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Você acha que tem uma idade ideal para começar a empreender?

Já adiantamos que, neste post, vamos te mostrar que isso é um mito. O sucesso em empreender é independente da idade.

Bom atendimento, planejamento, organização financeira, diversificação de canais e alinhamento com o público-alvo são alguns dos pontos muito mais relevantes para o empreendedor.

Para você ver como a idade não é um fator determinante para o sucesso de um negócio, vamos mostrar algumas histórias inspiradoras ao longo do artigo e trazer algumas dicas para quem quer começar a empreender. Confira!

Afinal, tem idade para começar a empreender?

Como você notou pela introdução, não existe uma idade certa para começar a empreender.

O empreendedor mais velho pode trazer na bagagem mais experiência de mercado, uma visão que integra passado e presente, além de poder ter guardado dinheiro por mais tempo para abrir o próprio negócio.

Já a pessoa mais nova, pode estar mais conectada às tendências, ter mais familiaridade com algumas novas tecnologias e ter a possibilidade de se arriscar mais, por ter menos a perder, por exemplo.

Mas nada disso é uma regra. Cada empreendedor tem uma história única e você deve valorizar a sua narrativa se quer empreender, não se limitando por conta da idade.

Para começar a empreender, uma ideia inovadora e a sua disposição em fazer dar certo contam muito mais. Mais do que isso, planejar-se, agir com consistência, mensurar resultados e focar no cliente são alguns dos pilares mais importantes para começar e manter uma empresa.

Então, não deixe o sonho de empreender de lado porque você se acha novo ou velho demais para isso. Veja a seguir alguns exemplos para te inspirar!

Inspirações e exemplos para quem quer empreender em qualquer idade

Para provar que não tem idade para começar a empreender, trouxemos alguns exemplos conhecidos de empreendedores que tiveram sucesso com seus negócios nas mais variadas idades.

O fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, por exemplo, fundou a rede social com, aproximadamente, 20 anos, enquanto cursava o segundo ano da Faculdade de Harvard. Menos de 10 anos depois, em 2012, o Facebook já contava com um bilhão de usuários.

Bill Gates é outro exemplo que fundou seu próprio negócio de sucesso muito jovem, aos 19 anos mais ou menos. Hoje, a Microsoft é uma empresa bilionária.

Jeff Bezos criou a Amazon quando tinha 30 anos. Já John Pemberton, criador da Coca-Cola, e Ray Kroc, fundador do McDonald ‘s, criaram seus negócios de sucesso com mais de 50 anos. Harland Sanders vendeu a primeira franquia da rede alimentícia KFC aos 62 anos.

Viu só como cada empreendedor tem a sua própria história e a idade não deve ser um empecilho para começar no mundo dos negócios?

Agora, para estimular você a começar a sua empresa, separamos algumas dicas. Confira!

3 dicas para começar a empreender em qualquer idade

Se a idade não é um fator determinante para empreender, o que você precisa para abrir um negócio próprio? Confira 3 elementos fundamentais para ter sua empresa e vender seus produtos!

1. Planejamento financeiro

O planejamento financeiro é importante em qualquer etapa de um negócio, mas, especialmente no começo, você precisa entender o quanto tem para investir.

Na hora de abrir uma empresa, por exemplo, você precisa indicar o capital inicial para dar o primeiro passo nas suas operações.

No seu planejamento financeiro é importante incluir informações como:

  • valor da matéria prima
  • preço do aluguel e das contas de luz, água e internet
  • custos burocráticos da empresa (como impostos)
  • salário dos funcionários (se houver)

Além disso, é importante separar a conta da empresa da sua conta pessoal, para não confundir as receitas e nem faltar caixa no final do mês para arcar com as despesas do negócio.

Quando você começar a vender, anote as entradas e saídas da empresa, para ter um controle mês a mês e fazer balanços periódicos e avaliações sobre o que pode ser melhorado.

2. Ideia do produto

Se você quer empreender, já sabe qual solução vai entregar para os seus clientes? Antes de começar a investir em um negócio, é preciso definir o seu produto.

Para isso, é importante estudar o mercado e as possibilidades que ele oferece. Se você decidiu abrir uma padaria no seu bairro, por exemplo, é importante entender a concorrência da região.

Qual o diferencial dos concorrentes, o que eles não entregam, o que eles entregam, o que eles não estão fazendo e o que você poderia fazer?

Pense nessas questões para ter mais chances de se destacar na sua região. Nesse contexto, é interessante pensar no que você faz bem, no ponto forte do seu produto ou serviço e no que ele se diferencia de todos os outros concorrentes.

Além disso, é fundamental definir o público-alvo do seu produto. Faça uma lista de benefícios que a sua solução entrega para o cliente e converse com potenciais consumidores para entender o que eles procuram no tipo de produto que você vai vender.

3. Canais

Sabendo o que você vai vender e para quem você vai vender, é fundamental decidir como você fará isso. Nesse contexto, definir seus canais de vendas é um passo muito importante.

Esses canais podem ser tanto físicos, por exemplo, uma loja no bairro, como online: redes sociais, e-commerce, marketplace ou site próprio. Por meio desses canais você vai fazer a comunicação com o seu cliente, além de atrair a atenção do público e aumentar a sua base de consumidores.

Os canais aumentam a visibilidade do seu negócio, além de permitirem fortalecer o relacionamento com o cliente, entender melhor os problemas e necessidades do seu público e prestar um atendimento de melhor qualidade.

Esse serviço, aliás, é importante em qualquer momento da empresa, mas, no início, o atendimento é fundamental para reter os consumidores e fazer com que eles recomendem os seus serviços ou produtos para conhecidos.

O que você achou do post de hoje?

Confira um vídeo para acabar de vez com o mito da idade no empreendedorismo: Tem idade certa para empreender?

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