Todos nós estamos acompanhando as notícias do mundo todo sobre o Coronavírus já há algum tempo. E são muitas notícias, né? 

Então, antes de começarmos o nosso papo de hoje, fica aqui uma sugestão: filtre as informações que você está consumindo. É importante se manter informado, mas, mais do que isso, é essencial que você cuide de você e da sua família. 

E quando falamos de cuidar, não estamos falando só de higienização, mas também da cabeça. Faça a sua parte adotando as medidas indicadas pelo Governo e pela OMS, conscientize os que estão a sua volta, tome cuidado com as fake news e mantenha a positividade e a calma.

Estamos juntos nessa. Não podemos ficar muito perto, mas continuamos do seu lado. Sempre!

Nessa semana, o cenário no Brasil se intensificou, obrigando não só as grandes empresas, mas também os pequenos negócios a tomarem medidas mais extremas. Com a pandemia afetando a economia e os pequenos negócios, é importante saber das alternativas para manter o seu negócio rodando. 

O papo de hoje é sobre como continuar oferecendo seus serviços de forma segura durante a quarentena. Vem ler!

TRÊS PRINCIPAIS APRENDIZADOS DE HOJE:

1.

Não adianta nada se manter informado e deixar a ansiedade tomar conta de você. Veja esse vídeo da BBC com 6 dicas da OMS para controlar o estresse durante a pandemia

2.

Use medidas alternativas para vender. Você sabe que a sua maquininha aceita pagamento por aproximação, certo? Incentive seus clientes a usarem esse recurso e, se preciso, ensine a usar. Além do NFC, você também pode usar o recurso de link de pagamento ou o WhatsApp for Business para otimizar as vendas.

3.

Higienize sua maquininha. Além de passar álcool gel 70% nas mãos antes e após realizar uma transação, aconselhamos que você higienize sua maquininha ao menos 3x ao dia. 

TRÊS PRINCIPAIS APRENDIZADOS DE HOJE:

1.

Não adianta nada se manter informado e deixar a ansiedade tomar conta de você. Veja esse vídeo da BBC com 6 dicas da OMS para controlar o estresse durante a pandemia

2.

Use medidas alternativas para vender. Você sabe que a sua maquininha aceita pagamento por aproximação, certo? Incentive seus clientes a usarem esse recurso e, se preciso, ensine a usar. Além do NFC, você também pode usar o recurso de link de pagamento ou o WhatsApp for Business para otimizar as vendas.

3.

Higienize sua maquininha. Além de passar álcool gel 70% nas mãos antes e após realizar uma transação, aconselhamos que você higienize sua maquininha ao menos 3x ao dia. 

Agora vamos começar! Como continuar vendendo e se prevenindo contra o Coronavírus?
1. SUA MAQUININHA ACEITA PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO!

O pagamento por aproximação (NFC) te possibilita vender apenas aproximando dispositivos na maquininha, sem a necessidade de inserir um cartão ou colocar a senha. Ou seja, não existirá contato físico. Com isso, é uma forma segura para você receber pagamentos e ainda oferecer uma experiência rápida para seus clientes.

Veja o passo a passo para fazer isso:

Leia mais aqui e não hesite em entrar em contato com o nosso time por qualquer um dos nossos canais se tiver alguma dúvida ou problema com o NFC.

2. LINK DE PAGAMENTO: VOCÊ SABE O QUE É?

Assim como diz o nome, é um modelo que permite que o lojista envie um link para o cliente realizar o pagamento. E, o melhor: você não precisa ter um site para usar esse recurso.

Basta enviar o link para o seu cliente. Ao clicar no link, ele deverá inserir os dados de pagamento (como informações do cartão, número de parcelas e dados do comprador) e encerrar o pedido. 

Outro ponto legal de ressaltar é que esse link pode ser facilmente personalizado de acordo com a sua empresa. Você escolhe as formas de pagamento que deseja aceitar e quanto tempo o link ficará disponível, por exemplo.

A Pagar.me, uma das empresas Stone.Co, oferece o serviço de link de pagamento para seus clientes e não clientes. Começar a usar é bem simples e nós vamos explicar!

  • Você já é cliente Pagar.me? 

Então basta seguir as orientações desse vídeo para começar a usar o recurso.

  • Ainda não é cliente Pagar.me, mas tem interesse em ser? 

Leia mais aqui sobre a Pagar.me e faça seu cadastro agora mesmo. Depois, é só assistir ao vídeo.

  • Não é cliente Pagar.me e quer uma forma mais ágil de começar a usar agora? Baixe a Conta Stone, o link de pagamentos é uma das funcionalidades que oferecemos por lá. 

Falando um pouquinho mais sobre o Link de pagamento:

  • Ele te envia os comprovantes de venda;
  • Estorna pagamentos;
  • Realiza saques para sua conta bancária;
  • Não tem mensalidade;
  • Existem 2 tipos de taxas, que variam de acordo com a forma de pagamento e recebimento que você escolher;
  • Falando em escolher, você escolhe também após quantos dias irá receber o dinheiro das vendas.
3. SAIBA COMO OTIMIZAR AS VENDAS PELO WHATSAPP.

O primeiro passo é você instalar a versão WhatsApp for Business, um aplicativo gratuito do WhatsApp para facilitar a vida digital dos donos de pequenos negócios. Saiba tudo que você consegue fazer através do app:

  1. Criar um perfil comercial. Parece besteira, mas em tempos de crise as mensagens aumentam ainda mais, né? Com isso, a dificuldade de diferenciar o pessoal do profissional aumenta. Por isso, é importante você ter uma conta comercial, com o mesmo número, para sua loja.
  2. Configurar respostas rápidas. Sabemos que a demanda pode estar aumentando bastante nos últimos dias, principalmente para alguns segmentos como farmácias, lojas de produtos de limpeza e mercados. Para não deixar ninguém sem retorno, você pode configurar respostas automáticas para atender seus clientes e não deixar ninguém na mão.
  3. “Etiquetar” seus clientes. Com o app é possível marcar clientes com etiquetas para diferenciar atendimentos. Exemplo: “Pagamento pendente”, “Cliente novo”, “Encomenda” etc. Esse recurso facilita bastante a organização.
  4. Criar um catálogo de produtos. Este recurso está liberado para o Brasil desde 2019, o que facilita (e aumenta) bastante as vendas. Essa ferramenta permite que os clientes vejam os produtos disponíveis na loja, junto do valor. O que torna o processo de vendas mais rápido e dinâmico. Portanto, não deixe de usar esse recurso! Para fazer isso, basta ir até as configurações e clicar em Catálogo. Depois, é só preencher com imagem e informações.
  5. Enviar o link de pagamento para fechar a venda. Além de todas essas vantagens, você pode concluir a venda no próprio WhatsApp. Para fazer isso, é só enviar o link de pagamento (dica 2) por mensagem.
4. HIGIENIZE NÃO SÓ AS MÃOS, MAS TAMBÉM A MAQUININHA!

Não precisa virar a pessoa louca do álcool gel. É sempre bom lembrar: não desperdice à toa! Mas todo cuidado é pouco nesse momento, certo? Por isso, reunimos aqui algumas sugestões de como limpar a sua maquininha – o que não exclui a necessidade de você higienizar as mãos com álcool gel 70% antes e após realizar uma transação.

Falando em álcool gel, vamos começar pelas dicas de como não limpar a sua maquininha:

NÃO use álcool na tela;

NÃO pulverize nenhum líquido direto na máquina;

NÃO molhe sua maquininha de forma alguma, nem através de um pano muito molhado. Se necessário, torça até ficar apenas úmido.

Agora vamos às boas práticas de limpeza, que sugerimos que você siga 3x ao dia:

  • Coloque uma gotinha de detergente em um recipiente com água morna e use um pano macio levemente umedecido. Os panos de microfibra (flanelinhas) são os ideais, mas caso você não tenha, qualquer pano macio e limpo serve;
  • Para as áreas mais sensíveis da maquininha, como as fendas entre os botões e outras aberturas, use um pano seco;
  • Lembre-se de usar um pano a cada limpeza ou separar um pano específico para fazer isso e manuseá-lo apenas com luvas descartáveis, jogando as luvas fora em seguida;
  • Falando em descartáveis, sempre que possível, opte por usar lenços umedecidos descartáveis em vez de panos. Existem alguns que são criados especialmente para aparelhos eletrônicos. Se você não encontrar, pode usar um lenço umedecido padrão;
  • Nunca limpe a máquina enquanto ela estiver ligada na tomada. Não só tire da tomada para limpar, mas também desligue a máquina, se for possível.
5. INVISTA NA COMUNICAÇÃO COM O SEU CLIENTE.

É sempre bom lembrar que estamos todos na mesma. Provavelmente o seu cliente também está passando por diversas dificuldades em casa e no trabalho e, por isso, a empatia e a comunicação devem vir em primeiro lugar.

Temos falado tanto sobre redes sociais por aqui, né? Então, nessas horas elas podem ser suas principais aliadas! Faça comunicados sobre o funcionamento da loja, explique as medidas que estão sendo tomadas e não deixe de manter o canal aberto com seu cliente.

Compartilhe mais dicas!

Como falamos no início do texto: estamos juntos! Se quiser compartilhar mais alguma dica, é só deixar seu comentário aqui. Lembre-se: sua experiência pode ajudar outra pessoa! Em tempos de crise é super importante compartilhar e trocar conteúdo e informação relevante.

Obrigada pelo papo e estamos juntos.