre questionando, debatendo e buscando problemas que possam resolver. Eles são motivados pelo seu senso de propósito e desejo de fazer coisas grandes.

Parece uma missão impossível encontrar alguém que reúna todas estas características? Os autores do livro concordam: “Nem toda [pessoa] criativa inteligente possui todas essas características – na verdade, pouquíssimas possuem. (…) Porém, todas devem ter tino comercial, conhecimento técnico, energia criativa e uma abordagem prática para realizar as coisas”, afirmam. E é assim que a mágica acontece.

Por Nathalia Bustamante
Na Prática