Tempo de leitura: 6 minutos

Como você faz o controle financeiro para e-commerce no seu negócio? Esse aspecto é fundamental para ficar sempre no azul e manter as operações da sua empresa no longo prazo. 

Olhar para a saúde financeira da sua loja online é importante para tomar decisões mais inteligentes sobre onde alocar os recursos, quais estratégias precisam ser mudadas e quais são os gargalos que fazem a sua empresa perder dinheiro. 

No post de hoje, trouxemos 6 dicas para você aplicar no seu negócio e melhorar a gestão financeira do seu e-commerce. Vem ler!

  1. Avalie o custo-benefício 

Se você já tem um e-commerce ou ainda está pensando em construir a sua loja virtual, é preciso avaliar o custo-benefício das plataformas de vendas online. 

Isso deve ser levado em consideração para a sua gestão financeira. A avaliação de custo-benefício precisa estar envolvida em um planejamento maior. 

Então, antes de adotar sistemas de gestão, analise primeiro as suas necessidades de negócio. Depois, pesquise bem as opções do mercado. 

Assim, você tem mais elementos para decidir quais as melhores plataformas para a sua empresa. 

Se você já implementou algumas soluções no seu e-commerce, é o momento de avaliar se elas estão trazendo os resultados esperados e se o seu time está aproveitando todos os benefícios que elas oferecem. 

Verificar isso pode ajudar a cortar gastos desnecessários, reavaliar a necessidade dessas plataformas ou até qualificar mais a sua equipe para aproveitar as vantagens das soluções. 

Pensando na gestão financeira do negócio, pode valer a pena adotar sistemas especializados, que ajudam em todo o processo de compra e pagamento online, trazendo insights importantes para o seu negócio. 

  1. Equilibre o frete 

Por mais que uma loja física e uma loja online tenham alguns gastos semelhantes, há particularidades em cada uma das situações.

No caso do e-commerce, por exemplo, você precisa calcular qual o melhor frete para você e para o seu cliente. 

Para o consumidor, quanto menos ele tiver que pagar para receber o produto em casa, melhor. Mas nem sempre o e-commerce consegue oferecer preços tão competitivos. 

Para ajudar nesse processo, você pode negociar com fornecedores ou buscar outros parceiros de negócio para reduzir custos e oferecer um frete competitivo para os seus clientes.

  1. Invista em divulgação

Pensando no seu planejamento financeiro, é importante reservar recursos para investir em divulgação, ou seja, para estratégias de tráfego pago, que levam mais pessoas para a sua loja online, aumentando o número de visitantes e, consequentemente, o de vendas. 

Então, converse com a equipe de Marketing para decidir quanto vai ser alocado nessa frente. Aumentar o tráfego de pessoas para o seu site é uma ótima forma de melhorar sua performance de vendas no e-commerce. 

Para isso, é necessário criar anúncios criativos, que despertem o interesse das pessoas e façam com que elas visitem a sua loja online. Se você quer ter melhores resultados com custo reduzido, é preciso conhecer bem o seu público e segmentar a audiência para os seus anúncios. 

  1. Calcule o ROI

ROI é a sigla para Return on Investment, ou Retorno sobre Investimento. Essa métrica indica o quanto os seus investimentos estão performando positivamente, ou seja, o quanto de retorno eles trazem para o seu negócios. 

O ROI pode ser calculado da seguinte forma: 

(Ganho – Investimento)/Investimento = ROI

Assim, você precisa saber quais ganhos financeiros teve com o investimento considerado e subtrair o valor do investimento feito, dividindo o resultado por esse número inicial. 

Então, por exemplo, supondo que você tenha feito um investimento de R$ 500 em anúncios e conseguiu vender R$ 3000 a partir desses anúncios, o seu ROI, nesse caso, ficaria:

(3000 – 500)/500 = 5

O número 5 indica que o seu retorno foi 5 vezes maior que o seu investimento. Em porcentagem, isso representa um retorno de 500%.

Se o retorno for positivo, isso significa que você está no caminho certo e que as suas estratégias para o seu e-commerce estão sendo eficientes (mas também podem melhorar).

Já um retorno negativo é sinal de alerta. Nesse caso, vale investigar como reverter essa situação para que o retorno aumente ou o investimento diminua. 

  1. Faça o controle de estoque

Fazer o controle de estoque em um e-commerce é fundamental para evitar, por exemplo, que o cliente compre algo online e, depois, você verifique que o produto acabou. Assim, é preciso avisar o cliente que o item está em falta, o que compromete muito a experiência que ele tem com o seu negócio. 

Além disso, fazer o controle de estoque também evita as compras de urgência, que podem encarecer os produtos e diminuir a sua competitividade no mercado.

Com a gestão de estoque em dia, você consegue planejar o seu fornecimento, o que significa possibilidade de redução de custos. Afinal, abastecendo seu estoque com antecedência, você tem mais tempo para procurar os melhores preços do mercado e negociar com fornecedores

  1. Controle o fluxo de caixa 

Seja no caso e-commerce, seja para uma loja física, o fluxo de caixa é um dos elementos mais importantes da gestão financeira de um negócio 

As entradas e saídas devem ser monitoradas diariamente para garantir a organização e o controle financeiro. 

A ideia é que, no final do mês, você fique no azul. Por isso, fazer a gestão diária das suas finanças previne surpresas. Identificando um problema no seu fluxo de caixa logo de início, é possível atuar imediatamente sobre ele, aumentando suas chances de resolvê-lo mais rapidamente. 

Nesse caso, um sistema de gestão financeira pode ajudar, já que ele registra todas as entradas e saídas, além de centralizar os dados dos seus clientes e permitir o monitoramento do seu progresso mensal de faturamento

O que você achou do post de hoje? Continue aprendendo sobre como fazer a gestão financeira do seu negócio e ouça o nosso podcast com Ana Paula Hornos, especialista em finanças e comportamento: Como ter saúde financeira.

Para ficar por dentro de todas as novidades do Papo de Balcão, acompanhe nosso grupo no Telegram. Se você quiser participar, é só clicar neste link, utilizando o seu celular: Grupo PDB

Obrigada pelo papo e conte com a gente!