Desde que foi lançado no mercado, em novembro de 2020, o Pix vem conquistando cada vez mais adeptos. De acordo com dados do Banco Central, até abril de 2021, as transações pela nova modalidade somavam mais de R$ 300 milhões.
Mas você sabia que o Pix está sempre inovando e conta com diversas funcionalidades para tornar o seu dia a dia mais fácil? No post de hoje, separamos 4 delas para explicar melhor para você. Vem ler!
Três principais aprendizados de hoje
- A primeira funcionalidade do Pix que trouxemos hoje é a possibilidade de devolução do dinheiro enviado, em caso de engano. Nesse caso, o recebedor deve combinar a devolução do dinheiro com o pagador. Já a segunda funcionalidade apresentada é a de copiar e colar o código. Ela facilita a vida do pagador quando ele quiser, por exemplo, fazer uma compra online pelo próprio celular, ou copiar e colar um código entre duas contas diferentes.
- A terceira funcionalidade Pix é a visualização no extrato. Toda transação feita por Pix gera um comprovante de transferência, tanto para o pagador, quanto para o recebedor. Isso aumenta a transparência das operações e facilita o seu controle financeiro.
- Já a quarta e última funcionalidade da lista é a facilidade de cadastrar, excluir e mudar as suas chaves Pix. A chave Pix contém todas as informações necessárias para uma transferência por esse meio de pagamento e evita que você fique passando todos os seus dados sempre que quiser receber um Pix. Você pode cadastrar o seu e-mail, o seu telefone celular, o seu documento ou uma chave aleatória. Essas chaves podem ser excluídas e cadastradas a qualquer momento, como você preferir.
- Devolução
Sabia que, se você receber uma transferência por Pix por engano, pode devolver o dinheiro? Mas isso só pode ser feito por quem recebeu o dinheiro incorretamente. Assim, uma vez que a transferência é efetivada, o valor só pode ser recuperado se quem recebeu a transação entrar em contato com o pagador, para combinar a devolução.
Como erros de envio podem acontecer, essa funcionalidade evita que o pagador perca dinheiro e que o recebedor fique com um dinheiro que não sabe a fonte.
- Copia e cola código
A funcionalidade Pix “Copia e Cola” permite que o QR Code enviado a alguém para fazer o pagamento seja transformado em um código. Ela é oferecida por todas as instituições que operam com o Pix.
Basicamente, todos os dados da imagem são transformados em um código, já que se trata de um link ou código gerado a partir do QR Code para pagamento.
Essa funcionalidade facilita ainda mais as compras dos clientes, que têm mais opções para escolher como querem pagar pelos produtos adquiridos.
- Visualização no extrato
A cada transação realizada por meio de Pix, um comprovante de transferência é gerado, tanto para quem paga quanto para quem recebe. Todos os documentos referentes a essas operações financeiras podem ser consultados no extrato.
Assim, isso facilita o seu controle financeiro em relação às movimentações feitas por Pix e aumenta a transparência das transações.
- Cadastro de Chave Pix
A chave Pix contém todas as informações necessárias para uma transferência por Pix e evita que você fique passando todos os seus dados (nome, documento, instituição, agência e conta) sempre que quiser receber um Pix.
Você pode cadastrar o seu e-mail, o seu telefone celular, o seu documento ou uma chave aleatória. Uma vez cadastrada, basta enviar a sua chave Pix para o pagador, ou gerar um QR Code a partir dela, com todas as informações da venda. Pronto! Você não precisa enviar mais nenhum dado seu.
Lembrando que as chaves Pix podem ser excluídas e cadastradas a qualquer momento, como você preferir!
E aí, o que você achou do post de hoje? Se você quer ficar por dentro de todas as novidades do Papo de Balcão, participe do nosso grupo exclusivo do Telegram. Para isso, é só clicar aqui pelo celular: Grupo PDB.
Obrigada pelo papo e conte com a gente!