Com o novo coronavírus, os restaurantes precisam fazer algumas adaptações em seus serviços. Empresas que antes trabalhavam apenas com lojas físicas devem migrar para o digital e isso inclui ter maior presença online e adotar o esquema de delivery para atender os clientes.

O delivery pode ganhar um mercado que antes não tinha e ser a solução para manter o seu negócio funcionando. Afinal, as pessoas estão em casa e nem sempre se sentem dispostas a cozinharem. Assim, o serviço de entrega rápida se apresenta como uma boa alternativa para o pequeno negócio. 

No post de hoje, vamos dar dicas para você começar um delivery do zero. No nosso Instagram, fizemos uma live com o Bruno Sindicic, CEO da Olga Ri, especialista em delivery de saladas, e trouxemos os principais pontos dessa conversa para complementar o artigo. Vem ler!

TRÊS PRINCIPAIS APRENDIZADOS DE HOJE:

1.

Seguir os protocolos de higiene é fundamental para qualquer um que trabalhe com cozinha. No momento atual, isso é mais necessário do que nunca. Então, oriente os seus colaboradores a lavarem sempre as mãos como recomenda o Ministério da Saúde. Invista em alternância de turnos para não expor toda a equipe ao coronavírus. Proteja os funcionários do grupo de risco antecipando suas férias. Para quem trabalha com a área administrativa e o marketing, vale adotar o regime de home office. 

2.

Para começar o seu delivery, você precisa estabelecer o horário de funcionamento, os meios de entrega, a área de cobertura e os canais de atendimento. Vale atender mais vezes por semana do que você costumava fazer em sua loja física. Também é válido estender o horário de funcionamento para atender mais pessoas. A área de cobertura deve ser definida a partir do momento em que você define os meios de entrega. Se você pode entregar de moto, consegue atingir uma área maior do que se a entrega for feita de bicicleta, por exemplo. 

3.

Tente mesclar canais próprios com canais terceirizados para alcançar um público maior. Os canais próprios aproximam os consumidores da sua marca. Já os canais terceirizadas podem dar mais visibilidade para o seu negócio, pois se popularizaram muito entre os consumidores. 

TRÊS PRINCIPAIS APRENDIZADOS DE HOJE:

1.

Seguir os protocolos de higiene é fundamental para qualquer um que trabalhe com cozinha. No momento atual, isso é mais necessário do que nunca. Então, oriente os seus colaboradores a lavarem sempre as mãos como recomenda o Ministério da Saúde. Invista em alternância de turnos para não expor toda a equipe ao coronavírus. Proteja os funcionários do grupo de risco antecipando suas férias. Para quem trabalha com a área administrativa e o marketing, vale adotar o regime de home office. 

2.

Para começar o seu delivery, você precisa estabelecer o horário de funcionamento, os meios de entrega, a área de cobertura e os canais de atendimento. Vale atender mais vezes por semana do que você costumava fazer em sua loja física. Também é válido estender o horário de funcionamento para atender mais pessoas. A área de cobertura deve ser definida a partir do momento em que você define os meios de entrega. Se você pode entregar de moto, consegue atingir uma área maior do que se a entrega for feita de bicicleta, por exemplo. 

3.

Entenda se vale a pena para o seu negócio. Caso você esteja estruturando o seu negócio e aprendendo a cuidar do fluxo de caixa, você pode se atrapalhar aceitando voucher.

Protocolos de higiene

Para o Bruno, um dos pontos mais importantes, não só para quem está começando, é garantir os protocolos de higiene, ainda mais nessa época de coronavírus. 

Você precisa proteger os seus funcionários e evitar a contaminação pelo vírus. Para isso, aposte na higiene da cozinha. Oriente os colaboradores a lavarem as mãos várias vezes por dia seguindo as recomendações do Ministério da Saúde. 

Para garantir uma entrega segura tanto para seus funcionários como para seus clientes, dê um frasco de álcool gel para cada entregador e os oriente a usarem o álcool depois de cada entrega. 

Uma dica para proteger os colaboradores é apostar nos turnos de trabalho. A Olga Ri, por exemplo, dividiu o time em dois. Uma parte trabalha mais horas em um dia, a outra parte, no outro. Isso evita que, se um funcionário contrair o vírus, ele passe para toda a equipe. 

Para reforçar ainda mais a segurança e a saúde dos funcionários, vale conversar com um médico especialista para orientar todo o time e ensinar as melhores práticas de higiene na cozinha. 

Embalagens

A logística das embalagens é um ponto de atenção para restaurantes que estão começando no serviço de delivery. 

O Bruno sugere que você peça comida em outros restaurantes para entender como são as embalagens e as melhores formas de transportar a comida. 

O importante é preservar os alimentos até a casa do cliente. Então, se você trabalha com pratos quentes, eles têm que chegar na temperatura adequada e a embalagem desempenha um papel fundamental nesse processo. Mas antes de comprar várias embalagens de uma vez, teste alguns modelos e compre apenas alguns itens.

Como você está começando com o serviço de entrega, tem que validar o modelo de delivery.  Nem tudo o que funcionava na sua loja física vai funcionar agora. Ao mesmo tempo, você pode e deve aproveitar muito da logística que tinha no seu restaurante para o seu delivery. 

Além disso, você não precisa se preocupar agora em personalizar as embalagens com o logo da sua marca ou com uma arte específica. Primeiro, precisa encontrar o modelo ideal que vai preservar a temperatura e a consistência dos seus produtos. Nesse modelo mais simples, pode até escrever algum recado à mão para o seu cliente. 

Depois, quando isso já estiver validado, pode começar a pensar em personalização. Fazer uma coisa de cada vez é a melhor forma de consolidar o seu delivery e criar um processo consistente e de qualidade. 

Horários de funcionamento

Um passo básico para abrir o seu delivery é pensar nos horários de funcionamento da sua operação. O seu restaurante não costumava abrir aos finais de semana?  Fazer entregas aos sábados e domingos pode ser uma boa ideia. 

Isso porque as pessoas não estão saindo para comer, então, mesmo que elas estejam cozinhando durante a semana, nos finais de semana vão querer relaxar e pedir comida. 

Nesse período de incertezas, vale pensar em expandir o número de horas de atendimento. Se você também optar por turnos alternados, isso fica mais viável para a sua operação. Afinal, como seus colaboradores vão trabalhar menos dias, podem trabalhar mais horas. 

Área de cobertura

Se você está começando seu delivery, talvez valha primeiro atender apenas no seu bairro. E, na medida em que for consolidando o processo, expandir a área de entrega. Para definir os pontos em que vai operar, pense que seu produto precisa chegar inteiro e quente na casa do seu cliente. O mesmo vale na hora de escolher o meio de entrega, como vamos ver daqui a pouco.

Além disso, a decisão sobre a área de cobertura vai impactar no tempo de entrega que você vai informar ao consumidor. Não vale a pena atender muitos lugares se os pedidos vão demorar muito para chegar. 

Meio de entrega

Você pretende transportar as embalagens por carro, moto, bike? Para definir o meio de entrega, leve em consideração a distância entre o seu restaurante e a casa do cliente. Para isso, você precisa ter estabelecido a área de cobertura antes. 

Você também pode fazer o caminho inverso. Primeiro, define o meio de entrega com base nos seus recursos e, a partir disso, define quais bairros vai atender. 

O importante é garantir que a comida chegue quente e em bom estado. Não adianta atender vários bairros se os pratos chegam frios e desmantelados por causa do meio de entrega. 

Outro ponto para pensar aqui é se você vai contratar pessoas para fazerem essa entrega ou usar a equipe que você já tem. Uma opção é dotar os aplicativos de delivery para te ajudar nesse processo. 

De qualquer forma, é interessante ter o seu próprio time para isso também, mesmo que você esteja em um app. Assim, consegue diversificar seus canais. Vamos falar mais sobre isso a seguir. 

Canais de atendimento

Os canais de atendimento são aqueles que o seu cliente vai usar para fazer os pedidos no seu restaurante e para falar com você em caso de dúvidas e problemas. Além disso, os canais também são uma ferramenta potente de marketing e divulgação, como vamos ver. 

Para o seu delivery, você pode optar por canais próprios, como site e redes sociais, e canais terceirizados, como aplicativos.  

  • Canais próprios

Para o seu delivery, é interessante mesclar os canais, para alcançar um maior número de pessoas. Se você nunca fez um serviço de entrega, vale buscar referências de empresas que já trabalham com esse serviço para ver como funcionam os canais de entrega e todo o processo. 

Faça um pedido em algum restaurante especialista em delivery que venda o mesmo tipo de produto que você. Observe quais são os canais utilizados para isso, como são as embalagens e etc. 

É muito provável que essa empresa tenha um site em que os clientes podem fazer os pedidos diretamente nele. Você deve seguir essa mesma proposta e abrir um canal de comunicação com seu consumidor no seu site. 

Optar por canais próprios na hora de montar o seu delivery aproxima o cliente da sua marca e você consegue resolver os problemas de uma forma muito mais rápida e eficiente. 

Além disso, comece a divulgar os seus serviços no Instagram, no Facebook e no WhatsApp. Tire fotos dos seus pratos e faça posts divertidos. Aposte nos stories para mostrar a rotina no seu delivery e engajar os consumidores. 

Fizemos um post com várias dicas sobre como divulgar o seu delivery e atender os seus clientes em diferentes canais, como Instagram, Facebook e WhatsApp. Dá uma olhada aqui: Delivery: principais dicas para vender online

Mas não é porque você tem canais próprios que não pode adotar os terceirizados. Pelo contrário, eles são complementares e cada um vai desempenhar uma função para ajudar você no seu delivery. 

  • Canais terceirizados

Está começando um delivery e quer ter visibilidade entre os clientes? Aposte nos canais terceirizados de entrega, como Rappi, Ifood e Uber Eats. Se você depender apenas da recomendação dos seus clientes, pode acabar restringindo muito o seu público. Esses aplicativos são ótimas opções para promover o seu cardápio.

Afinal, uma vez que o seu cliente faz um pedido no aplicativo, o app facilita o processo para ele consumir os mesmos itens. Além disso, de tempos em tempos, os apps oferecem promoções atrativas para os consumidores, o que agrada bastante também. 

Esse tipo de app muitas vezes é o primeiro contato que o cliente tem com a sua marca. Se ele ficar satisfeito com o seus produtos, é muito provável que volte a consumí-los e pode até acabar optando por fazer um pedido diretamente nos seus canais próprios e não mais pelos apps. 

Para saber mais sobre cada uma dessas plataformas e ver como é fácil se cadastrar em cada uma delas, baixe nosso material: Guia Delivery do zero

Equipe 

Em qualquer situação, você precisa ser transparente com seus colaboradores, ainda mais agora que vivemos um momento tão delicado. Bruno orienta que o dono do pequeno negócio converse com o time e explique quais os desafios a serem enfrentados. É hora de apostar na união e no engajamento da equipe, mostrando que o sucesso do negócio depende de todos.  

Estoque e qualidade da comida 

O estoque é a peça chave para manter os seus produtos sempre frescos e criar pratos que agradem ao consumidor. Por isso, atenção redobrada nesse ponto! O Bruno alerta para a diminuição do ritmo dos fornecedores nessa época de crise. Então, vale repensar sua forma de repor seu estoque. Converse com seus fornecedores para alinharem o processo de compras. 

Compre mais quantidade em intervalos maiores. Mas não esqueça de preservar os produtos. Se você trabalha com frutas e folhas, por exemplo, não dá para espaçar muito os pedidos. Nestes casos, aposte também em medidas rígidas de conservação dos alimentos, principalmente daqueles que são perecíveis. 

A qualidade da sua entrega começa na qualidade do seu estoque. Preocupe-se com seu produto desde de o momento anterior à preparação até a hora da entrega na casa do cliente. 

Delivery: aposte nessa ideia! 

No momento atual, as pessoas estão tendo que adaptar seu comportamento de consumo. Nesse cenário, deve crescer a procura pelo delivery. 

Por isso, pequenos negócios que costumavam operar apenas em lojas físicas, devem adotar esse novo modelo para se manterem em funcionamento. 

Esperamos que com as nossas dicas, você esteja pronto para começar o seu serviço de entrega! 

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Obrigada pelo papo e boas vendas!