Sua empresa é sustentável? Esse é um fator decisivo para muitos consumidores na hora de escolher com qual marca comprar.
O desenvolvimento baseado nesse princípio costuma refletir bem a responsabilidade social da empresa, de maneira ética. Além disso, adotar atitudes sustentáveis para o negócio pode, também, render vantagens econômicas. Nesse cenário, é importante a escolha dessas atitudes dentro de uma realidade possível, de acordo com suas condições.
Quando você alinha esses pontos, pode, inclusive, trazer lucros e obter um diferencial competitivo aos olhos do cliente. Sendo assim, é um ótimo investimento para o empreendedor.
Quer entender um pouco mais sobre o assunto? Continue lendo e confira conceito, importância, além de dicas para tornar o seu negócio mais sustentável!
Principais aprendizados deste post
1. Neste artigo, buscamos trazer 4 dicas simples que você pode incorporar facilmente no dia a dia da sua empresa. Elas são:
- escolher parceiros e fornecedores sustentáveis;
- substituir produtos;
- adotar pequenas mudanças;
- treinar sua equipe.
A primeira sugestão é encontrar outras empresas que compartilhem de uma mentalidade que valorize a sustentabilidade. Converse com seus fornecedores e parceiros para entender quais atitudes eles têm nesse sentido. Vocês até podem combinar de fazer ações em conjunto que promovam esse princípio.
2. A segunda dica diz respeito a pensar nos produtos que você usa hoje no seu negócio, e que consegue substituir por alternativas mais sustentáveis. Isso vale tanto para os itens usados no dia a dia da empresa (sabonete e papel, por exemplo) quanto para aqueles que compõem os seus serviços e produtos.
Há, ainda, ideias muito fáceis que promovem mudanças significativas para a sustentabilidade do seu negócio. Economizar energia desligando os computadores quando não estiverem sendo utilizados, usar alternativas na descarga para economizar água e adotar a reciclagem são algumas dessas ações. Além disso, é essencial estimular os colaboradores a terem atitudes alinhadas ao conceito, como ir de bicicleta para o trabalho.
3. A última dica fala sobre a sensibilização dos seus agentes de mudança, ou seja, os seus colaboradores. Realizar treinamentos curtos, que demonstrem a importância de adotar atitudes mais sustentáveis, ajuda a engajar os funcionários a realizar essas transformações de forma efetiva.
O que é a sustentabilidade?
A sustentabilidade é um termo, bastante difundido, utilizado para ilustrar ações e atitudes em prol da conservação do meio ambiente, de forma geral. Quando aplicado a empresas, reflete a responsabilidade ambiental e social dos negócios, e tem a finalidade de garantir que o desenvolvimento econômico se dará de forma a respeitar os recursos disponíveis, considerando o futuro.
O termo foi originado em uma conferência da ONU (Organização das Nações Unidas), em 1972, após grandes questionamentos levantados sobre o uso indiscriminado de agrotóxicos e a industrialização excessiva.
Foi o momento em que teve início a percepção da necessidade de preservação do meio ambiente, e de fiscalização do desenvolvimento predatório de empresas. Afinal, esse modelo de extração de recursos não nos deixava muitas alternativas para o futuro.
Desde então, estudiosos e líderes de todo mundo pesquisam, reúnem-se e discutem modos de tornar o consumo e as atividades empresariais de grande impacto, de modo que sejam compatíveis com a preservação ambiental e, portanto da nossa própria espécie.
Sabemos que ações efetivas e de impacto devem ser realizadas em escala global e governamental, porém, de forma individual ou em menor escala, podemos fazer a nossa parte e ajudar nesse processo. E qual a importância de ser sustentável em uma escala menor, como um pequeno negócio? É sobre o que vamos falar, a seguir.
Qual a importância e os benefícios de adotar atitudes sustentáveis para o negócio?
Preservar os recursos e apresentar um desenvolvimento econômico ético e sustentável é o mínimo que devemos fazer, se quisermos continuar investindo e vivendo nesse planeta. A cada dia que passa, percebemos o avanço das dificuldades referentes ao meio ambiente, como a mudança climática, e a sociedade precisa buscar alternativas para minimizar ou frear essas condições.
Em um pequeno empreendimento, adotar atitudes sustentáveis para o negócio auxilia a contribuir com o desenvolvimento ambiental e social. Também, pode inspirar colaboradores e clientes a fazerem sua parte.
Além disso, ser uma empresa sustentável pode atrair maior retorno financeiro, seja pela economia das ações adotadas, seja pela atração de mais clientes com valores parecidos, o que fortalece a imagem da marca. Os consumidores estão cada vez mais conscientes e, por isso, têm buscado empresas que se preocupam com o meio ambiente.
Para o fortalecimento da imagem da marca, também pode ser incentivada a divulgação dessas atitudes sustentáveis, conseguindo alcançar, dessa forma, o público que acredita e apoia a causa ambiental.
Por isso, é importante mostrar para as pessoas quais as ações a sua empresa faz nesse sentido. Você pode usar os canais digitais, como o Instagram, para tirar fotos e fazer Stories que contam um pouco dos bastidores do seu negócio e o envolvimento que ele tem com a sustentabilidade.
Além disso, é possível estimular uma atitude baseada nesses princípios para os seus clientes. A sua empresa pode ser um veículo de transformação e de informação sobre o assunto. Para isso, novamente, use as redes sociais para compartilhar conteúdos relevantes e conscientizar ainda mais o seu público.
Como adotar atitudes sustentáveis para o negócio?
O assunto despertou seu interesse? Confira, agora, 4 dicas de como implantar ações para levar a sustentabilidade a sua empresa!
1. Escolher parceiros e fornecedores sustentáveis
Os seus fornecedores têm atitudes sustentáveis? Converse com eles para entender se estão conscientes sobre a importância do tema e quais ações fazem nesse sentido, como usar energias renováveis.
Outro exemplo é trabalhar com alimentos orgânicos. Se você é do setor de gastronomia, por exemplo, vale comprar de fornecedores que atuam com esse tipo de produção. Prestar atenção a essas informações ao escolher de quem a sua empresa faz suas aquisições significa ter um olhar voltado à sustentabilidade.
Portanto, é importante contar com parceiros e fornecedores que tenham os mesmos valores que o seu negócio, e a sustentabilidade é um deles. Vocês podem, inclusive, combinar iniciativas conjuntas nesse sentido, se houver interesse.
Com isso, contam com mais recursos disponíveis para investir nessas ações. É possível, por exemplo, realizar uma ação de vendas em parceria, e reverter os lucros para organizações que protejam o meio ambiente.
2. Substituir produtos
Será que os produtos ou matérias-primas que você usa no seu negócio não têm uma alternativa mais sustentável? A pergunta é válida tanto para os itens que você e sua equipe utilizam no dia a dia quanto para a produção daquilo que a sua empresa comercializa.
Se você tem um restaurante, que tal começar a adotar alguns alimentos orgânicos? Não precisa modificar o seu cardápio inteiro, mas agregar essa opção já é um passo em direção à sustentabilidade.
Para salões de beleza, por exemplo, existem diversas alternativas de produtos bons e com um ótimo custo-benefício que vem de produtores sustentáveis. Teste esse tipo de solução no seu estabelecimento para ver a resposta do público.
Você pode começar dando um desconto em uma hidratação feita com esses novos tipos de itens. Assim, se eles tiverem uma boa aceitação, você pode incorporar esses produtos de forma mais ampla no seu negócio. Outra opção é pedir para os clientes levarem os próprios materiais, como alicates, para diminuir o consumo desses itens no salão.
3. Promover mudanças na estrutura do negócio
Para ser sustentável, você não precisa gastar com tecnologia de ponta e tendências mais avançadas. Quando falamos em pequenos negócios, mudanças simples já fazem a diferença.
Use e estimule os colaboradores a adotarem bicicleta para o deslocamento, quando for possível. A substituição de materiais descartáveis, como copos plásticos e talheres, também é uma atitude importante, porque são uma grande fonte de desperdício. Para evitar essa situação, você pode presentear os profissionais ou promover o uso de canecas ou copos reutilizáveis.
Reduzir o uso de papel também é algo simples que pode ser feito. Adaptar e automatizar os processos facilita o trabalho e minimiza o uso do papel, o que ajuda, ainda, a reduzir custos. Traçar metas com a equipe pode ser interessante para incentivar essa atitude.
Estimular a economia de água e energia são ações essenciais para a sustentabilidade. Coloque lembretes em pontos estratégicos da sua empresa para que os colaboradores tenham isso sempre em mente.
Além disso, desligue os computadores quando eles não estiverem sendo utilizados para não gastar energia além do necessário. Buscar alternativas para a descarga do banheiro também é uma boa pedida para tornar a sua empresa sustentável.
O seu negócio oferece lanchinhos para os funcionários? Então, opte por alimentos mais saudáveis e, de preferência, que não venham embalados em plásticos. É sempre melhor evitar o consumo, ou praticá-lo de forma consciente, do que pensar em como minimizar o impacto do mesmo.
Mas, nos casos em que isso não pode ser realizado, a reciclagem pode ser outra atitude simples que fará diferença na sua empresa. Coloque um lixo para cada tipo de item para facilitar a coleta, instrua os colaboradores e promova um gerenciamento de resíduos alinhado com o desenvolvimento sustentável.
Se o seu negócio for um pouco maior e seu orçamento permitir, investir em energia solar é uma ótima maneira de praticar a sustentabilidade. Além de utilizar energia limpa, o investimento retorna para seu negócio, que apresentará uma conta de luz mais barata, ajudando a reduzir custos.
4. Treinar a sua equipe
Quando promovemos mudanças em um ambiente, principalmente, de fundo cultural, é importante envolver e sensibilizar todas as pessoas que necessitam fazer parte dessa transformação, para que as ações adotadas sejam efetivas.
Muitas das atitudes sustentáveis para o negócio dependem do empenho individual dos colaboradores. Realizar treinamentos curtos, que demonstrem o comprometimento da marca com esse conceito e a importância das mudanças propostas costuma engajar a equipe e auxilia a garantir adesão maior.
Neste post, vimos que adotar atitudes sustentáveis para o negócio é uma tarefa plenamente possível e muito importante. Essas ações refletem o compromisso da sua marca com o desenvolvimento ambiental e social, inspiram colaboradores e clientes, além da possibilidade de trazer retorno financeiro.
O que você achou do conteúdo? Se quiser receber mais assuntos como esse diretamente no seu e-mail basta se inscrever na nossa newsletter aqui abaixo!
O que você achou deste conteúdo?
Obrigado pela sua avaliação