Tempo de leitura: 6 minutos

O Dia dos Namorados é uma das datas mais relevantes para o varejo no Brasil. Para 2022, a estimativa da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) é de que haja um aumento de 2,5% nas vendas para a data comemorativa, em comparação com o ano anterior. 

Além disso, o comércio online também deve se beneficiar, já que muitas pessoas estão comprando virtualmente. Só em 2020, o comércio eletrônico cresceu 68% em relação a 2019 e o hábito de comprar online chegou para ficar.  

Por isso, no post de hoje, vamos trazer algumas dicas para você melhorar suas vendas no e-commerce no Dia dos Namorados. Vem ler! 

Três principais aprendizados  de hoje

  1. A primeira dica de hoje para garantir vendas no e-commerce no Dia dos Namorados é fazer um planejamento financeiro. Com isso, você entende o quanto pode investir nas ações para a data e não compromete o seu caixa. Mas  você não precisa gastar muito para ter bons resultados. Com planejamento e criatividade, é possível criar estratégias para vender mais e encantar seus clientes. A segunda dica é apostar em inovação. Pense em produtos que aproximem os casais, já que muitos podem estar distantes por conta da pandemia. Além disso, customize suas redes sociais para o Dia dos Namorados e ofereça todo o suporte que seus clientes precisam.
  2. A terceira dica da nossa lista é investir em personalização. Envie presentes especiais para os seus clientes aproveitarem o Dia dos Namorados, como um vinho ou uma caixa de bombons. Você também pode montar uma playlist no Spotify e compartilhá-la com os consumidores. Outra ideia é apresentar histórias inspiradoras de casais nas suas redes sociais. 
  3. Já a quarta dica é criar experiências inesquecíveis para os seus consumidores. A data é um momento especial para os casais e a sua empresa pode ajudar a melhorar ainda mais o dia. Separe uma seção no seu site destinada à data, com produtos e condições exclusivas. Além disso, para não frustrar os clientes, é fundamental garantir que os prazos de entrega sejam cumpridos. A quinta e última dica é acolher os seus clientes. Ofereça serviços únicos para o Dia dos Namorados, como a escrita de cartões à mão. Esse tipo de iniciativa aproxima os casais e humaniza o seu atendimento ao cliente. 
  1. Planejamento financeiro

Como estamos vivendo em uma época de instabilidade, analise suas contas e veja o quanto você pode investir em ações específicas para o Dia dos Namorados. 

Ao mesmo tempo, você não precisa gastar muito para ter bons resultados e criar algo diferenciado para os seus clientes. Então, não se preocupe. 

O importante é saber o quanto você pode gastar para não comprometer o seu caixa. Nesse momento, planejamento e criatividade são grandes aliados. Com estratégias bem pensadas, é possível ter bons resultados de vendas, mesmo com um orçamento mais enxuto.

  1. Inovação

Alguns casais podem passar o Dia dos Namorados separados por conta da pandemia. Então tente inovar nos produtos para aproximar as pessoas na data. 

Se você trabalha em uma confeitaria, por exemplo, pode criar um chocolate em formato de coração e cada parte do casal recebe uma metade. 

Pense em produtos que aproximem as pessoas e as mantenham conectadas, mesmo à distância. 

Além disso, é importante que você utilize o digital para promover seus produtos e atender os clientes. 

Perto do Dia dos Namorados, o volume de solicitações pode aumentar e é preciso oferecer uma resposta a todos os consumidores. Uma ideia aqui é você personalizar sua linguagem e suas redes sociais de acordo com a data comemorativa. 

Por fim, abra o canal de comunicação com os seus clientes e estimule as pessoas a compartilharem a experiência com a sua marca nas redes sociais. 

Quando um consumidor marca a sua empresa em uma postagem, pode atrair mais pessoas interessadas nos seus produtos, aumentando o seu engajamento e as suas vendas.

  1. Personalização

Para os seus melhores clientes, envie presentes especiais, como um vinho ou uma caixa de bombons.

Outra ideia é montar uma playlist exclusiva no Spotify e compartilhar com os seus consumidores para eles ouvirem no Dia dos Namorados. Você também pode incluí-la no seu site e deixar os clientes ouvindo a seleção musical enquanto fazem as compras para a data. 

Além disso, é importante criar conexão com os consumidores neste momento. Nas suas redes sociais, traga histórias inspiradoras de casais que são seus clientes e faça stories dos bastidores da data na sua empresa. Com esse tipo de iniciativa, você fortalece o seu relacionamento com o consumidor.

  1. Experiências inesquecíveis

O Dia dos Namorados é um momento que os casais querem celebrar e guardar na memória.

Pense em como a sua empresa pode ajudá-los a ter uma experiência inesquecível na data. As pessoas costumam se planejar para o dia e pensar em cada detalhe para agradar o outro. Assim, a sua empresa deve se mostrar uma aliada para esse momento.

Você pode criar uma seção no seu e-commerce com produtos e condições especiais para o Dia dos Namorados, além de customizá-la de acordo com essa temática. 

Além disso, é fundamental que os prazos de entrega sejam cumpridos. Afinal, se no seu site está marcado que o cliente vai receber o presente no dia 11 e ele chega no dia 13, essa situação pode frustrar as expectativas e prejudicar a experiência que ele tem na data. 

  1. Acolhimento

Acolha seus clientes e mostre que eles podem contar com a sua empresa para terem a experiência que merecem no Dia dos Namorados. 

Você pode disponibilizar um serviço de escrita de cartões à mão, para serem enviados juntamente do presente comprado. 

Ofereça algumas opções prontas, com mensagens fofas, e outras personalizadas, para o cliente decidir o que deve ser escrito. 

Esse tipo de serviço agrega à experiência do consumidor, além de ser um diferencial para deixar os casais mais próximos neste momento de pandemia. 

E aí, já vai começar a preparar o seu negócio para o Dia dos Namorados? 

Para ficar por dentro das novidades do Papo de Balcão, participe do nosso grupo exclusivo  no Telegram. É só clicar aqui com o seu celular para entrar: Grupo PDB

Obrigada pelo papo e conte com a gente!