Você sabe como vai ser 2020 para negócios?

2019 foi um ano de esforços para recuperar a economia. Chegamos ao fim de dezembro com a taxa Selic mais baixa da história, inflação controlada, reformas, ajustes fiscais e queda do desemprego. Mas quais as perspectivas para 2020?

É isso que vamos ver no post de hoje. Além de apresentarmos as principais tendências do próximo ano, vamos te dar algumas dicas para acompanhar o mercado e crescer o seu negócio. Vamos lá?  

TRÊS PRINCIPAIS APRENDIZADOS DE HOJE:

1.

Neste post, vamos abordar algumas tendências do ano: PIB mais alto, juros baixos, inflação controlada, investimento em alternativas sustentáveis, fidelização de clientes e atendimento em múltiplos canais de contato com o cliente.

2.

A previsão é de que o ano de 2020 para negócios seja de prosperidade econômica! É um ótimo momento para renegociar dívidas, pegar empréstimos, reformar a sua loja e investir na sua empresa.

3.

O maior crescimento da economia nos últimos anos, bem como a queda do desemprego e a taxa Selic mais baixa da história também aumentam o poder de compra do consumidor em 2020. Você deve aproveitar essa oportunidade para fidelizar seus consumidores e oferecer uma experiência mais fluida e facilitada para eles independentemente do canal de contato utilizado. 

TRÊS PRINCIPAIS APRENDIZADOS DE HOJE:

1.

Neste post, vamos abordar algumas tendências do próximo ano: PIB mais alto, juros baixos, inflação controlada, investimento em alternativas sustentáveis, fidelização de clientes e atendimento em múltiplos canais de contato com o cliente.

2.

A previsão é de que o ano de 2020 para os negócios seja de prosperidade econômica! É um ótimo momento para renegociar dívidas, pegar empréstimos, reformar a sua loja e investir na sua empresa.

3.

O maior crescimento da economia nos últimos anos, bem como a queda do desemprego e a taxa Selic mais baixa da história também aumentam o poder de compra do consumidor em 2020.  Você deve aproveitar essa oportunidade para fidelizar seus consumidores e oferecer uma experiência mais fluida e facilitada para eles independentemente do canal de contato utilizado. 

 

MAIOR CRESCIMENTO DA ECONOMIA MARCA 2020 PARA NEGÓCIOS

O PIB é um indicador importante para medir o comportamento da economia brasileira. De acordo com a pesquisa Focus do dia 16 de dezembro, a previsão para o ano de 2020 é que o PIB cresça 2,25%. Esse número é mais que o dobro do crescimento visto nos anos de 2017, 2018 e 2019.

A expectativa, portanto, é de que a economia cresça. É importante lembrar que essa perspectiva depende da continuidade de reformas e ajustes fiscais que já vem sendo estabelecidos no Brasil.

Favorecimento de setores pró-cíclicos EM 2020 PARA NEGÓCIOS

O ano de 2019 também trouxe melhorias nos índices de desemprego. Com a diminuição, mesmo que lenta, do desemprego, há o favorecimento de alguns setores da economia,  como bens de consumo e serviços. Isso porque o poder de compra da população aumenta e a confiança em consumir também. 

Na economia, há setores que, mesmo que o país esteja passando por uma crise, não são tão afetados, já que não há forte queda no consumo dos serviços. São os chamados setores defensivos, como energia elétrica e infraestrutura. 

Já os setores pró-cíclicos, como o varejo, são mais afetados pela inflação e pela taxa de juros. Como a perspectiva é que elas se mantenham baixas em 2020, a tendência é que esses setores sejam beneficiados. 

Nesse sentido, se você é dono de um negócio que faz parte desses setores, é hora de aproveitar o momento de crescimento econômico. Afinal, os consumidores estão mais dispostos a consumir. Não apenas pela queda no desemprego, mas também pelo resgate do FGTS e pelos juros baixos. 

Nesse artigo, você confere mais alguns motivos que aumentaram o poder de compra do consumidor e tornaram o cenário brasileiro mais favorável ao empreendedor: Retrospectiva 2019 do empreendedor. 

Práticas de fidelização de clientes É APOSTA PARA 2020 PARA NEGÓCIO

Com a melhora da economia, a competição entre empresas também aumenta. Por isso, se você quer aproveitar o cenário favorável que 2020 reserva, é preciso ganhar a confiança e a preferência dos seus clientes. É claro que você deve ter iniciativas que atraiam novos clientes. Mas o mais importante é fidelizar os que já estão com você e os novos que chegaram!

Para fidelizar clientes, você precisa investir em estratégias de relacionamento. 

Algumas ações que podem ser feitas nesse sentido são:

  • Enviar mensagens com promoções de produtos que o cliente já adquiriu
  • Mandar um recado no dia do aniversário
  • Treinar seus funcionários para prestarem um excelente atendimento 
  • Manter contato com seus clientes após as vendas, perguntando se precisam de algo
  • Oferecer produtos que complementem aqueles que o cliente já comprou de você
  • Enviar um presente de final de ano para os clientes maiores

Há soluções no mercado que também vêm para te ajudar a fidelizar clientes. 

Uma delas é a Collact, aqui do time Stone! Ela funciona automaticamente pelo cartão em que o pagamento foi efetuado, seja crédito, débito ou voucher. Só é necessário incluir o CPF do cliente uma única vez na maquininha para ele ganhar créditos na sua loja toda vez que comprar de você com esse cartão! 

Com isso, o consumidor passa a comprar mais vezes no seu estabelecimento. Clientes cadastrados geralmente gastam mais do que os não cadastrados. Afinal, quando gastam, eles também ganham!

Essa é uma forma prática de fortalecer o relacionamento com o cliente e oferecer descontos e benefícios exclusivos aos seus consumidores. 

Além disso, com a Collact, você passa a entender melhor o comportamento dos seus clientes através de um Painel de Controle. Assim, pode criar estratégias ainda melhores para fidelizá-los! 

Estratégia online e offline (OMNICHANNEL) EM 2020 PARA NEGÓCIOS

Outra tendência que se apresenta com ainda mais força para 2020 é a estratégia online e offline.

Essa é uma estratégia que envolve e integra diversos canais de contato com o cliente, inclusive redes sociais! 

Vamos dar um exemplo de como essa iniciativa funciona na prática: um cliente está navegando pelo Instagram da sua loja e vê um produto que o interessa. Então, no dia seguinte, ele decide ir até o seu estabelecimento e comprar esse produto. 

Isso já aconteceu com o seu negócio? Se sim, ótimo! Você está alinhado com as tendências do mercado! Se ainda não aconteceu, não se preocupe! É hora de começar a investir um pouco mais nas suas redes sociais para atrair clientes. 

Monte um Instagram ou um Facebook comercial e inclua suas ofertas ali. Busque tirar fotos atrativas que apresentem bem os seu produtos e sempre responda os seus clientes!. O consumidor atual está cada dia mais conectado e você precisa acompanhá-lo! Por isso, esteja presente nos diversos canais para melhorar o atendimento aos clientes. Afinal, as experiências de compras digital e física estão cada vez mais próximas.

Assim, é fundamental que os varejistas tenham parceiros logísticos ou serviços de entrega de confiança e flexíveis na implementação de novos serviços. 

Para esse contexto, separamos duas ótimas soluções que vão te ajudar a entregar uma experiência omnichannel ao seu cliente!

A VHSYS é um ERP que facilita a gestão do seu negócio e integra alguns canais de contato com seu cliente e diversos setores dentro da sua empresa. O sistema é personalizável e simplifica o seu controle financeiro, de estoque, de compras e de contas a pagar. Isso torna a experiência do seu consumidor mais fluida, além de aprimorar os seus processos. 

A Pagar.me é outra alternativa para você. É uma solução Stone para receber pagamentos e gerenciar suas vendas em um lugar só. Com ela, você oferece uma melhor experiência de pagamento digital para o seu cliente, seja no site ou no app da sua empresa. Toda a comunicação com as bandeiras, bancos e demais serviços fica na mão da Pagar.me sem que você precise se preocupar. É possível ainda acompanhar todas as suas vendas através de uma dashboard.

Alternativas Sustentáveis

Quando o assunto é consumo, cada vez mais, as pessoas optam por produtos que não agridem o meio ambiente.

Isso quer dizer que alternativas sustentáveis são uma grande aposta do mercado.  Principalmente para os próximos anos, já que os debates sobre o meio ambiente estão cada vez mais frequentes e o tema preocupa. 

De acordo com dados levantados pela consultoria Nielsen em 2018, a taxa de crescimento na venda de produtos vem aumentando em determinados setores sempre que há alternativas sustentáveis. Itens como chocolate, café e produtos de higiene revelam um crescimento anual de 2%. Quando há soluções sustentáveis, esse crescimento alcança os 5%, com destaque para os produtos de higiene, que chegam à casa dos 14%. 

Outro estudo da Nielsen, chamado “Estilos de Vida 2019”, revela que:

  • 42% dos consumidores brasileiros estão mudando seus hábitos de consumo com o objetivo de diminuir seu impacto no meio ambiente
  • 30% dos mais de 21 mil entrevistados prestam atenção aos ingredientes dos produtos. 
  • 58% não compram de empresas que fazem testes com animais
  • 65% não adquirem produtos de empresas associadas ao trabalho escravo.

O consumidor está mais consciente e é preciso acompanhar esse movimento. Além de investir em alternativas sustentáveis ser uma boa para o bolso do empreendedor, é uma ótima opção para a consciência também!

Se você tem um salão de beleza, por exemplo, pode investir em produtos orgânicos, biodegradáveis e que não fazem testes em animais. As empresas de cosméticos que adotam essas atitudes colocam esse tipo de informação nos rótulos. Assim, fique atento ao comprar os produtos, verificando se atendem a esses critérios. 

Outra alternativa para tornar o seu estabelecimento mais sustentável é economizar água e energia. Lâmpadas de LED e luzes frias consomem menos energia e são uma boa alternativa, também para o seu bolso. 

inflação BAIXA em 2020 para negócios

2019 está terminando com a inflação em 4%, a mais baixa dos últimos tempos. A tendência para 2020, ainda de acordo com a Focus, é de que ela se mantenha a 3,8%. 

Com isso, você consegue ter previsibilidade a longo prazo. O que isso significa para o seu negócio? O que isso significa para o seu negócio? Com a inflação baixa, os preços ficam mais estáveis. Isso traz previsibilidade para você, além de estimular seus consumidores a comprarem mais.

Se você quer saber mais, explicamos tudo sobre como a inflação impacta o seu negócio neste post. 

Juros baixos É EXPECTATIVA EM 2020 PARA NEGÓCIOS

O ano de 2019 registrou a taxa Selic (juros básicos da economia) mais baixa da história, na marca de 4,5%. Como a Selic é um índice de referência aos juros, a expectativa para 2020 é que eles se mantenham em um patamar baixo. 

Além disso, de acordo com alguns analistas do mercado, há espaço para novas quedas da  Selic caia no início do próximo ano.. Para você, dono de negócio, esse é um ótimo momento para renegociar dívidas antigas. Também é a hora de pegar um empréstimo e investir no seu negócio. Sabe aquela reforma que você está adiando há um tempo? Então, por que não aproveitar 2020 para colocar essa ideia em prática?

2020 para negócios: já começou a preparar o seu?

Neste post, te mostramos algumas perspectivas para o próximo ano e as boas expectativas de crescimento econômico. 

Vimos ainda como o bom desempenho da economia também vai depender de reformas futuras e novos ajustes fiscais. Apesar da aprovação da Reforma da Previdência, outras reformas econômicas importantes ficaram para 2020, como a tributária e administrativa.

De qualquer modo, o ano que vem se mostra como uma boa oportunidade para os empreendedores que querem investir no negócio. Você já começou a se preparar para 2020?

Conte pra nós o que achou deste post! Vamos te responder rapidinho!

Obrigada pelo papo! Boas vendas e bom 2020!