Estamos no mês das tradicionais festas juninas, mas, com a pandemia, é preciso buscar algumas alternativas. Pequenos negócios que costumam lucrar neste período estão repensando seu planejamento e encontrando novas formas de continuar vendendo.

Como você está fazendo com a sua empresa? Se está sem ideias para vender mais na época junina, não se preocupe. Separamos 7 dicas para o seu negócio ter ótimos resultados. Vem ler!

TRÊS PRINCIPAIS APRENDIZADOS DE HOJE:

1.

Primeiro, faça um levantamento das ideias que podem ser aplicadas ao seu negócio neste momento. Se pergunte como os clientes vão lidar com as festas juninas na pandemia. Muitas pessoas pretendem fazer pequenas confraternizações em casa com os familiares ou até comemorações virtuais. Aproveite isso e foque seus investimentos para resolver os problemas dos consumidores. Alinhe essas necessidades às habilidades do seu negócio e às ferramentas que você tem à disposição. Depois de definir quais vão ser suas ações, monte uma vitrine virtual para mostrar seus produtos ou serviços. Customize suas redes sociais de acordo com a temática junina para colocar todos no clima da festa! Aproveite esse espaço para divulgar promoções e eventuais parcerias.

2.

As comidas típicas são o carro-chefe das festas juninas. Por isso, se você tem um negócio no setor de gastronomia, aproveite. Personalize receitas dando um toque pessoal à tradição. Assim, você diferencia os produtos, os tornando únicos no mercado, o que aumenta suas chances de chamar a atenção do público. Os kits juninos também são ótimas pedidas para o momento. Monte uma cesta com alguns produtos para a data, desde decoração até comida, e entregue para os clientes por meio de serviços de delivery. Para complementar seus kits, você pode buscar parcerias com outros pequenos negócios para criar combinações diferenciadas.

3.

Como as pessoas estão mais em casa e sentindo mais falta do contato com os outros, proponha iniciativas coletivas nas suas redes sociais para engajá-las. Por que não fazer uma festa junina online para os seus clientes? Ou, se você trabalha com um número reduzido de pessoas, pode também fazer uma reunião temática virtual com os colaboradores e postar nas redes para gerar interação. Leve um pouco de alegria para dentro da casa dos seus consumidores, afinal, é um momento difícil para todos e ações como essa são bem vindas.

TRÊS PRINCIPAIS APRENDIZADOS DE HOJE:

1.

Primeiro, faça um levantamento das ideias que podem ser aplicadas ao seu negócio neste momento. Se pergunte como os clientes vão lidar com as festas juninas na pandemia. Muitas pessoas pretendem fazer pequenas confraternizações em casa com os familiares ou até comemorações virtuais. Aproveite isso e foque seus investimentos para resolver os problemas dos consumidores. Alinhe essas necessidades às habilidades do seu negócio e às ferramentas que você tem à disposição. Depois de definir quais vão ser suas ações, monte uma vitrine virtual para mostrar seus produtos ou serviços. Customize suas redes sociais de acordo com a temática junina para colocar todos no clima da festa! Aproveite esse espaço para divulgar promoções e eventuais parcerias.

2.

As comidas típicas são o carro-chefe das festas juninas. Por isso, se você tem um negócio no setor de gastronomia, aproveite. Personalize receitas dando um toque pessoal à tradição. Assim, você diferencia os produtos, os tornando únicos no mercado, o que aumenta suas chances de chamar a atenção do público. Os kits juninos também são ótimas pedidas para o momento. Monte uma cesta com alguns produtos para a data, desde decoração até comida, e entregue para os clientes por meio de serviços de delivery. Para complementar seus kits, você pode buscar parcerias com outros pequenos negócios para criar combinações diferenciadas.

3.

Como as pessoas estão mais em casa e sentindo mais falta do contato com os outros, proponha iniciativas coletivas nas suas redes sociais para engajá-las. Por que não fazer uma festa junina online para os seus clientes? Ou, se você trabalha com um número reduzido de pessoas, pode também fazer uma reunião temática virtual com os colaboradores e postar nas redes para gerar interação. Leve um pouco de alegria para dentro da casa dos seus consumidores, afinal, é um momento difícil para todos e ações como essa são bem vindas.

1. Levantamento de ideias

O levantamento de ideias deve entrar no planejamento das suas ações para vender mais com as festas juninas. Pense no que os seus clientes precisam para aproveitar esse momento com segurança e alegria.

Muitas pessoas pretendem fazer pequenas confraternizações dentro de casa mesmo, com poucos amigos ou familiares. Outras, vão comemorar virtualmente e até fazer um happy hour temático nas empresas. Então, existe um mercado para você atuar e oferecer o que o seu consumidor precisa.

Além de ter isso em mente, é preciso saber qual demanda o seu negócio pode suportar. Assim, às necessidades dos clientes, alinhe suas habilidades e as ferramentas disponíveis na sua empresa. O que você pode oferecer para resolver as dores do seu cliente? Quais ações benéficas a eles são sustentáveis dentro da realidade do seu negócio?

Com esses dois pontos alinhados, você consegue criar ideias realistas e que podem trazer resultados muito interessantes neste momento.

Por fim, quando estiver planejando o que fazer, busque algumas referências (mas sem copiá-las!): o que os outros negócios estão fazendo neste momento? Também converse com outros empreendedores, se possível, para avaliar o que pode e o que não pode funcionar no seu caso. Isso ajuda você a pensar caminhos para aplicar na sua empresa.

2. Estratégias de divulgação

Uma vez que você definiu o que vai fazer e vender, é hora de divulgar seus produtos e serviços para o mundo. Se você não está em nenhum marketplace, agora pode ser uma boa hora para começar. Afinal, a procura por itens para festa junina vão aumentar.

Uma boa forma de divulgação para o momento é fazer campanhas pagas por um tempo limitado, mas isso precisa estar bem definido no seu planejamento financeiro. Afinal, mais do que nunca, suas estratégias que exigem um investimento precisam ser bem acertadas.

As redes sociais, o e-mail marketing e o WhatsApp são grandes aliados para mostrar ao público suas iniciativas em relação à festa junina. Defina seus canais de vendas e comece a divulgação. Não esqueça de criar arquivos específicos para serem compartilhados via WhatsApp, como cardápios e banners.

3. Vitrine virtual

Aproveite o clima para customizar suas redes sociais, suas campanhas de marketing e seu site com essa temática. Faça isso mesmo que você não venda itens especificamente para esse tipo de festa.

Vale aplicar esse conceito tanto visualmente, com imagens e fotos chamativas, como na linguagem com a qual se comunica com seus clientes.

Crie banners personalizados avisando a todos sobre suas promoções e faça uma arte que remeta à época junina.

Se você trabalha com comida, customize o seu cardápio online de acordo com o visual da festa ou monte um cardápio a parte só com comidas típicas.

4. Receitas especiais

As comidas típicas são um dos principais motivos para que as festas juninas sejam tão queridas. Se você trabalha no setor de gastronomia, que tal adaptar às receitas tradicionais e deixá-las com a cara da sua marca? Isso vale tanto para os ingredientes que você vai usar, como para a forma como vai chamar as comidas.

Tente incluir uma linguagem irreverente e que tenha ligação com o nome do seu negócio na hora de nomear os pratos. Algumas das comidas e bebidas de época mais comuns são: canjica, bolo de fubá, quentão, pipoca, maçã do amor, pé de moleque e paçoca. Escolha algumas para compor o seu mix e inovar.

Nós fizemos uma live com o Luke, culinarista e apresentador do canal Receitas Nestlé, e ele ensinou dois pratos deliciosos para a data: docinho de milho-verde e pé de moleque de chocolate. Para assistir, clique aqui: Receitas para uma festa junina de sucesso!

Lembra que falamos sobre atender as necessidades dos seus clientes? Então, aqui, você pode criar pratos de acordo com os gostos dos consumidores. Se seu público é infantil, você pode incorporar personagens conhecidos da Disney, por exemplo, para customizar seus pratos, seja no nome, ou no visual das comidas.

Uma última dica para você que tem um negócio focado em alimentação é montar um ebook de receitas juninas para as pessoas comprarem. Assim, além de ajudar os outros a colocarem a mão na massa neste momento, você ainda faz uma renda extra.

5. Kits juninos

Uma das formas de aproveitar as festas juninas para vender mais é criar kits personalizados para o momento. Monte uma caixa temática com doces e objetos decorativos, como bandeirinhas, que remetam ao momento.

Mesmo se o seu negócio já abriu, pense em incorporar o delivery para realizar as entregas desses kits e vender mais. Afinal, muitas pessoas estão preferindo se manter em casa mesmo com a reabertura do comércio.

No primeiro tópico, dissemos que uma boa forma de criar alternativas para o seu negócio era buscar referências. No caso dos kits juninos, duas histórias bem legais podem inspirar você a montar os seus! Confere aqui:

Doceira faz sucesso com delivery de festa junina

Santista cria kit arraiá para festas juninas

6. Parcerias inteligentes

Como vimos, as comidas são um ponto alto das festas juninas. Mas, se você não tem um negócio no setor de alimentos, não tem problema. Já pensou em buscar parceiros que façam parte desse universo para te ajudar a vender mais?

Faça uma pesquisa para identificar quais pequenas empresas, como docerias e padarias, estão alinhadas ao seu propósito e proponha uma parceria. Pensando nos kits juninos, vocês podem criar caixinhas mais completas e interessantes se aliarem os produtos de ambos os lados.

Além disso, se os resultados forem bons para os dois, isso abre portas para ações futuras em conjunto.

7. Engajamento do público

Todas as dicas que demos até agora só vão funcionar se o seu público engajar com a sua marca e decidir comprar de você. Por isso, aposte na experiência do seu cliente, facilitando a compra, oferecendo um atendimento eficiente e preservando a qualidade dos produtos durante a entrega.

Para além das vendas, uma forma de engajar seus seguidores é propor brincadeiras e desafios nos seus canais online, como Instagram e Facebook.

Algumas opções são: ensinar uma coreografia de quadrilha, como fazer uma maquiagem temática, uma receita de comida típica ou customizar fantasias para as festas. Isso aumenta o seu alcance nas redes e pode atrair novos interessados, além de engajar clientes antigos.

Uma outra possibilidade é fazer uma festa junina online para os seus cliente por meio de aplicativos como o Zoom, que permitem reunir um grande número de pessoas virtualmente. Se você tem alguns colaboradores, pode engajá-los em um happy hour virtual e temático, postando as fotos nas redes para aumentar a interação.

Trancadas em casa, as pessoas estão buscando alternativas para acabar com o tédio. Então, ofereça opções para o seu público. Se você quer mais dicas sobre como vender mais neste momento, veja este artigo: 5 dicas para continuar vendendo com segurança na quarentena

Obrigada pelo papo e conte com a gente!