Você alinha suas metas de vendas com a realidade dos seus vendedores? Não? Pois saiba que esse alinhamento é fundamental para aumentar as receitas de pequenas, médias e grandes empresas de todos os segmentos do mercado.

As metas são fundamentais para guiar os processos no seu negócio e definir planos de ação. No entanto, o que o gestor não pode esquecer é que, por trás das metas de vendas, há pessoas trabalhando com dedicação e comprometimento com os objetivos.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Gartner sobre as tendências no setor de RH, praticamente a metade dos líderes pretendem promover mudanças na gestão organizacional. É o seu caso? Então, não se preocupe, porque, neste post, vamos ajudá-lo a alinhar as metas de vendas do negócio com a realidade dos vendedores, para transformar para melhor a cultura da sua empresa e aproximar ainda mais o time de conquistas realmente importantes para todos.

Quer saber um pouco mais sobre o assunto? Acompanhe a leitura!

Veja por que estabelecer metas na empresa

É muito comum que as equipes operem apenas realizando tarefas e resolvendo problemas devido à correria do dia a dia. No entanto, o estabelecimento de metas é indispensável para assegurar a saúde financeira de uma empresa. A ação de estabelecer objetivos é crucial para a garantia do cumprimento de um número ideal de vendas e de bons resultados.

O estabelecimento de metas permite aos colaboradores atingir os seus objetivos de forma mais assertiva e sem perda de tempo. As ações desnecessárias são eliminadas, o gestor consegue gerenciar melhor os times e os colaboradores mantêm o foco com mais facilidade. As metas valorizam o trabalho das equipes e fica mais fácil alcançar o sucesso.

Compreenda como atingir as metas no negócio

Os times de vendas devem ter acesso às metas de vendas predefinidas e compreendê-las com clareza. Essa estratégia os ajudará a chegar aos números desejados pelos líderes e facilitará a sua rotina, já que eles terão um direcionamento objetivo para as suas ações. Observe abaixo alguns critérios que devem ser seguidos para potencializar o desempenho das equipes!

Trabalhe de acordo com o planejamento estratégico

A melhor maneira de atingir as metas é trabalhar focado nelas e de acordo com o planejamento estratégico do negócio. Oriente o time conforme esse documento, que é elaborado anualmente para direcionar as atividades empresariais. Não permita que as equipes trabalhem autonomamente sem saber se estão ou não contribuindo para os objetivos da empresa.

Segmente em pequenas metas

Transforme os objetivos estabelecidos no planejamento estratégico em pequenas metas ou em desafios a serem superados diariamente. Subdivida as funções da equipe em atribuições menores para que se tornem palpáveis e para diminuir a resistência dos colaboradores. Mantenha o time sempre atualizado sobre novos posicionamentos e acerca da importância da participação de cada integrante.

Incentive a criatividade

Outra forma interessante de alcançar os objetivos é incentivando a gestão colaborativa e a criatividade dos profissionais. Permita que as equipes criem as suas próprias metodologias para aumentar o número de vendas e incentive a cultura de inovação. Estimule a autonomia dos colaboradores para que desenvolvam e aperfeiçoem os processos.

Coloque cada colaborador na posição de protagonista no cumprimento dos objetivos corporativos e de agentes importantes para o cumprimento das metas. Ofereça mentorias, dinâmicas, treinamentos criativos e garanta a liberdade dos profissionais para que procurem maneiras práticas de trabalhar e produzir mais.

Confira quais são os benefícios de ter metas alinhadas

Não importa qual seja a sua área de atuação, criar objetivos e metas é essencial para a vida profissional e pessoal. Se todos os envolvidos em um negócio tiverem objetivos traçados conforme os seus anseios, fica mais fácil orientar as suas ações. Alinhar as metas com as vontades do time favorece a alavancagem das vendas.

O alinhamento das metas com os propósitos dos colaboradores e com as estratégias da empresa ajuda-os a permanecer motivados em suas tarefas. Essa organização possibilita ao time aperfeiçoar a sua performance, melhorar os resultados e aumentar a produtividade. Procure colocar os profissionais na mesma direção e crie uma atmosfera familiar para que cooperem entre si.

Descubra como alinhar as metas de vendas com a realidade dos colaboradores

O primeiro passo do gestor que pretende fazer o alinhamento dos objetivos da empresa com a realidade dos colaboradores é valorizar as pessoas. Afinal, para que o seu negócio alcance as metas estabelecidas, é preciso contar com o bom desempenho dos vendedores. Veja a seguir outras dicas relevantes para ser bem-sucedido!

1. Humanize os processos

A performance dos profissionais acaba sendo positivamente impactada quando eles se sentem importantes para a empresa e entendem seu papel no negócio. Humanize os processos, respeite o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional dos vendedores e invista em treinamentos e capacitação constante para melhorar o desempenho deles.

Além de orientar os vendedores, o gestor precisa garantir que os processos na empresa sejam humanizados. Isso envolve respeitar as ideias e visões dos funcionários e entender que os planos de carreira e os sonhos profissionais só têm a contribuir para a performance dos vendedores.

2. Valorize as pessoas

Os gestores estão começando a entender a importância de investir na qualidade de vida dos profissionais para, inclusive, melhorar os resultados da empresa. Os líderes da atualidade devem buscar desenvolver formas de otimizar a experiência dos funcionários.

Nesse sentido, o dono de negócio não pode esquecer que, se quiser aumentar suas vendas no mês, tem que contar com o bom trabalho dos vendedores. Quanto mais esses profissionais se sentirem ouvidos e valorizados, melhor o desempenho que eles terão. Por isso, valorizar as pessoas que trabalham na empresa é um passo enorme rumo às metas da empresa.

3. Ouça as opiniões

É fundamental ouvir o que os vendedores têm a dizer. Essa é uma importante habilidade de liderança que ajuda o líder a entender melhor os membros da sua equipe. Além disso, sabendo da realidade dos seus vendedores, você consegue estabelecer metas mais realistas para eles e até mesmo oferecer recompensas realmente relevantes.

Nesse sentido, é necessário ser flexível com algumas solicitações dos funcionários e mostrar seu interesse em resolver as dificuldades que eles têm. Saber ouvir os vendedores é, inclusive, uma importante habilidade de liderança que deve ser desenvolvida pelos gestores.

4. Pense em equipe

Pensar em equipe é uma capacidade primordial para gestores. Entendendo as potencialidades de cada vendedor, você evita sobrecarregar o time com metas irreais ou estabelecer objetivos que estão abaixo da capacidade dos colaboradores. Por outro lado, consegue criar metas individuais e gerais.

Compreendeu a importância de saber ouvir os vendedores? Com isso, você conhece a sua equipe como um todo e entende quais as possibilidades reais que tem no horizonte.

5. Promova a colaboração

Ainda que cada vendedor deva ser avaliado e recompensado individualmente, é importante definir pelo menos um objetivo geral para toda a equipe. Dessa forma, você estimula a colaboração entre os vendedores, que se engajam em um único propósito.

Aqui, lembre-se de que não adianta estabelecer metas impossíveis, que exigem um grande sacrifício dos vendedores para, no fim, esses números inalcançáveis só trazerem frustrações para todo o time.

6. Desenvolva habilidades

Um número elevado de profissionais está interessado em entender o futuro da liderança das empresas. Isso significa que a procura pelo desenvolvimento das habilidades nesse sentido deve crescer a cada dia. Por esse motivo, é importante encontrar maneiras de ser um gestor melhor nos próximos anos.

7. Conheça as novas tendências

Os bons líderes entendem que é necessário ficar por dentro das próximas tendências em relação ao futuro do trabalho. Essa compreensão reforça a preocupação com a experiência dos funcionários no ambiente profissional e o aprendizado sobre novas tecnologias que estão surgindo continuamente no mercado.

8. Estimule os colaboradores

Atrelar as recompensas às metas dos vendedores é uma ótima forma de estimular o trabalho deles. Nesse caso, nem sempre um bônus em dinheiro é a melhor opção. Às vezes, um curso ou uma viagem atendem mais às expectativas dos profissionais. Por isso, é tão importante entender as necessidades dos componentes do seu time.

Ofereça recompensas relevantes que sejam capazes de melhorar a experiência dos colaboradores e de ajudá-los a ter satisfação. Converse com os times e procure ouvir o que os vendedores gostariam de ganhar em troca dos seus esforços. Uma grande parcela pode preferir alavancar a sua vida profissional em vez de receber valores em moeda.

9. Considere as expectativas

Às vezes, um aumento de salário ou das comissões atende às expectativas que os colaboradores têm em relação à empresa. Em outros casos, uma bolsa de estudos ou momentos de lazer ou diversão são uma recompensa mais relevante para esses profissionais. Ainda, há aqueles que precisam ouvir palavras de incentivo e de reconhecimento pelo seu trabalho ou que são motivados por eventos, confraternizações ou reuniões com os gestores.

Aqui, entra a sua capacidade de liderança. Afinal, alguns funcionários precisam de um incentivo maior para trabalharem bem. Nesse caso, esse tipo de validação os ajuda a ter confiança. Por isso, é tão importante entender o perfil de cada indivíduo que compõe o seu time.

10. Avalie os pontos fortes

Conhecer os pontos fracos e fortes de cada um dos componentes da sua equipe ajuda a perceber aquilo que ainda precisa ser melhorado. Essa é a melhor maneira de não definir metas que estejam abaixo da capacidade e da competência dos seus vendedores. Isso o ajudará a cobrá-los na medida certa, sem exageros.

Um líder que conhece o seu time, valoriza o que cada um tem de melhor e estimula os profissionais a crescerem, provavelmente, terá melhores resultados do que o gestor que não aposta nesses elementos. Sem falar que tudo isso contribui para melhorar a qualidade de vida dos vendedores no trabalho e evitar que eles saiam da empresa.

11. Crie metas individuais e gerais

É interessante criar metas individuais que estejam de acordo com as motivações de cada vendedor, que deve ser avaliado individualmente e recompensado conforme o seu próprio progresso. Nesse caso, conhecer cada membro do time vai ajudá-lo a estabelecer esses objetivos de acordo com o perfil ou a experiência de cada um.

No entanto, como já citamos, também é muito importante engajar o time em uma meta única e geral que inclua os objetivos de vendas da empresa. Isso vai estimular a colaboração entre os vendedores e reduzir as chances de competitividade negativa. Afinal, todos terão que oferecer o melhor de si e estimular uns aos outros para alcançar o objetivo proposto.

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