Você sabia que, entre junho e julho de 2020, o faturamento das vendas de livros no Brasil aumentou 4,4% em relação ao mesmo período de 2019? O aumento do interesse por parte do público é um dado animador. Afinal, bons livros trazem aprendizados para a vida e para os negócios. Hoje, já vemos diversas publicações focadas em livros para empreendedores ocupando as estantes e as vitrines online. Mas, afinal, como essas obras podem contribuir para a gestão da empresa?

Pensando nessa e em outras dúvidas, elencamos alguns tópicos explicativos sobre o tema. Além disso, trouxemos 8 dicas de livros que todo dono de negócio deveria ler para alavancar a empresa, melhorar a gestão de pessoas e se tornar um verdadeiro líder. Ficou curioso? Então não deixe de conferir a seleção que preparamos para você!

Qual a importância dos livros para empreendedores?

O hábito da leitura é fundamental para qualquer profissional que deseja realizar um bom trabalho e se destacar no mercado. É por meio dos livros, afinal, que o sujeito pode absorver conceitos, entrar em contato com nomes de destaque na área e obter as ferramentas necessárias para lidar com os desafios que surgem.

Não poderia ser diferente com os livros para empreendedores. Por meio dessas obras, o gestor pode buscar inspiração para o seu trabalho todos os dias a partir de conhecimentos técnicos e, também, competências comportamentais que fazem toda a diferença para impulsionar o negócio. São inúmeras as opções disponíveis no mercado. Algumas delas, você confere a seguir!

Dicas de livros

1. Mindset

O termo mindset (mentalidade) se popularizou nos ambientes corporativos, muito por conta do livro de mesmo nome de Carol S. Dweck, doutora em Psicologia pela Universidade Stanford.

Partindo da tese central de que as pessoas têm dois tipos de mentalidade, a fixa e a de crescimento, a autora mostra as principais características de cada uma delas e como elas impactam todos os aspectos da vida pessoal e profissional.

Para isso, Dweck analisa as características de personalidades famosas e pessoas comuns para exemplificar como funcionam suas mentalidades. O objetivo é mostrar como a atitude mental diante das situações é fundamental para o sucesso.

Um dos tópicos do livro é justamente sobre como esse conceito se aplica aos negócios e como o empreendedor pode explorar o seu potencial para ter sucesso na gestão da sua empresa. Mindset é um dos títulos da trilha sobre relacionamento interpessoal da biblioteca Stone.

2. O Jeito Disney de Encantar os Clientes

Quer oferecer um atendimento de excelência para o cliente? Então, você precisa ler "O Jeito Disney de Encantar os Clientes", produzido pela Disney Institute. A empresa é famosa por oferecer uma experiência de alto nível para os visitantes dos parques.

No livro, você encontra os segredos da Disney que podem ser aplicados ao seu negócio para encantar os clientes com o melhor atendimento que eles já viram. Você vai acompanhar os bastidores da empresa e quais as estratégias usadas para a fidelização de consumidores. A obra faz parte da trilha Cultura Stone Co., que você encontra clicando aqui.

3. Previsivelmente Irracional

Em Previsivelmente Irracional, o autor Dan Ariely mostra por que as pessoas tomam decisões erradas. De fácil leitura, a obra traz reflexões inovadoras para os gestores pensarem sobre os caminhos que estão construindo para o próprio negócio.

Por que a dor vai embora quando tomamos uma medicação cara, ao contrário do que ocorre com o remédio barato? Por que ostentamos em algumas refeições, enquanto economizamos alguns centavos em um produto de mercado?

O livro combate a crença de que todas as nossas decisões são pautadas em processos racionais, revelando a verdadeira face do comportamento humano e ajudando o leitor a fazer escolhas melhores.

Com base em pesquisas e experimentos empíricos, a obra vai ampliar a sua visão de mundo e impactar positivamente os rumos da sua empresa. Previsivelmente irracional está na trilha “Ética”, da biblioteca Stone. Confira aqui!

4. Conversas Decisivas

Se você busca por técnicas para melhorar a sua comunicação, o livro Conversas Decisivas é uma boa escolha de leitura. Os autores, Kerry Patterson, Joseph Grenny, Ron Mcmillan e Al Switzler ajudam você a descobrir quais são os comportamentos positivos e negativos que impactam a comunicação e que devem ser potencializados ou reparados.

Com exercícios práticos, o livro estimula você a se comunicar de forma mais clara e alcançar seus objetivos pessoais e profissionais. Conversas Decisivas também é parte da trilha sobre relacionamento interpessoal, da biblioteca Stone.

5. Paixão por Vencer

Paixão por Vencer foi escrito por um dos mais importantes executivos do mundo, Jack Welch. O livro é rico em dicas para os empreendedores alavancarem o seu negócio e enfrentarem os mais diversos desafios do dia a dia. A obra aborda temas como organização financeira da empresa, liderança, gestão de equipes, concorrência e elaboração de estratégias.

Paixão por Vencer faz parte da trilha “Gestão de Negócios". A biblioteca Stone é recheada de sugestões de livros essenciais para quem quer desenvolver o seu negócio em todos os aspectos. Para conferir esse título, basta acessar por aqui.

6. O Poder do Hábito

O Poder do Hábito, de Charles Duhigg, nos revela que entender os nossos hábitos é a chave para transformar padrões de conduta e, portanto, alcançar todos os objetivos na vida pessoal e profissional.

O repórter investigativo do New York Times traz, em sua obra, pesquisas da Neurociência que demonstram como muitas das decisões tomadas nos negócios não são meras considerações conscientes, mas sim fruto de hábitos.

Desse modo, o autor pontua a necessidade de entendê-los para mudarmos padrões neurológicos, tomarmos controle da nossa rotina e, por meio do poder do hábito, transformarmos as nossas vidas. Sem dúvida, essa é uma leitura obrigatória do empreendedor.

7. De Zero a Um

De Zero a Um, de Peter Thiel, é um livro importante para aqueles que querem aprender mais sobre inovação para se destacar no mercado. Ao longo da obra, o autor revela com dados históricos como é mais fácil copiar modelos já existentes do que criar algo novo. O progresso, portanto, não vem da melhoria de produtos já existentes, mas do monopólio.

Nesse sentido, Peter sustenta que qualquer negócio só é bem-sucedido se, sob alguma ótica, ele conta com o monopólio de uma proposta nova. Sem dúvidas, a obra é uma excelente indicação para qualquer dono de negócio.

Em especial, o livro convida o empreendedor a sair da lógica da competição no mercado para que não se torne parecido com os demais, buscando começar um negócio do zero a um, de forma única e individual.

8. Incansáveis

Por fim, vale a indicação da obra Incansáveis, de Maurício Benvenutti. Morando no Vale do Silício, o autor utilizou a sua experiência na consolidação de uma empresa de sucesso para trazer lições valiosas sobre empreendedorismo.

Maurício mostra como as inovações têm transformado a economia e as estruturas do mercado como um todo. Nesse sentido, é preciso ter consciência de que o que funcionou até então pode não funcionar nos próximos anos.

O autor mostra como esses incansáveis empreendedores de sucesso têm enfrentado empresas gigantes e já consolidadas no mercado, mudando a forma de fazer negócios e trazendo novos paradigmas.

Como aplicar os aprendizados dos livros?

A leitura, por si só, já é importante para o empreendedor entrar em contato com a realidade do mercado, absorver conceitos e descobrir as ferramentas necessárias para fazer um diagnóstico do seu negócio.

Por outro lado, algumas pequenas ações podem ser determinantes para fazer o aprendizado sair do papel. A primeira delas é estar sempre com um caderno ao lado durante a leitura. Dessa forma, é possível sintetizar aquelas lições que mais chamaram atenção e que podem ser colocadas à prova no seu negócio.

Além disso, durante a leitura, é possível que surjam ideias e soluções para problemas que você já identifica na empresa. Com uma caneta em mãos, fica mais fácil recordá-las. Por fim, não se esqueça de trazer essas propostas para o seu time. Sem dúvidas, a partilha das boas ideias trará luz para as ações das equipes e passará a fazer parte das estratégias do negócio

Quais são as dicas para ler mais?

Agora que você já sabe quais são os 8 livros da nossa seleção, confira uma lista com dicas imperdíveis para ler mais e expandir o seu conhecimento sobre negócios:

  • estabeleça um horário para ler todos os dias;
  • lembre-se: ler 10 minutos diariamente é melhor do que não ler;
  • coloque metas de páginas por dia ou semana;
  • use o aplicativo Goodreads para monitorar suas leituras;
  • carregue sempre um livro com você e leia em qualquer lugar;
  • espalhe livros pela casa para sempre ter uma leitura por perto;
  • troque o tempo ocioso nas redes sociais para ler mais;
  • procure mais informações sobre os autores e suas obras;
  • combine de ler o mesmo livro com um amigo para um debate de ideias.

Sem dúvidas, os livros são fonte inesgotável de conhecimento e fundamentais para qualquer um que deseja ter sucesso na vida profissional. Para os empreendedores, em especial, os livros não só trazem a bagagem teórica necessária para guiar um negócio, mas também motivam a buscar o novo e percorrer um caminho ainda desconhecido, para o qual não há fórmula.

Os livros para empreendedores ainda são fonte de motivação para enfrentar os diversos desafios e persistir no seu propósito. A lista acima indicada aponta algumas das inúmeras obras para empresas de sucesso que você pode obter para essa empreitada. Lembre-se, no entanto, de que a leitura é apenas o primeiro passo para transformar o seu negócio. Nesse sentido, vale buscar a realização de cada aprendizado, trazendo as boas ideias para a sua equipe e as inserindo no planejamento estratégico.

E aí, já escolheu sua próxima leitura? Se você gostou deste conteúdo e quer ficar por dentro de todas as novidades do blog sobre empreendedorismo, não deixe de assinar a newsletter!