Você já pensou em usar o Telegram para impulsionar o seu empreendimento? Essa não é uma ferramenta nova, no entanto, cada vez mais ela tem caído no gosto das marcas para divulgarem os seus conteúdos e os seus produtos.

Por isso, ao longo do post de hoje, nós vamos mostrar como você pode usar o Telegram para negócios, aumentando o seu alcance e conversando com o seu público-alvo. Venha ler!

Três principais aprendizados de hoje

1. Os recursos do Telegram são diversos

O Telegram é um aplicativo gratuito de mensagens instantâneas guardadas na nuvem, bastante semelhante ao WhatsApp. Os seus usuários podem criar canais com audiências ilimitadas e grupos com até 200 mil membros.

Também é possível compartilhar conteúdos em formatos variados, como áudio, texto e imagem. O app pode ser usado no celular e no computador e serve tanto para trocar mensagens com pessoas próximas quanto para divulgar a sua marca para muitas pessoas ao mesmo tempo.

2. A integração do Telegram às suas estratégias de marketing é possível e uma prática inteligente

Para aproveitar o que o aplicativo tem de melhor para o seu negócio, é preciso integrá-lo à sua estratégia de marketing. Há, então, a opção de criar um canal em que apenas você compartilhará conteúdos ou de criar um grupo, em que as pessoas podem interagir e enviar mensagens.

Para torná-los mais dinâmicos, aproveite os robôs oferecidos pelo próprio app. Eles realizam diversas funções, como programar postagens e criar adesivos personalizados.

3. A presença ativa no aplicativo é fundamental

Defina uma frequência de postagens para o Telegram. No entanto, como os usuários são notificados a cada nova mensagem, tente não perturbar os seus inscritos com muitas notificações por dia.

A constância é importante também para criar uma expectativa nos usuários, que sabem quando e que tipo de conteúdo será postado. Inclusive, não se esqueça de informar os seus seguidores em outras redes que você está presente no aplicativo, mas, da mesma forma, poste conteúdos desses outros canais no app de mensagens para divulgá-los ao público.

Por fim, use o Telegram para compartilhar publicações exclusivas, às quais os seus seguidores só poderão ter acesso ali. Isso aumentará a curiosidade das pessoas e atrairá quem está realmente interessado no que você tem a oferecer.

Afinal, o que é e como funciona o Telegram?

O Telegram é um aplicativo de mensagem na nuvem, gratuito e concorrente do WhatsApp. Ele permite que você envie arquivos de até 1,5 GB em diversos formatos, como áudio, vídeo, imagem e texto. O app pode ser acessado tanto pelo celular quanto pelo computador.

Em comparação com o WhatsApp, o Telegram oferece mais segurança e mais privacidade para os seus usuários, trazendo a opção de mensagens que "se autodestroem" depois de um tempo.

Para fazer o cadastro e conhecer melhor o aplicativo, acesse o seu site oficial. O app também está disponível na App Store e na Google Play Store. Crie uma conta com o nome da sua empresa e inclua o seu logo para personalizá-la.

O Telegram pode ser usado tanto para a troca de mensagens com os seus amigos ou com os familiares quanto para criar grandes grupos ou canais com muitos membros para a divulgação de conteúdos, como dito. Assim, quando você abre o aplicativo, percebe que a tela é muito semelhante àquela do WhatsApp, com as conversas mais recentes no topo.

A seguir, vamos aproveitar para explorar esse último ponto a fim de ajudá-lo a entender como é possível usar o Telegram para negócios.

Como usar o Telegram na sua estratégia de marketing?

Embora o Telegram não tenha sido criado como uma ferramenta empresarial, ele pode ser um poderoso aliado da sua estratégia de marketing. Hoje em dia, muitas empresas estão aderindo a esse modelo. Mesmo assim, em comparação com os demais apps — como o Instagram —, a presença das marcas ainda não é muito grande. Isso, por sua vez, pode ser positivo para o seu negócio, haja vista que a concorrência atual é menor.

Do ponto de vista dos consumidores, muitos utilizam o Telegram, principalmente, para consumir conteúdos. Assim, a tela com as conversas funciona quase como um feed, de modo que o usuário a rola para baixo na intenção de acompanhar as atualizações de cada marca e de acessar os grupos ou os canais com facilidade.

Por isso, este é um bom momento para entrar no Telegram e aumentar as suas chances de ser visto. Afinal, se o app crescer muito e os clientes estiverem inscritos em muitos canais ou grupos, provavelmente não conseguirão ver tudo que é publicado, como acontece muito no Instagram e no YouTube.

A seguir, confira algumas dicas que preparamos para você arrasar no Telegram para negócios!

1. Crie um canal

O primeiro passo para impulsionar o seu negócio com o Telegram é criar um canal. Os canais representam uma excelente forma de transmitir as suas mensagens para audiências ilimitadas. Além disso, eles permitem que mais de um administrador fique responsável pelas postagens.

Para criar o seu, você deve clicar no ícone de “Nova mensagem”, no canto superior direito do aplicativo. Então, clique no botão “Novo canal” e, depois, em “Criar canal”.

O app vai abrir uma janela para você incluir uma foto, o nome do canal e a descrição. Personalize esses campos de acordo com as informações da sua marca. O último passo é escolher se o canal vai ser público ou privado. Nesse último caso, os usuários só conseguem acessá-lo por meio de um link específico que você disponibilizará para eles.

Agora que você já tem um canal, informe os seus clientes e os seguidores de outras redes. Então, é só começar a compartilhar os seus conteúdos. Os canais permitem que apenas você fale. Assim, os inscritos só consomem o que é publicado, podendo interagir por meio de enquetes criadas por você. Os seus seguidores são notificados a cada novo conteúdo ou mensagem enviados.

Para facilitar a vida dos usuários, é possível ouvir os áudios na velocidade 2, economizando o tempo dos seus inscritos e melhorando a experiência que eles terão no app. Você também pode fixar uma mensagem no topo do seu canal com alguma informação fundamental que os novos membros devem saber.

Uma dica incrível é usar o canal no Telegram como uma curadoria de conteúdos para os inscritos, mas não deixe de divulgar os materiais que você produz em outros meios — por exemplo, como artigos de blog, como e-books, como cursos e em vídeos do YouTube.

Outra opção para fazer uso do Telegram para negócios é a criação de grupos. Vamos entender um pouco mais sobre como eles funcionam?

2. Interaja em grupos

Diferentemente dos canais, os grupos do Telegram permitem que os inscritos também enviem mensagens. O processo para criar um grupo no app é semelhante ao anterior. Clique no ícone de “Nova mensagem” e, a seguir, em “Novo grupo”.

Então, é preciso adicionar os membros. O Telegram permite até 200 mil participantes por grupo, como dito. Inclusive, essa é uma das vantagens do app em relação ao WhatsApp, que só deixa o usuário adicionar até 256 contatos em um grupo.

Depois de incluir as pessoas, crie o nome e insira uma foto. Pronto! Agora, é só começar a usar. Por mais que o grupo permita que todos os membros compartilhem informações, é possível moderar o nível de participação das pessoas. Por exemplo: você pode permitir ou não que os usuários enviem links, fotos ou vídeos e que criem enquetes.

Além disso, é possível vincular um grupo a um canal, tornando a sua estratégia no Telegram para negócios ainda mais completa. Afinal, cada um tem papéis diferentes e você deve aproveitar o melhor dos dois.

Para fazer isso, entre no seu canal e clique no nome dele. Depois, vá em “Editar”, no lado superior direito da tela. Na aba “Conversa”, você consegue selecionar o grupo correspondente para fazer a vinculação.

3. Aproveite os bots

Uma das funcionalidades mais úteis do Telegram é o uso de robôs para tarefas automatizadas. Eles são dos mais diversos tipos e permitem programar postagens, criar adesivos e moderar bate-papos. É possível até mesmo criar o seu próprio robô para funções personalizadas ou usar os que já existem dentro do app.

Para aproveitá-los, você precisa buscá-los no app como faria para encontrar qualquer outro contato. Para isso, clique no ícone de “Nova mensagem” e insira o nome do robô que você deseja.

Pensando em facilitar esse processo para você, a Techtudo criou uma lista com vários robôs para usar no Telegram. Confira aqui: "Quinze bots que vão deixar seu Telegram mais sofisticado".

4. Defina uma frequência de postagens

Como já mencionamos brevemente, um calendário de publicações é importante para qualquer rede social e, com o Telegram para negócios, não é diferente. Ao definir uma frequência de postagens, você conseguirá criar os conteúdos com mais antecedência e, é claro, de modo mais bem planejado.

Uma dica é estabelecer dias temáticos, por exemplo, a “Quinta da saudade”, que vai lembrar postagens antigas, ou a “Terça do conselho”, em que você pode dar dicas sobre o seu nicho. Isso cria uma expectativa nos seus seguidores, que sabem o que esperar para aquele dia.

Novamente, apenas lembre-se de que os inscritos podem receber notificações a cada nova mensagem. Então, é importante equilibrar o número de postagens para não perturbar os membros do grupo ou do canal.

5. Vincule o Telegram a outros canais

De nada adianta estar presente no Telegram se o seu público não sabe disso, não é? Então, avise os seus seguidores no Instagram, no Facebook, no YouTube ou nas demais redes sociais em que você estiver. Deixe o link para o seu grupo ou para o canal na bio do Instagram e crie stories e postagens divulgando que a sua marca está presente no app.

Da mesma forma, "jogue" os seus inscritos no app para os seus outros canais, divulgando os conteúdos publicados nessas redes em mensagens no Telegram. O importante é sempre buscar uma estratégia integrada de conteúdo.

6. Ofereça conteúdos exclusivos

Além de divulgar os seus materiais de outras redes no Telegram, traga algo novo para dentro do seu canal, como um conteúdo exclusivo, ao qual apenas os inscritos têm acesso — já mencionamos essa estratégia inteligente brevemente em outro momento. Isso vai aumentar a curiosidade do público e estimulá-lo a entrar no canal.

Dê dicas em áudios e também em textos para testar o que funciona melhor para a sua audiência, perguntando a preferência das pessoas fazendo uso das enquetes. Um conteúdo profundo e especializado também acaba atraindo aqueles que estão mais interessados nas suas dicas e na sua marca.

Quais são as principais vantagens de utilizar o Telegram para negócios?

Você já está por dentro das principais funcionalidades do Telegram e até de alguns benefícios de recorrer ao app nas suas estratégias de marketing. No entanto, vale a pena elencar, resumidamente, as principais vantagens das quais você desfrutará ao aproveitar o app para melhor posicionar a sua marca no seu nicho, alcançando um público maior e, por conseguinte, impactando positivamente os seus resultados em vendas, como:

  • mais economia de tempo e de recursos financeiros, já que, em razão de ser viável contar com a automação — por meio de bots —, torna-se mais fácil trabalhar a sua presença no aplicativo e garantir uma frequência interessante de interações;
  • elevação da confiança do público-alvo, afinal, se você fizer uso do Telegram para também prestar suporte aos seus consumidores, resolvendo com mais agilidade quaisquer eventuais inconvenientes, eles considerarão o seu negócio mais acessível e, portanto, mais confiável;
  • ampliação do alcance da sua empresa, haja vista que existe a opção de manter canais públicos, que poderão não apenas ser acessados por qualquer usuário, mas também compartilhados com outras pessoas.

Quais são as diferenças mais marcantes entre o Telegram e o WhatsApp?

Embora, ao longo do post, tenhamos mencionado algumas distinções entre ambos os aplicativos, como o tamanho dos arquivos que podem ser enviados, é possível citar outros fatores que também os distinguem. Um deles, por exemplo, é a questão da abertura do aplicativo no desktop.

Se você quiser utilizar o WhatsApp no computador, isso é possível, contudo, é necessário que o app permaneça ativo no smartphone. O Telegram, por sua vez, já não faz a mesma exigência. Então, após fazer o login, é só abrir a versão para computadores sempre que preciso.

Além disso, mais um ponto que pode ser bastante interessante, principalmente no caso do uso do Telegram para negócios, é a possibilidade de apagar as mensagens enviadas de forma equivocada sem que haja "rastros" deixados para trás. Isso porque, no app, é viável deletar o que foi enviado sem que os participantes da conversa sejam notificados.

No WhatsApp, por outro lado, embora haja a possibilidade de apagar uma mensagem submetida, isso fica registrado no aplicativo e visível aos demais.

Como você pôde ver, o Telegram para negócios pode ser um excelente aliado, principalmente enquanto não é tão popular no universo corporativo. Então, apostar na sua utilização como uma estratégia de marketing pode representar, inclusive, uma vantagem competitiva. Se você for novo no app, vale a pena entrar em alguns canais para ver o que outras marcas estão fazendo e se inspirar, inclusive no nosso. Por lá, compartilhamos todas as novidades do Papo de Balcão para impulsionar o seu negócio.

E então? Este post foi útil? Que tal aproveitar para conferir também o nosso artigo com dicas espertíssimas para negociar com influencers digitais no Instagram e formar boas parcerias? Vamos lá!