No combate ao Coronavírus, a Google doou mais de 800 milhões de dólares para apoio de pequenos negócios e ações humanitárias. Além do auxílio financeiro, a gigante da tecnologia disponibilizou diversas ferramentas para ajudar as PMEs a se desenvolverem e gerirem suas equipes durante a pandemia.

Tais recursos contribuem para que negócios com pouca estrutura organizacional consigam organizar suas contas e melhorar sua gestão. Além disso, há também itens para melhorar a publicidade e a comunicação. Portanto, vale conhecer cada um desses recursos e verificar como aplicá-los aos seus projetos.

Se você quer aprender como utilizar as ferramentas do Google para alavancar seu negócio, continue a leitura e confira nossas recomendações!

Quais são os benefícios de usar ferramentas do Google?

O Google é uma das empresas mais valiosas do mundo, responsável pelo desenvolvimento de inúmeras tecnologias essenciais para a vida cotidiana. Desde o seu motor de busca até o workspace, o Google consegue trazer diversos benefícios para seus usuários. Além de aproveitar as ferramentas de uso pessoal, como o e-mail, agenda, Drive e o Meet, também há diversas soluções que podem ser implementadas em seu negócio com custo zero.

Por meio delas, é possível melhorar o marketing, a comunicação e o engajamento digital de sua marca. Além disso, esses recursos contribuem para que você acompanhe as novas tendências do seu mercado e consiga preparar-se para atender às novas demandas da audiência.

Quais são as principais ferramentas para usar na empresa?

Agora que você já sabe quais são os benefícios de utilizar as ferramentas do Google em seu negócio, é hora de entender quais são as principais soluções disponíveis. Para lhe ajudar, separamos, a seguir, as que podem ser aplicadas. Confira!

1. Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é um recurso que permite que pequenos e médios negócios conectem-se com os usuários por meio da busca do Google e do Google Maps gratuitamente. Com ele, você pode criar um perfil para o seu negócio, que vai aparecer assim que o seu cliente digitar o nome da sua marca no campo da Busca ou no Google Maps.

Esse perfil mostra a localização da sua empresa, os telefones para contato, o horário de funcionamento e as fotos dos seus produtos. Assim, os consumidores podem interagir com o seu negócio de forma muito mais rápida. A ferramenta também permite que seus clientes incluam avaliações sobre os seus serviços, o que é uma ótima forma de recomendação.

Além disso, com o Google Meu Negócio, você tem vários dados sobre o engajamento dos usuários com a sua marca, o que possibilita ter uma visão clara sobre o seu progresso e entender o que precisa ser melhorado no relacionamento com o seu cliente.

2. Aplicativo Premier

O Aplicativo Primer é gratuito e foi feito para quem tem interesse em entender melhor o universo digital. Ele conta com lições gratuitas de Marketing Digital, Redes Sociais, Branding e Negócios. Cada aula é interativa e pensada para quem tem poucos minutos livres. O melhor é que o seu progresso fica registrado no aplicativo para você ter mais clareza sobre os seus objetivos.

O objetivo do app é ajudar profissionais a se manterem atualizados para as demandas do mercado de trabalho. Intuitivo e fácil de usar, o Primer está disponível na Play Store ou na App Store e pode, inclusive, ser acessado no modo offline.

3. Plataforma Google para PMEs

A Plataforma Google para PMEs ajuda os negócios nos primeiros passos para divulgação dos seus serviços na web. Ela permite criar uma estratégia Google que ajuda o seu negócio a alcançar suas metas e lidar com a crise.

Para isso, você precisa responder algumas perguntas sobre o seu negócio e seus objetivos. Assim, o Google consegue entender as suas prioridades e oferecer os recursos mais adequados. A plataforma conta com uma página de dicas para empreendedores que estão em diferentes fases das suas transições para o mundo digital.

Com essa ferramenta, você tem uma série de artigos relevantes, relatórios completos, cursos online e tutoriais à sua disposição. Eles ensinam a otimizar a gestão do seu negócio, anunciar corretamente seus produtos e aparecer para os seus clientes no site de busca do Google.

Além disso, a plataforma traz lições simples que podem ser aplicadas imediatamente no seu negócio para você recolher os resultados rapidamente. Na página, você também encontra diversas informações importantes sobre os impactos da Covid-19 no país, para se manter atualizado sobre os últimos acontecimentos.

4. Em casa

O site Em Casa é uma iniciativa que nasceu para ajudar as pessoas a superarem a crise atual agindo remotamente. Ela é uma ótima fonte de informações para empresários que desejam aprender mais sobre o mercado online e sobre como gerir seus negócios de forma virtual. A ferramenta disponibiliza uma série de recursos para qualificar os profissionais, como lives e mentorias. Você pode, inclusive, agendar um horário da Mentoria Cresça com o Google.

Esta é uma parceria de negócio com a Rede Mulher Empreendedora. O programa é gratuito e conta com orientação sobre:

  • marketing digital;
  • vendas online;
  • finanças e contabilidade;
  • apoio jurídico;
  • inteligência emocional para empreendedores;
  • inovação e modelos de negócio.

Você só precisa escolher um desses temas, preencher um formulário de inscrição e agendar uma mentoria de 30 minutos. No dia marcado, é só acessar o link enviado por e-mail para começar!

5. Google Academy

A Google Academy oferece uma série de recursos e conteúdos online para otimizar o seu aprendizado. Trata-se de uma plataforma de educação que disponibiliza treinamentos ao vivo e gravados feitos por especialistas do Google semanalmente.

Com o objetivo de participar, você precisa escolher uma destas trilhas de aprendizado de acordo com o seu nível:

  • Fundamentos do Google Ads;
  • Google Ads para Experts;
  • Dados e Insights para Negócios.

Então, é só começar a aprender sobre as diferentes ferramentas do Google, a fim de otimizar o seu negócio online!

6. Google Meet

O Google Meet é a ferramenta ideal para negócios que adotaram o home office como modelo de trabalho durante a quarentena. Ele realiza reuniões online por videochamada com até 250 pessoas e permite a gravação desses encontros. Com ele, você também pode fazer transmissões ao vivo e compartilhamentos de tela, tornando as reuniões mais interativas.

A boa notícia é que ele pode ser usado tanto no computador como em smartphones, por meio do aplicativo do Google Meet. Assim, seus colaboradores ficam à vontade para escolher a opção mais conveniente ao objetivo de acessar as reuniões.

Com a crise do Coronavírus, o Google está disponibilizando esse recurso gratuitamente para todos os negócios e pessoas que quiserem beneficiar-se da agilidade e da segurança que o Meet oferece. Vale a pena testar!

7. G-Suite

O G-Suite é um pacote com várias ferramentas e recursos do Google, feito especialmente para negócios, que pode ser contratado por assinatura. Alguns dos itens inclusos são: e-mail profissional com o domínio da sua marca para todos os colaboradores, armazenamento de arquivos online com o Drive, agendas compartilhadas e videoconferências.

Assim, você e sua equipe se beneficiam dos recursos tradicionais do Google, mas com a vantagem de tê-los customizados para a sua marca, conectando todo o time de forma eficiente. Como todos os dados ficam na nuvem, as ferramentas podem ser acessadas de qualquer lugar e por meio de qualquer dispositivo, o que é ideal para atividades remotas.

O Google Trends é uma ferramenta gratuita que mostra os termos mais procurados no site do Google. Assim, você sabe o que está em alta entre os consumidores e quais as palavras-chave mais populares em cada região do país e do mundo.

É a ferramenta ideal na intenção de identificar tendências e ter insights de conteúdo para o time de marketing, assim como ideias de novos produtos e serviços com base nas pesquisas dos clientes. Você também pode mapear a popularidade dos termos em determinado período. Além disso, o Google Trends apresenta gráficos que permitem comparar termos para saber qual deles é o mais buscado no site.

9. Google Ads

Provavelmente, você já fez uma pesquisa no Google e viu nas primeiras posições publicações com a tag de patrocinado. Saiba que é possível colocar seu negócio nos links patrocinados por meio do Google Ads. Essa solução é própria para negócios que querem investir um pouco de dinheiro a fim de aumentar o alcance e ter mais clientes. Dessa maneira, você precisa elaborar seus anúncios e pensar nas palavras-chave que fazem sentido para seu segmento.

Além disso, o Google permite fazer segmentações, assim, é viável direcionar seus anúncios para pessoas que podem estar interessadas em seus serviços. Por exemplo, suponha que você tenha uma oficina mecânica em Taubaté. Assim, você pode usar tanto palavras-chave relacionadas ao assunto, como “oficina mecânica em Taubaté”, “oficina mecânica perto de mim” e outras, quanto segmentações considerando idade, localização, por exemplo.

10. Google Forms

Outra ferramenta simples e que pode ser implementada no dia a dia dos negócios é o Google Forms. Tal aplicativo ajuda a criar e gerenciar pesquisas que foram desenvolvidas pelo usuário. Esse tipo de recurso permite que você colete dados do seu público, entenda os interesses da audiência e crie indicadores em tempo real. Por meio de uma interface simples, ele possibilita que você desenvolva formulários ou questionários que podem ser encaminhados para o público-alvo.

Os dados coletados são enviados de maneira automática, e o proprietário da pesquisa tem a possibilidade de utilizar essas informações na empresa. Desse modo, você consegue criar perguntas sobre o que o público deseja consumir, qual dos seus produtos ele prefere, como foi a experiência no ponto de atendimento, entre outros aspectos importantes ao objetivo de aumentar suas vendas.

Entendeu como é possível utilizar as ferramentas do Google para pequenos negócios? Por meio delas, você consegue melhorar a gestão da sua empresa, alcançar mais consumidores e garantir uma boa experiência aos clientes. Portanto, não deixe para depois e comece a utilizar essas soluções agora mesmo.

Gostou do artigo e quer continuar descobrindo soluções para o pequeno negócio? Então, confira como colocar sua loja no Google Meu Negócio!