Você já faz promoções nas redes sociais? Se essa ainda não é uma prática adotada pelo seu negócio, talvez seja o momento perfeito para repensar as suas estratégias. Afinal, atualmente, o Brasil é o terceiro país em que as redes sociais são mais utilizadas, ficando somente atrás da Colômbia e das Filipinas, e a tendência é de que o número de brasileiros nesses canais cresça cerca de 20% até o final do ano de 2023.

Além disso, hoje em dia, o Instagram — que já foi especialmente pensado e projetado para o acesso pelos smartphones — é o queridinho no ranking, pode-se dizer, seguido pelo Facebook, que é uma plataforma abrangente e bastante versátil, sendo capaz de reunir, em um só lugar, inúmeras funcionalidades. A grande verdade é que ambos os canais são os que mais oferecem opções diversas para que os negócios divulguem os seus serviços e/ou produtos.

Pensando nisso, neste post, nós resolvemos trazer algumas dicas para você ter ótimos resultados com as suas promoções nas redes sociais. Venha ler!

1. Crie anúncios

Naturalmente, o ponto de partida em se tratando de fazer promoções nas redes sociais é criar anúncios, afinal, eles são excelentes aliados para a divulgação do que o seu empreendimento tem a oferecer ao público — seja um serviço, seja um produto — e para o redirecionamento dos usuários até a sua loja online. Além disso, outra vantagem bastante expressiva é que o alcance de bons resultados com a implementação dessa estratégia não depende diretamente de grandes investimentos de recursos financeiros.

Nas redes sociais, de modo geral, é possível impulsionar as suas publicações e promover posts patrocinados. Para criar os seus anúncios, porém, não se esqueça de fazer uma conta comercial nessas plataformas, porque esse modelo oferece muito mais benefícios para os negócios. O Instagram, por exemplo, permite a inserção de tags nos produtos comercializados, as quais podem levar o potencial cliente até a sua loja virtual, como dito.

2. Segmente o seu público

Em complementação ao tópico anterior, a segunda dica-chave é não deixar de apostar na segmentação do público que você deseja impactar com os anúncios criados. No entanto, para que isso seja viável, é imperativo que você defina o tipo de cliente ideal para o serviço e/ou a mercadoria que está em promoção. Lembre-se de que, ao fazê-lo, você conseguirá ter uma precisão maior no momento de determinar as ofertas e poderá, como um "plus", diminuir os custos envolvidos nesse processo.

Nesse contexto, ao optar por anunciar nas redes sociais do seu empreendimento, a segmentação do seu público pode ser realizada de acordo com a região ou com a faixa etária, por exemplo. O que é preciso se ter em mente é que o fato de você selecionar um grupo de pessoas específico para ser atingido pelas suas promoções aumenta — e muito — as suas chances de vendas.

3. Capriche na arte

A nossa terceira dica para atingir melhores resultados por meio da criação de promoções nas mídias digitais é caprichar na arte das publicações que divulgarão as ofertas. Lembre-se de que a identidade visual da sua marca precisa trazer destaque aos anúncios, de maneira que os clientes potenciais prestem atenção àquilo que é oferecido.

Além disso, outro ponto de extrema importância é prezar, ao máximo, a clareza das informações, não deixando dúvidas acerca das condições da promoção, do período de validade e do valor do desconto, por exemplo. É fato que, nas redes sociais, os usuários são bombardeados a todo momento por milhares (mesmo!) de informações simultaneamente. Por isso, se você deseja concretizar vendas por esses canais, é preciso sobressair perante o resto.

A ideia por trás do "capricho na arte" é justamente captar a atenção do seu potencial consumidor no momento em que ele rola o feed despretensiosamente ou passa os Stories, fazendo-o parar na sua publicação. Nesse mesmo sentido, também é essencial que a legenda do post "dialogue" com a imagem, caso você esteja divulgando uma promoção por meio de uma publicação.

4. Defina quais são os seus objetivos

O planejamento de uma promoção eficiente — e, nesse caso, essa etapa independe do meio que será utilizado para a sua divulgação — requer que você determine o que almeja atingir a partir dela, a exemplo de:

  • fidelizar os seus atuais clientes;
  • ampliar o seu alcance de consumidores;
  • dar saída a mercadorias que permanecem paradas no seu estoque há algum tempo;
  • lançar produtos e/ou serviços.

As motivações podem ser as mais diversas, mas o que realmente é indispensável é ter bem definido esse propósito. Isso porque será ele que direcionará você da maneira ideal no que diz respeito à seleção das ações de publicização mais apropriadas para a criação de campanhas bem-sucedidas.

Nesse mesmo contexto, vale também a pena dividir o seu objetivo em metas menores e mais específicas. Dessa forma, torna-se possível medir a performance das estratégias colocadas em prática e, se necessário, verificar em que ponto é preciso otimizá-las para obter os resultados projetados.

5. Aposte em bons conteúdos

A nossa quinta dica, embora seja mais específica para um grupo seleto de itens comercializados, é altamente relevante e, portanto, não poderia ficar de fora. Nesse caso, falamos dos produtos digitais e de uma excelente forma de atrair o seu público para a promoção: oferecer uma amostra grátis.

Se o seu curso online está com desconto, por exemplo, aproveite e disponibilize uma aula gratuitamente para o potencial cliente analisar se esse material faz sentido para ele, suprindo as suas necessidades. Esse tipo de tática pode ser fundamental para a tomada de decisão das pessoas que ainda estão indecisas sobre consumir ou não o que você comercializa.

Outra dica-chave — e que não deve ser negligenciada, por mais "tentado" que você seja — é não exagerar nas promoções nas suas redes sociais. Nesses canais, você deve focar a produção de bastantes conteúdos relevantes e gratuitos para ajudar os seguidores e, aí sim, equilibrar esse tipo de postagem com as suas ofertas.

6. Aproveite as datas comemorativas

O calendário comercial é recheado de datas comemorativas. Elas podem — e devem, na verdade — ser bem aproveitadas pelos negócios para impulsionar o número de vendas fechadas com a utilização de promoções sazonais. Bons exemplos nesse sentido são a esperadíssima Black Friday, o Dia das Mães, o Dia dos Pais, a Páscoa, o Dia do Consumidor, o Natal, o Dia dos Namorados etc.

Inclusive, a depender do nicho de atuação do seu empreendimento, é viável (e altamente recomendável) explorar também outras datas temáticas e que tenham alguma relação com o seu negócio. Um bom exemplo é promover uma campanha superespecial para o Dia do Orgulho Nerd — celebrado em 25 de maio — caso você conduza um e-commerce de produtos geek e HQs. O que é, de fato, imprescindível é identificar datas que sejam especiais para o seu público-alvo e brincar com a sua capacidade criativa.

7. Disponibilize vantagens no frete

Acredite: em boa parte das vezes, um frete com um valor muito alto é a razão para o abandono do carrinho de compras nas lojas virtuais, representando uma das objeções mais comuns para o fechamento das vendas. Pensando nisso, oferecer vantagens na taxa de entrega é uma excelente prática para contornar esse problema e, de quebra, aumentar o número de conversões.

Sabemos que, para muitos lojistas, não é viável disponibilizar o frete gratuito em todas as compras feitas no e-commerce sem que seja necessário arcar com prejuízos. Entretanto, se esse for o seu caso, você pode cogitar, por exemplo, oferecer o benefício apenas para clientes que atingirem um determinado valor em compras. Como um "plus", isso ainda deixará o consumidor tentado a inserir mais alguns itens no carrinho para chegar ao mínimo necessário, o que, por sua vez, impactará positivamente o seu ticket médio.

Além disso, lembre-se de que há a opção de avaliar negociações com transportadoras no intuito de oferecer fretes com valores mais acessíveis para algumas localidades e fechar contratos com os Correios, de maneira a tornar os valores mais vantajosos.

8. Invista em um atendimento de excelência

Quando você faz uma promoção, é natural que ocorra um aumento no número de clientes que procuram o seu negócio para tirar dúvidas. Afinal, condições especiais, como descontos, podem elevar a demanda de um produto.

Por isso, é preciso garantir um bom suporte a esses clientes. Então, reforce o seu atendimento e garanta que todos serão respondidos — tão rapidamente quanto possível. Uma boa prática é oferecer diferentes possibilidades de contato com o seu negócio, como WhatsApp ou telefone, além das próprias redes sociais.

9. Fique de olho nas métricas

Para entender o nível de eficiência da promoção realizada, é preciso ficar de olho nas métricas, principalmente na conversão de vendas. Antes disso, no entanto, na hora de planejar a sua oferta, é indispensável estabelecer metas, como brevemente mencionado. Depois, você deve comparar os resultados de vendas com o objetivo previamente estabelecido.

A realidade é que isso vai servir de aprendizado para as próximas promoções em redes sociais que você fizer. Afinal, se os resultados alcançados ficarem muito acima da sua meta, você entenderá que a capacidade de vendas do seu negócio é melhor do que imaginava até então. Por outro lado, se os números ficarem muito abaixo do seu objetivo, talvez seja interessante propor uma meta mais realista ou até mesmo repensar as suas estratégias atuais.

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