Nos últimos dias, falamos aqui sobre Instagram e Facebook e ressaltamos algumas marcas que estão mandando bem nessas redes. Para o Insta, trouxemos 5 perfis de empreendedores: Sanduba do Careca, Jobi, Mork, Maricota Café e Level Salão Spa. Já no Face, foram 3 empreendedores e 3 outras empresas: Hastenreiter Cafés Especiais, Dona Benta, Bel Trufas, Netflix, Samsung e Hotel Urbano.

Lembra da frase “na internet quase nada se cria e quase tudo se copia”? Pois é. Por isso, inspiração nunca é demais. Você vê o que de bom vem sendo feito por aí e aplica o que fizer sentido no seu negócio! 

Se você já deu uma olhada nas redes sociais que indicamos e ficou meio perdido na hora de estudá-las, continua aqui com a gente! Mas, se ainda não teve tempo de fazer o exercício, chega mais também.  

Hoje o papo é sobre referências nas redes sociais. Vamos juntos em busca de inspiração para sua empresa arrasar no Instagram e no Facebook!

TRÊS PRINCIPAIS APRENDIZADOS DE HOJE:

1.

Quando fizer uma pesquisa de referência, defina bem o que irá analisar. Alguns indicadores que sugerimos que você dê atenção são: o avatar; o nome do perfil ou da página; a descrição do perfil ou da página; os tipos de posts do feed; a organização dos destaques no Insta; a frequência de posts; o uso de hashtags e a interação com os seguidores nos comentários. 

2.

No Marketing, chamamos o exercício de pesquisa de referências de Benchmark. Segundo esse método, não devemos estudar apenas empresas do mesmo segmento que o nosso. Em vez disso, é aconselhável abrir os horizontes e buscar inspiração em negócios totalmente diferentes do seu. Se você tem uma loja de roupas, por exemplo, faça benchmark com aquela sorveteria que você é fã e que manda bem nas redes sociais.

3.

 Durante uma pesquisa de referência, ou Benchmark, você observará não só bons exemplos, como também exemplos ruins. Mantenha seu olhar atento e apurado e analise todos os indicadores que você definiu. Fazer uma análise crítica é essencial. Assim, você descobre o que também não quer para o seu negócio!

TRÊS PRINCIPAIS APRENDIZADOS DE HOJE:

1.

Quando fizer uma pesquisa de referência, defina bem o que irá analisar. Alguns indicadores que sugerimos que você dê atenção são: o avatar; o nome do perfil ou da página; a descrição do perfil ou da página; os tipos de posts do feed; a organização dos destaques no Insta; a frequência de posts; o uso de hashtags e a interação com os seguidores nos comentários. 

2.

No Marketing, chamamos o exercício de pesquisa de referências de Benchmark. Segundo esse método, não devemos estudar apenas empresas do mesmo segmento que o nosso. Em vez disso, é aconselhável abrir os horizontes e buscar inspiração em negócios totalmente diferentes do seu. Se você tem uma loja de roupas, por exemplo, faça benchmark com aquela sorveteria que você é fã e que manda bem nas redes sociais.

3.

 Durante uma pesquisa de referência, ou Benchmark, você observará não só bons exemplos, como também exemplos ruins. Mantenha seu olhar atento e apurado e analise todos os indicadores que você definiu. Fazer uma análise crítica é essencial. Assim, você descobre o que também não quer para o seu negócio!

Instagram: 7 perfis para inspirar a estratégia do seu negócio.

Muitas marcas estão mandando bem no Insta, né? No texto que falamos sobre Instagram, indicamos 5 perfis de empreendedores como inspiração: Sanduba do Careca, Jobi, Mork, Maricota Café e Level Salão Spa. Para aprimorar nossa pesquisa, vamos acrescentar outras duas marcas: Do Bem e Red Bull.

Recapitulando a nossa lista completa:

  1. Sanduba do Careca: @sandubadocareca
  2. Jobi: @bar_jobi
  3. Mork: @morkstore
  4. Maricota Café: @maricotaconfeitariaecafe
  5. Level Salão & Spa: @levelsalaospa
  6. Do Bem: @dobem
  7. Red Bull: @redbull

Vamos botar a mão na massa? Nosso objetivo é indicar o que cada um desses perfis está fazendo de mais interessante, inovador e estratégico, destacando ao menos um aspecto de cada um. Anote ideias e reflexões e apure seu olhar para observar não só o que estamos ressaltando aqui, mas também outros pontos positivos e negativos.

1. Sanduba do Careca:
  • Estratégia destaque: IG TV. A marca criou uma série de vídeos especiais para o IG TV com conteúdos sobre empreendedorismo. Essa estratégia é bem legal porque usa o recurso de vídeos, que atualmente é bem recebido pelos usuários da rede. Isso significa que a empresa está indo muito além de anunciar o produto em si. Ou seja, estão se apropriando do tema empreendedorismo para se tornar referência no assunto e, assim, atrair mais clientes e, mais do que isso, fãs. 
  • Outro ponto a destacar: a linguagem dos posts é muito bem definida. A marca optou por usar uma linguagem mais piadista e engraçada, que se aproxima do público sempre com humor. Dessa forma, notamos que o feed é bastante proprietário, com posts que misturam temas atuais, com o produto (sanduíches) e humor. Além disso, o dono do negócio participa ativamente dos posts e escolheu, inclusive, usar a própria imagem como garoto propaganda. Repare: o Avatar do perfil é a foto dele!
2. Jobi:
  • Estratégia destaque: descrição do perfil. Por se tratar de um restaurante / bar, podemos considerar que a escolha da descrição de perfil foi perfeita: indicando os telefones, os horários de funcionamento e o site. Vale lembrar que muitas pessoas fazem suas buscas diretamente no Instagram, principalmente de restaurantes. Por isso, colocar essas informações no perfil é essencial.

Além da descrição, a página disponibiliza o Botão de Contato, que permite que as pessoas liguem ou enviem e-mail direto do Instagram.

  • E tem mais: a escolha dos temas dos destaques. O Jobi optou por disponibilizar o cardápio de bebidas, petiscos e pratos, separadamente e com fotos. Isso é ótimo para restaurantes! Não só para atrair clientes, mas para ajudá-los na escolha do prato, drink etc.
3. Mork:
  • Estratégia destaque: venda pelo Instagram. A loja de roupas optou por disponibilizar a venda diretamente pelo Insta, através do Instagram Shopping. Isso é ótimo, principalmente para o mercado de moda, porque a pessoa pode ver a foto do look, clicar e comprar. Assim como conseguimos marcar amigos nas publicações, funciona de forma semelhante com os produtos.
  • E tem mais: escolha do Avatar. A logomarca da loja possui um ícone, que foi escolhido para ser o Avatar da página. Ou seja, em vez de escrever o nome por extenso, a loja optou por usar o ícone da sua logomarca e, com isso, criou mais personalidade para o perfil.
4. Maricota Café:
  • Estratégia destaque: ficou difícil escolher! A marca mandou bem na descrição do perfil, na organização dos destaques e nos posts do feed. Mas vamos destacar aqui a apropriação da hashtag #MomentoMaricota. 

É muito interessante ter uma hashtag para chamar de sua! Com ela, você consegue fazer sorteios, divulgar sua marca e aumentar o engajamento dos clientes, incentivamos que eles postem fotos do seu produto e marquem o perfil da loja, usando a hashtag. 

O mais legal é que todos os posts com a hashtag que foram feitos diretamente nos feeds das pessoas (não vale para stories, que somem em 24 horas) ficarão sempre guardados e, por isso, é uma forma fácil de acompanhar e interagir com os seguidores.

5. Level Salão Spa:
  • Estratégia destaque: olha… também ficou difícil escolher uma, viu? Mas, pensando no segmento da marca, que é salão de beleza, podemos dizer que mandaram muito bem colocando o link direto para o WhatsApp logo no perfil, ao lado da palavra “Agendamentos”. Veja aqui como fazer isso

Além disso, a marca ainda optou por encurtar o link usando o Bit.ly, evitando que o tamanho do link prejudicasse a limitação de caracteres do perfil. 

  • E tem mais: organização do feed. Um feed impecável dá trabalho, mas fica lindo, né? Dá pra ver que a marca se preocupa em planejar os posts, para que fiquem organizados e esteticamente bonitos. O que faz todo sentido para um salão de beleza!
6. Do Bem:
  • Estratégia destaque: é fácil se apaixonar pelo Insta do Do Bem, né? Logo de cara já notamos a escolha das cores fortes, que transmite uma ideia de ser jovem e natural. Com isso, destacamos a estética da página como um todo, que é um ótimo exemplo de estratégia pensada para o público alvo e que traduz o propósito da marca. 

Não só as cores, mas os tipos de posts, a linguagem usada e até mesmo a descrição do perfil, estão alinhadas com o propósito da empresa.

  • E tem mais: o destaque de receitas. Quando você vende um produto de alimentos e bebidas, oferecer receitas é sempre uma boa ideia! E no Insta fica muito fácil usar essa estratégia com os recursos disponíveis: vídeos nos destaques, IG TV e até mesmo fazendo lives.
7. Redbull:
  • Estratégia destaque: foco nas pessoas / humanização da empresa. Com absolutamente nenhuma foto do produto, a estratégia da marca é transmitir sua ligação com esportes e pessoas. Vale a pena conferir os destaques mega interativos e trazer inspirações legais para sua realidade. 
Facebook: 6 perfis para inspirar a estratégia do seu negócio.

Segundo um estudo feito em 2019 divulgado pela EXAME, as marcas que mais conseguiram se comunicar com os consumidores no Facebook foram: Hotel Urbano, Samsung e Netflix. No texto que falamos sobre Facebook, ressaltamos essas e outras 3 marcas, que são de empreendedores e clientes Stone: Bel Trufas, Dona Benta e Hastenreiter Cafés Especiais

Recapitulando a nossa lista de referências do Face:

  1. Hotel Urbano
  2. Samsung
  3. Netflix
  4. Bel Trufas
  5. Dona Benta
  6. Hastenreiter Cafés Especiais

Vamos botar a mão na massa com o Facebook também? Assim como fizemos com o Insta, vamos indicar o que cada uma dessas páginas está fazendo de melhor: 

1. Hotel Urbano
  • Estratégia destaque: nossa… tem tanta coisa legal no Face do Hotel Urbano! A personalização da página, o uso de bot (tecnologia que permite que um robô responda mensagens automaticamente) no Messenger, os tipos de posts etc. Aconselhamos que você “perca um tempinho” estudando essa página! Mas, como prometemos, vamos ressaltar uma estratégia aqui: o uso de vídeo na capa. Parece super inovador e dá um ar muito mais dinâmico para a página, mas na verdade é um recurso relativamente antigo e bem simples de usar. Veja aqui como fazer!
2. Samsung:
  • Estratégia destaque: de novo vamos falar da escolha da capa. A Samsung optou por destacar um produto e colocá-lo no topo da sua página. Isso é ótimo porque, além do destaque óbvio, você consegue direcionar e induzir a compra, colocando o botão de Saiba Mais ou Comprar Agora.
  • E tem mais: a interação nos comentários. A marca se relaciona muito bem com seus seguidores, respondendo e comentando sempre – seja para tirar alguma dúvida, fazer um atendimento ou apenas interagir.
3. Netflix:
  • Estratégia destaque: poderíamos apresentar as mesmas duas estratégias que ressaltamos sobre a página da Samsung (ou seja, já observamos uma tendência de comportamento de empresas no Facebook), mas vamos destacar outro ponto: o uso de vídeos nos posts. A Netflix faz muitos posts com vídeos e todos eles são postados diretamente no Facebook (em vez de apenas compartilhar o link do Youtube, por exemplo). Como falamos no texto sobre Facebook, essa é uma das boas práticas da rede.
4. Bel Trufas
  • Estratégia destaque: frequência de postagem. Além da ótima escolha de temas de posts (imagem e texto), a marca faz questão de marcar presença na rede social toda semana, quase diariamente. Você não necessariamente precisa replicar essa estratégia de frequência para o seu negócio, mas vale lembrar da importância de se manter presente e ter um bom planejamento de posts. 
  • E tem mais: as avaliações da marca ficam disponíveis no perfil da página e a própria Bel, dona do negócio, responde praticamente todas as avaliações com o seu perfil pessoal. Mostrar avaliações é uma ótima estratégia de vendas e respondê-las passa uma ideia de exclusividade e qualidade de atendimento.
5. Dona Benta
  • Estratégia destaque: uso de receitas como temas de posts. Assim como destacamos no Insta do Do Bem, vamos ressaltar para Dona Benta também. O uso de receitas é uma estratégia bem legal para quem vende alimentos e bebidas. Dona Benta disponibiliza receitas através de vídeos e fotos e esse é um ótimo exemplo de quando está liberado usar o #textão nas redes sociais. Por mais que visualmente não fique tão bonito, o texto maior nas legendas é super útil e interessante nesses casos.
6. Hastenreiter Cafés Especiais:
  • Estratégia destaque: venda pelo Face. Assim como destacamos a venda pelo Insta da Mork, marca de roupas, vamos ressaltar aqui a venda de cafés especiais direto pelo Facebook. 

Ficou com vontade de saber mais sobre como vender produtos diretamente pelas redes sociais? Então você vai gostar do próximo texto 😉 No nosso próximo papo, faremos uma introdução básica sobre como fazer anúncios e vender nas redes sociais. 

Até lá e boas vendas!