Já falamos por aqui que cada tipo de estabelecimento tem seu público-alvo. Ainda assim, a maioria das lojas têm clientes com características parecidas visitando todos os dias. Desde pessoas que te visitam todos os dias e gastam um pouco mais até pessoas que compraram uma vez e nunca mais voltaram.

Saber reconhecer esses clientes e entender seu ciclo de vida é essencial para que seu negócio continue crescendo. Isso porque conhecendo seus modos de consumo, você consegue criar campanhas específicas para cada um deles.

Mas, para começar a identificar cada tipo de cliente, você precisa saber quem visita sua loja. Perfis comportamentais, de consumo e dados pessoais vão te ajudar a entender o ciclo de vida de seus clientes.

Ciclo de vida do cliente

Principalmente pensando em estabelecimentos físicos, o ciclo de vida dos clientes é mais ou menos como na imagem acima. Abaixo explicamos mais sobre cada um dos perfis:

Clientes novos

São clientes que realizaram sua primeira compra no seu estabelecimento. É a primeira experiência deles com seu negócio como clientes, mas pode ser que eles já te conheciam antes.

Recorrentes

São clientes que já te visitaram mais de uma vez e, como o próprio nome já diz, tem certa recorrência na sua loja. Eles conhecem o seu negócio e tiveram experiências positivas, por isso voltaram.

VIP

É aquele cliente que te conhece pelo nome e está sempre comprando do seu negócio. Além de visitarem com frequência, eles também têm um ticket médio mais alto do que o resto dos seus clientes novos ou recorrentes.

Ausentes

São clientes que já não te visitam há algum tempo. Eles são divididos em duas categorias: em risco e perdidos. O que muda entre os dois é  a quantidade de dias sem visitar e esse valor pode ser diferente para cada ramo de negócio. Além disso, clientes em risco são muito mais propensos a voltar para comprar com os incentivos certos, como promoções e ofertas, por exemplo. Já o cliente perdido é quase impossível.

Com base em dados internos, a frequência média de clientes de bares é de uma visita a cada 38 dias. Assim, clientes em risco ficam sem fazer comprar por mais de 76 dias (o dobro da frequência média). Já em lojas de roupa a frequência média é de 54 dias e clientes em risco ficam mais de 108 dias sem visitar.

A partir do entendimento do ciclo de vida que cada cliente percorre, você pode (e deve) criar estratégias para atingir cada um. Promoções e descontos são recursos ideais para chamar a atenção, principalmente, de consumidores que estão ausentes.

Se você ainda não consegue identificar em qual momento do ciclo de vida cada cliente do seu estabelecimento está, uma ferramenta de CRM pode te ajudar.