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Você não sabe como manter a motivação da sua equipe atualmente? Com a pandemia, muitas empresas adotaram o modelo de trabalho remoto para continuar suas operações. 

Então, se esse é o caso do seu negócio, talvez engajar o time seja um desafio. O isolamento teve um impacto grande na vida das pessoas, mas você pode ajudar os seus funcionários nesse aspecto e mantê-los motivados. 

Mais do que nunca, a humanização no relacionamento com a sua equipe precisa estar forte. Pensando nisso, separamos 7 dicas para garantir a motivação do seu time. Vem ler!

Três principais aprendizados de hoje

  1. A primeira dica de hoje é definir o papel de cada um dos seus funcionários. Assim, eles aumentam a própria consciência a respeito de como contribuem para os resultados do negócio. Saber o próprio papel oferece um senso de propósito que pode motivar muito os membros da equipe. A segunda dica de hoje é disponibilizar atendimento psicológico online para os seus funcionários. Com a pandemia, a saúde mental das pessoas foi bastante impactada. Assim, a terapia online é uma ótima forma de oferecer suporte para o seu time. Já a nossa terceira dica é oferecer certificações digitais para a equipe. Você pode estabelecer parcerias com alguma instituição de ensino, por exemplo, e qualificar os seus funcionários por meio de cursos online. 
  2. A quarta dica da nossa lista é oferecer premiações para a equipe de acordo com a performance de cada um. As recompensas são uma ótima forma de manter os funcionários engajados e em busca de melhores resultados. A quinta dica de hoje é criar um sistema de feedback na empresa. Isso ajuda os seus funcionários a entenderem qual o seu papel na equipe e se sentirem mais confortáveis para expressar seus desejos e objetivos dentro da empresa. 
  3. A sexta dica de hoje para manter o time unido durante o isolamento social é promover um happy hour online pelo menos uma vez por mês. Você pode mandar uma cerveja para a casa dos funcionários, deixando o clima ainda mais descontraído entre a equipe. A sétima e última dica da nossa lista é flexibilizar horários e modelos de trabalho de acordo com as necessidades dos seus funcionários. Durante o isolamento, pessoas que têm filhos, por exemplo, tiveram que se adaptar para conciliar o trabalho e a vida em casa. Vale a pena entender melhor a realidade dos funcionários para combinar mudanças nos horários ou no trabalho, se for necessário. 
  1. Definição de papel 

Cada pessoa do seu time precisa entender o papel que tem e como contribui para os resultados do negócio. Mas isso nem sempre é muito claro e os funcionários podem ficar desmotivados por essa razão. 

Então, trace metas específicas para toda a equipe e para cada um dos profissionais. Com isso, cada um vai ter um plano de trabalho e um objetivo para alcançar. 

Saber o seu papel amplia o propósito dos membros do time, que também devem trabalhar unidos para alcançar o objetivo coletivo da empresa. 

  1. Atendimento psicológico online

A saúde mental das pessoas foi bastante impactada pela pandemia. De acordo com um levantamento feito pela Ipsos, em um ranking de 30 países, o Brasil ficou no quinto lugar em piora da saúde mental dos entrevistados. A pesquisa mostrou que 53% das pessoas sentiram que sua saúde mental piorou durante a pandemia.  

Nesse contexto, a procura por atendimento psicológico online aumentou muito. Já pensou em disponibilizar esse serviço para os seus funcionários? Há diversos profissionais do ramo que estão prestando atendimento online. 

Durante a pandemia, triplicou o número de psicólogos que buscaram autorização para oferecer terapia online. Então, vale analisar as possibilidades e, quem sabe, propor uma parceria com alguma clínica ou profissional para ajudar os seus funcionários. 

  1. Certificações digitais gratuitas

A procura por cursos online cresceu na pandemia. Como as pessoas passam muito tempo dentro de casa, essas certificações são boas alternativas para ocupar o tempo com o aprendizado de conteúdos relevantes. 

No primeiro semestre de 2020, a FGV registrou um aumento superior a 310% nas inscrições para os seus cursos, em comparação com o mesmo período de 2019.

Assim, disponibilizar certificações digitais gratuitas para os seus funcionários pode ser uma boa pedida. 

Cursos de idiomas, de inteligência emocional, gestão, marketing, vendas e liderança são algumas opções. Uma dica é buscar parcerias com escolas de línguas ou instituições de ensino para conseguir descontos. 

Você também pode incentivar o time, oferecendo uma certificação como recompensa pelo bom desempenho de algum funcionário. No próximo tópico, vamos falar um pouco mais sobre essa possibilidade. Confira! 

  1. Premiações

As premiações, financeiras ou não, são uma ótima forma de manter a motivação dos funcionários. Afinal, se eles sabem que vão ser recompensados pelos seus resultados, podem se engajar mais em um determinado projeto. 

Mas as premiações precisam ser relevantes para as pessoas que trabalham na sua empresa. 

Uma possibilidade para entender melhor que tipo de recompensa seria positiva para os funcionários é fazer uma pesquisa com eles. 

Você pode criar um questionário no Google Forms, oferecendo opções para a equipe votar ou deixando espaços livres para ela compartilhar seus desejos. 

Permita respostas anônimas para que as pessoas se sintam mais à vontade para se expressarem.

  1. Sistema de feedback

Os seus funcionários podem se sentir desestimulados por não saberem exatamente sua função ou sentirem que não estão contribuindo muito para a empresa. Por outro lado, talvez eles estejam muito sobrecarregados e não saibam como reportar isso para você ou o chefe do setor. 

Então, a dica aqui é criar um canal aberto com seus funcionários por meio de um sistema de feedback. A ideia aqui é que você (ou o gestor da área) e o profissional troquem impressões sobre o trabalho e as responsabilidades que ele tem na empresa.

Assim, você cria um espaço de escuta e confiança em que o profissional pode expressar como se sente dentro da empresa. 

Mas isso exige que, como chefe, você (ou outro gestor da empresa) tenha a habilidade de oferecer esse retorno de uma forma humanizada e que tenha o crescimento do funcionário como objetivo. 

  1. Happy hour digital

Já pensou em organizar um happy hour digital na sua empresa? Essa ideia é para os negócios que estão funcionando remotamente. 

Pelo menos uma vez por mês, combine de se reunir com o time depois do expediente nas plataformas online para um papo descontraído.

Uma possibilidade é mandar uma ou duas cervejas para a casa de cada um dos funcionários, se isso couber no seu orçamento. 

Essa prática pode fazer com que os funcionários se sintam menos sozinhos e mais acolhidos, aumentando o senso de pertencimento. Assim, você garante que o laço entre eles não se perca com o isolamento. 

  1. Flexibilidade

Apesar do isolamento, você deve ficar perto dos seus funcionários, mesmo que virtualmente. 

A pandemia fez com que as pessoas ficassem mais em casa e, no caso do trabalho remoto, as pessoas precisam conciliar suas obrigações profissionais com as questões de casa. 

Para quem tem filhos, o isolamento pode ser um desafio. Por isso, busque entender a condição dos seus funcionários e, se for necessário, flexibilize alguns aspectos do trabalho, como horários de reunião. 

Isso não quer dizer parar de acompanhar a performance da equipe, mas é possível combinar antes os mecanismos para fazer esse acompanhamento.

Algumas mudanças podem ser bastante significativas para algumas pessoas e não fazer tanta diferença para o contexto geral da sua empresa. 

Assim, você também contribui para uma melhor qualidade de vida do time, o que impacta positivamente no trabalho dos profissionais.

O que você achou das nossas dicas? A gente espera que elas ajudem você a cuidar dos seus funcionários e motivar o seu time. 

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