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Você sabe como manter os consumidores ativos na sua loja? Com a pandemia, continuar vendendo é um dos principais desafios dos pequenos negócios. Por isso, apostar na fidelização de consumidores é uma excelente solução. Mas como fazer isso?

No post de hoje, trouxemos algumas estratégias para você adotar no seu negócio e manter os seus clientes. Vem ler!

Três principais aprendizados de hoje

  1. A primeira dica de hoje é apostar em inovação e criatividade. Esses elementos destacam a sua empresa no mercado e mantém os clientes ativos na sua base. Uma ideia aqui é repensar o seu modelo de negócio e digitalizar processos, buscando sempre soluções criativas para os problemas da empresa. A segunda dica de hoje é disponibilizar atendimento online para os seus clientes durante toda a jornada deles com a empresa, incluindo o pós-venda. Você pode implementar um chatbot no seu site e integrá-lo ao WhatsApp, um dos canais mais utilizados pelos brasileiros. Envie ofertas e mensagens personalizadas para sempre manter contato com os seus consumidores. 
  2. A terceira dica de hoje é buscar qualificação. Na pandemia, muitos cursos online e gratuitos surgiram e o setor se fortaleceu. Você pode aproveitar o momento para ampliar o seu conhecimento e o da sua equipe com essas capacitações. Além disso, expanda o seu repertório de leitura para se manter alinhado ao mercado e implementar novas soluções na sua empresa para manter os clientes comprando com a sua marca. A quarta dica de hoje é facilitar a compra no seu site. Diversifique as opções de pagamento para os consumidores, como boleto, Pix e cartões. Facilitando a compra para os clientes, é mais fácil mantê-los na sua base. Os fretes reduzidos também são uma forma de aumentar suas chances de vendas.
  3. A quinta dica de hoje é cumprir os prazos de entrega prometidos para o cliente. Afinal, se a sua empresa não entrega os pedidos dentro do tempo combinado, o consumidor pode ficar bastante frustrado. Então, analise as condições do seu negócio e veja qual o menor prazo possível para entregar os seus produtos. Lembrando que prazos muito longos podem afastar os clientes. A sexta e última dica de hoje é estimular os seus clientes a compartilharem nas redes sociais a experiência que tiveram com o seu negócio. Com isso, você conta com um processo orgânico de recomendação, o que é bastante eficiente para expandir a sua base de clientes e manter os consumidores fidelizados.  
  1. Inovação e criatividade

Durante a pandemia, os pequenos negócios tiveram que se reinventar. Nesse sentido, para manter os clientes ativos na sua base, você precisa pensar em soluções criativas e que façam o seu negócio se destacar no mercado. 

Uma dica é apostar no diferencial da sua empresa. Além disso, essa pode ser uma oportunidade para você repensar o seu modelo de negócio, as suas estratégias de comunicação com o cliente e as suas ações de marketing ou vendas.

Você não precisa revolucionar completamente a sua empresa, mas vale investir um tempo pensando em saídas criativas para antigos problemas. 

Para manter a sua empresa atualizada, pesquise sobre quais sistemas tecnológicos podem contribuir para melhorar a produtividade do time e fortalecer o relacionamento com o cliente. Digitalizar o seu negócio pode ser um primeiro passo para a inovação dos seus processos. 

  1. Atendimento online

O atendimento online é uma das melhores formas de manter seus clientes ativos na base. É importante oferecer um serviço de qualidade durante toda a jornada do consumidor. Isso significa não abandonar os seus clientes no momento de pós-venda. Essa é uma etapa fundamental para fidelizar consumidores. 

Para isso, considere implementar um chatbot no seu site e integrá-lo ao WhatsApp Business. Com essas ferramentas, o atendimento online é muito mais rápido, além de diminuir as filas de espera. 

O WhatsApp é um dos canais preferidos dos clientes brasileiros. De acordo com uma pesquisa realizada pela Mobile Time, em parceria com a Opinion Box, 93% dos brasileiros que têm o app instalado no celular acessam a ferramenta todos os dias. 

Por isso, disponibilizar atendimento online pelo WhatsApp pode ser uma boa alternativa para manter contato com os seus clientes. 

Utilize o app para enviar promoções e mensagens personalizadas de aniversário, por exemplo. Mas não esqueça de primeiro pedir permissão para compartilhar esse tipo de conteúdo.

  1. Qualificação

Durante a pandemia, os cursos online e gratuitos explodiram. Você já fez algum? Talvez esse seja o momento de buscar qualificação para você e sua equipe.

Procure conteúdos que vão contribuir para as estratégias da empresa e para melhorar o relacionamento com os seus clientes, com o objetivo de mantê-los fiéis à sua marca.

A praticidade trazida pela modalidade da capacitação online permite que você e seus funcionários acessem os cursos de qualquer lugar e façam no horário que desejarem.

Com esses treinamentos, é possível estimular a sua criatividade e buscar soluções inovadoras para os desafios da empresa, incluindo manter os clientes comprando da sua marca.  

Além disso, estabeleça metas de leitura, para ampliar o seu repertório e se manter atualizado às novidades do mercado. 

Algumas fontes que oferecem opções gratuitas de conhecimento são a Biblioteca Stone, o SEBRAE e a FGV.

  1. Compra facilitada

Oferecer condições de pagamento facilitadas no ambiente online é uma ótima alternativa para manter os seus clientes ativos na base. 

Além disso, as vendas online contribuem para que o consumidor não se desloque até a sua loja física, evitando filas e aglomerações no estabelecimento. 

Então, diversifique as opções de pagamento para os clientes. Algumas alternativas são: boleto, cartão de crédito ou débito, pagamento em dois cartões e Pix. 

Além disso, permitir o parcelamento em várias vezes e oferecer frete reduzido também facilitam a compra.  

  1. Prazo de entrega

Cumprir prazos de entrega pode ser determinante para uma boa experiência do cliente com a sua empresa, o que é fundamental para mantê-los comprando de você.

Nesse momento de pandemia, reveja se os prazos que você promete são os mais adequados para o seu modelo de negócio. 

Não se preocupe em estender um pouco o tempo, porque é melhor demorar mais um ou dois dias do que prometer um prazo de entrega e não conseguir cumprí-lo. 

Ao mesmo tempo, prazos muito longos podem afastar o cliente e fazer com que ele busque melhores condições em um concorrente.

Então, reveja seus processos para encontrar um equilíbrio entre excelentes opções de prazo e aquilo que a sua empresa realmente consegue garantir.

  1. Compartilhamento nas redes sociais

Outra forma de manter os seus clientes ativos é engajá-los nas suas redes sociais. Uma ideia é estimulá-los a compartilharem nos Stories do Instagram a experiência que tiveram com a sua empresa. 

Peça para eles marcarem o “@” do seu negócio na postagem para divulgar a marca. Quando o consumidor tem uma excelente experiência, ele está disposto a promover a empresa.

Assim, você cria uma base forte de clientes e estimula o processo de recomendação (o famoso marketing boca a boca), ideal para expandir o número de consumidores de forma orgânica.

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