Transação 360

Transação 360: meios de pagamento na Suécia

A Suécia é considerada um dos melhores países para se viver. Oferece ensino e saúde gratuitos para todas as pessoas menores de dezoito anos e todos falam um segundo idioma, sendo o inglês o mais popular. Muito educados, os suecos agradecem por tudo e sempre tiram os sapatos para entrar em casa, no trabalho e até na escola.

Eles se preocupam muito com a natureza e preservam algumas das poucas áreas selvagens da Europa. Para cada árvore cortada, é preciso plantar quatro mudas!

Mais de 80% dos suecos vivem no sul do país, mas é no norte que aparece o sol da meia noite no verão e acontecem noites intermináveis no inverno. Uma das comemorações mais importantes para os suecos é o Midsommar, que celebra o início do verão. Eles festejam com muita comida, bebida e música.

E você sabia que a rainha Silvia, uma das figuras mais populares de lá, é filha de uma brasileira e morou aqui no Brasil?

Mas qual será o meio de pagamento preferido dos suecos?

Meios de pagamento na Suécia

A Suécia foi o primeiro país europeu a emitir notas de dinheiro, e parece que vai ser o primeiro a deixar de emitir. Tudo isso, devido ao desenvolvimento de novas tecnologias mais eficientes e baratas no mercado de pagamentos.

O país possui um dos melhores serviços de internet do mundo, e uma enorme adesão aos smartphones, fazendo com que o mobile payment seja amplamente utilizado. Os ônibus já não aceitam mais dinheiro e todos os lojistas têm o direito de recusar também.

Em resposta a isso, a maioria dos bancos da Suécia já não oferecem mais serviços de manuseio de dinheiro e caixa. E os suecos praticamente nunca vão às agências. Mas como tudo isso funciona?

Transações bancárias, pagamento de contas, compras… Tudo é feito através da internet. Os maiores bancos suecos se juntaram para criar o BankID, que é utilizado em todos os sistemas de pagamento online. É um sistema de identificação digital que permite que as transações sejam seguras. Em 2014, somente 20% das compras em varejo foram feitas em dinheiro.

O Swish é um dos aplicativos de pagamento mais populares por lá e existem muitos outros. Através dele, é possível transferir dinheiro em tempo real, basta digitar o número do seu telefone e o da pessoa para quem deseja enviar, digitar o valor e pronto, transferência feita em segundos.

A única preocupação dos suecos é com relação a privacidade. Transações eletrônicas são facilmente rastreadas, tirando a liberdade dos usuários. Mas para as autoridades, isso é um ponto positivo, pois diminui o número de roubos e fraudes, além de ser mais transparente.

Tudo isso faz com que os suecos tenham o mercado de pagamentos mais eficiente do mundo!