Mais uma data de celebração está chegando e se nós perguntássemos agora se o seu empreendimento já está preparado para vender mais no Dia dos Namorados, qual seria a sua resposta? Na verdade, de modo geral, os períodos comemorativos representam excelentes oportunidades para elevar o número de vendas fechadas no varejo.

Além disso, com o isolamento social — medida preventiva adotada para conter a rápida disseminação da COVID-19, doença provocada pelo novo coronavírus —, as pessoas passaram a comprar ainda mais pela Internet e, mesmo que, atualmente, já estejamos retomando a "vida normal" — ou o "novo normal", como é chamado por muitos —, fazer-se presente no universo digital permanece sendo o caminho ideal, já que as vendas online são uma tendência que veio para ficar.

Nesse sentido, seja no PDV (ponto de venda), seja no e-commerce, é imperativo que decisões bem embasadas sejam tomadas para que a época festiva seja aproveitada do melhor modo possível. Ademais, é inegável que, nessa data, o apelo emocional pode ser um fator determinante para vender mais. Pensando nisso, elaboramos este material com o intuito de ajudá-lo a colocar em prática dicas-chave que o farão ver os seus resultados serem positivamente impactados. Continue a leitura e fique já por dentro!

1. Faça um bom planejamento

O planejamento é o primeiro passo para colher bons resultados em qualquer data comemorativa, incluindo, é claro, o Dia dos Namorados. Portanto, pense nas suas ações antecipadamente para não deixar para fazer tudo no último dia e nem mesmo para agir apenas quando a data efetivamente chegar. Ou seja, prepare a sua equipe comercial previamente para que ela consiga suprir as demandas dos clientes e oferecer um atendimento rápido e eficiente no dia.

Na verdade, se você geralmente acompanha as publicações do nosso blog, sabe como nós "batemos na tecla" do planejamento para guiar as suas ações de vendas. Nesse caso, naturalmente, não poderia ser diferente.

Ainda que seja verdade — e até bastante comum — que muitas pessoas acabem deixando para comprar o presente para o parceiro ou para a parceira no dia anterior à data, há muitas outras que, por sua vez, preparam-se com uma grande antecedência para a comemoração. Assim, começar a promover os seus produtos e/ou os seus serviços antes do Dia dos Namorados é uma grande vantagem.

É claro que o seu empenho no dia da comemoração propriamente dito vai ser fundamental, mas não deixe para executar as ações em cima da hora. Se as suas mercadorias ainda não estão disponíveis em algum marketplace ou nas redes sociais, por exemplo, esse é o momento ideal para se cadastrar nesses ambientes online e potencializar exponencialmente as suas vendas.

Além disso, em se tratando novamente de preparar o seu quadro de pessoal para atender a todas as demandas que chegarem, é altamente recomendável fazer uma estimativa de quanto se vai vender. Afinal, ao avaliar as previsões, você pode identificar uma eventual necessidade de contratar pessoas temporariamente para a data.

2. Aposte em divulgações temáticas

Uma divulgação bem-feita é sempre essencial quando a finalidade é elevar o número de vendas fechadas — e isso, na realidade, independe da época —, no entanto, em datas de celebração, como o Dia dos Namorados, torna-se ainda mais indispensável direcionar adequadamente as campanhas elaboradas. Ou seja, aproveite a data e faça o planejamento das suas próximas estratégias publicitárias com uma atenção maior aos detalhes.

Nesse caso, uma boa pedida pode ser, nas suas redes sociais, no próprio estabelecimento, no site institucional e nos anúncios, fazer uso de cores e de mensagens que tenham relação direta com o "romance que paira no ar". Vale a pena, então, apostar em decorações que deem "match" com o layout da loja — tanto física quanto virtual —, dar um destaque maior àquelas mercadorias que seriam excelentes presentes para a ocasião e orientar a sua equipe de vendas a dar prioridade àqueles que demonstrarem interesse nesses itens.

3. Não deixe o atendimento ao cliente de lado

Como nós falamos, você precisa se planejar para absorver toda a demanda do Dia dos Namorados e isso vale, principalmente, para o dia 12. Então, a sua equipe de suporte deve estar apta para garantir que todos os clientes receberão um atendimento rápido e eficiente.

Os chats e o WhatsApp são os meios de comunicação ideais para respostas imediatas. Na sua página e nas suas mídias digitais, deixe muito claro para os clientes qual é a melhor forma de contato — lembrando-se, porém, que, ainda assim, cada um pode ter o seu meio preferível e de maior conveniência, logo, nenhuma alternativa deve ser negligenciada.

Se você administra uma confeitaria ou algum negócio pertencente ao ramo alimentício, é muito provável que as demandas para serem entregues no dia 12 cresçam bastante. Por isso, antes de dar o "sim" para o cliente, certifique-se de que você, de fato, vai conseguir entregar os produtos. Falar um "não" com antecedência é melhor do que deixar o consumidor na mão no dia, o que gerará uma frustração que pode ser irreparável.

4. Capriche nas medidas em prol da fidelização do seu público

Via de regra, nas datas comemorativas, a atração de novos públicos acaba por ser o foco da maior parte dos negócios, mas é fundamental destacar que você não pode jamais perder de vista a tamanha relevância da fidelização. Nesse caso, se já existem ações relativas a esse fim, mantenha-as, mesmo que algumas limitações sejam necessárias durante esse período em razão da grande demanda.

No entanto, se você ainda não coloca em prática estratégias com esse objetivo, é necessário começar a implementá-las imediatamente. Pense que, com o sucesso da aplicação das dicas elencadas neste material, ao vender mais no Dia dos Namorados, você passará a dispor de uma seleção de novos consumidores, que, por sua vez, podem se tornar recorrentes a partir disso — ou não.

Portanto, não subestime a relevância das medidas de fidelização e faça o melhor possível para proporcionar uma experiência incrível a esses novos clientes, visando trazer esse novo público para mais perto.

5. Priorize o aumento do ticket médio

Aproveite o momento também para priorizar o aumento do seu ticket médio, complementando os produtos e/ou serviços e montando kits customizados para os seus clientes, como brevemente mencionado em outras seções. Nesse sentido, é possível — e recomendável — oferecer a possibilidade de o cliente comprar cartões com mensagens de amor para entregar com presente, por exemplo. Além disso, não se esqueça de preparar as suas redes sociais com posts temáticos para os casais de namorados.

A verdade é que as datas comemorativas são realmente ótimas oportunidades para você aumentar o ticket médio do seu negócio. No entanto, para efetivamente fazê-lo na prática, você deve acrescentar outros itens para compor os presentes, mesmo que, aparentemente, eles pareçam ter um valor simbólico, adicionando, por exemplo, R$ 3 ou R$ 4 na compra. Lembre-se de que, em grande volume, essas quantias têm o potencial de fazer uma diferença expressiva nas suas receitas.

Apenas busque ter em mente quem é o público que você quer atrair. Então, pense não apenas em quem vai comprar o presente, mas em quem vai recebê-lo, afinal, é pelo gosto dessa pessoa que o parceiro fará as suas escolhas. Por fim, uma excelente pedida para abranger um público ainda maior é montar kits para casais e também para os solteiros, que podem querer "combater a solidão". Mais do que nunca, a palavra de ordem é "criatividade".

6. Dê o devido valor ao pós-venda

Trabalhar o pós-venda é uma das dicas-chave que não poderiam deixar de estar presentes nesta lista, afinal, é uma medida válida ao longo de todo o ano e não somente nas datas comemorativas. No entanto, nesses períodos em especial, é interessante que haja uma dedicação maior a esse ponto, pois não é incomum que alguns consumidores se sintam lesados de algum modo em razão do atendimento, que possivelmente estará sobrecarregado.

Então, tome como base pesquisas de outros anos e também dos concorrentes, se viável, no intuito de estabelecer uma estimativa mais precisa de quantos profissionais serão necessários para vender mais no Dia dos Namorados, porém, com excelência, priorizando também a etapa de pós-venda. As práticas que podem ser adotadas são diversas, mas o intuito é fazer com que os novos públicos se lembrem carinhosamente da sua marca e se sintam verdadeiramente valorizados.

7. Aposte na customização

Não é porque você está vendendo no meio online, por exemplo, que não pode investir em uma vitrine. É claro que, nesse contexto, estamos falando de uma vitrine virtual, ou seja, do seu e-commerce, do site e das redes sociais. Portanto, customize esses ambientes com a temática do Dia dos Namorados.

Além disso, não se esqueça das embalagens, ainda mais agora que muitas empresas estão trabalhando com delivery. Nesse caso, vale tanto personalizar as de presente quanto as embalagens de entrega.

Se você não tiver orçamento para gastar mais nesses itens, utilize ideias simples, como incluir o nome do cliente ou do presenteado, escrever mensagens românticas ou fazer corações à mão nas embalagens. Aqui, vale também produzir itens exclusivos para a data, como bolos ou doces com corações e mensagens de amor, bichinhos de pelúcia que carregam um coração, entre outros.

8. Cogite fazer promoções limitadas

Uma dica simples, mas bastante eficaz e que pode trazer ótimos resultados, é fazer promoções limitadas de kits exclusivos para o Dia dos Namorados. Capriche na construção desses conjuntos para realmente gerar atração no cliente. Ou seja, invista não apenas na qualidade dos itens, mas também no design da embalagem e nas mensagens de divulgação.

Além disso, é importante mostrar para o seu cliente que se trata de uma promoção válida por um curto período de tempo. Isso cria um senso de urgência na mente dos seus consumidores, que acabam estimulados a comprar naquele momento e não deixar para depois.

9. Ofereça vouchers

Outro ponto ao qual ter atenção para melhorar as suas vendas é oferecer promoções, vouchers e condições especiais de pagamento. Deixe claro para os clientes quais iniciativas são por tempo limitado, haja vista que, como dito, isso gera um senso de urgência nos consumidores e eles se sentem mais estimulados a comprar. Por fim, ofereça também vantagens realmente relevantes para o público e cumpra com as suas promessas. Assim, você eleva a credibilidade da sua marca e continua vendendo mais, mesmo depois do Dia dos Namorados.

10. Disponibilize boas condições de pagamento

Momentos especiais, como o Dia dos Namorados, pedem condições especiais de pagamento. Como estamos falando de um período limitado, vale ser um pouco mais "generoso" com os seus clientes e permitir parcelamentos maiores, frete grátis ou reduzidos e até alguns descontos. Atualmente, como as pessoas estão comprando mais online, uma boa pedida também é disponibilizar links de pagamento.

No caso das promoções, apenas lembre-se de deixar claras quais condições de pagamento têm validade por tempo limitado. Isso estimula, inclusive, aquelas pessoas que não vão comprar presentes para o Dia dos Namorados, mas que precisam de algo que você comercializa, afinal, elas provavelmente aproveitarão essa oportunidade para a aquisição.

Como você pôde ver, seguindo todas essas dicas sobre como vender mais no Dia dos Namorados, é possível melhorar a sua imagem junto ao seu cliente, que pode até mesmo recomendar os seus produtos e/ou serviços para outros e se tornar fiel, comprando de você mesmo depois da data comemorativa. Então, coloque as boas práticas elencadas já em ação e veja os impactos nos seus resultados.

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