Você já parou para pensar na importância das parcerias para o Dia das Mães? O mercado está cada vez mais competitivo, principalmente em datas comemorativas. Sendo assim, contar com boas estratégias e parcerias faz toda diferença para conseguir bons resultados.

Celebrado neste ano no dia 8 de maio, o Dia das Mães é um momento especial e extremamente movimentado para os empreendedores — por isso, ter iniciativa e criatividade é essencial para montar ações inteligentes, buscar parcerias e potencializar as suas vendas.

Se você deseja saber como aproveitar melhor as oportunidades de um dos feriados mais importantes do ano, nós vamos ajudar! Continue a leitura deste post e veja 9 dicas valiosas para criar ótimas parcerias para o Dia das Mães e atingir seus objetivos!

O que são as parcerias comerciais?

As parcerias comerciais são acordos entre dois negócios para oferecer soluções unificadas aos clientes. Geralmente, são relações criadas entre empresas que têm objetivos semelhantes e, juntas, podem melhorar a experiência do consumidor, promovendo resultados positivos para todos.

Por que as parcerias comerciais são importantes?

As parcerias comerciais são uma estratégia muito importante para ter diferenciais e se destacar no mercado, aumentando as vendas. Por esse motivo, é algo extremamente interessante, principalmente para períodos movimentados como o Dia das Mães.

Quando o negócio adota essa estratégia, ele consegue ampliar, com facilidade, o número de pessoas que terão acesso aos seus produtos e serviços. Além disso, o negócio será capaz de reforçar a presença da sua marca em outros lugares, reforçando o seu branding. Isso contribuirá para o aumento dos indicadores de vendas e os lucros a médio e longo prazo.

Como as parcerias ajudam a potencializar resultados?

Quando um negócio realiza uma parceria com outra marca, as possibilidades para ter bons resultados no mercado são bem maiores. Afinal, é uma forma para unir qualidades e desenvolver soluções mais vantajosas para os consumidores. Ao mesmo tempo, permite que ambos os negócios possam ampliar a sua presença em novos setores e regiões econômicas.

Se feitas em uma data especial, o seu potencial é ainda maior. Esse é o caso das parcerias para o Dia das Mães, que contribuem da seguinte forma:

Aumentam o alcance da marca

Uma empresa que investe em parcerias comerciais consegue encontrar os consumidores de seus produtos em outros mercados. Para quem pretende aumentar o reconhecimento da marca, isso é algo fundamental: um negócio que é conhecido por várias pessoas consegue fazer vendas gastando menos e com menor dificuldade.

Tenha em mente que o alcance da sua marca no setor que ela atua é algo fundamental para ter mais vendas. As chances de alguém precisar de um produto ou serviço que faça parte do seu portfólio e buscar estabelecer contato com o seu negócio são muito maiores. Afinal de contas, não será necessário utilizar estratégias de marketing para obter acesso a um cliente em potencial.

Melhoram os produtos e serviços

As parcerias comerciais também ajudam a sua empresa a otimizar os seus produtos e serviços. Essas melhorias são possíveis com a troca de experiências entre a marca e o negócio parceiro. Ou seja, os seus times de vendas, marketing e relacionamento com os clientes terão contato com novas formas de executar rotinas diárias, práticas estas que muitas vezes podem ser mais eficientes e inovadoras.

Como consequência, haverá um processo de benchmarking orgânico em toda a cadeia de produção e vendas. A otimização será feita de maneira orgânica e com baixo custo. Desse modo, o negócio poderá aumentar a sua competitividade de maneira simples e com alto retorno sobre o investimento.

Fortalecem a presença no mercado

Ter uma boa presença no seu mercado sempre é importante para ganhar competitividade. Uma empresa que consegue fazer parcerias ganhará mais publicidade e contato com o seu público-alvo. Dessa forma, a sua marca será reforçada na mente de seus futuros clientes, ajudando na realização de vendas no futuro.

Uma marca com boa credibilidade é aquela que consegue fazer parcerias com outros negócios sem grandes dificuldades. Isso dá mais confiabilidade para consumidores ao fecharem vendas. Se o negócio consegue lidar com outros parceiros sem grandes dificuldades, ele certamente conseguirá lidar com as demandas de seu público-alvo.

Melhoram o networking

Todas as empresas de sucesso contam com práticas que melhoram o networking de seus profissionais e do negócio como um todo. Elas são importantes pois ajudam o negócio a sempre ter com quem entrar em contato ao realizar projetos, buscar novas parcerias ou melhorar as suas formas de vendas. Assim, você sempre terá bases robustas para se manter competitivo e à frente da concorrência.

O networking é muito importante para o crescimento de uma empresa. Ele ajuda a marca a executar projetos e a fazer trocas de experiências que proporcionam a criação de um ambiente mais eficiente para os seus negócios. Desse modo, a empresa pode maximizar a sua competitividade de maneira contínua.

Otimizam o processo de conversão

Conquistar clientes não é algo simples. A empresa deve estar atenta às demandas do mercado e, ao mesmo tempo, saber como atrair o consumidor com algo que solucione as suas demandas. Tudo isso gastando o mínimo possível.

Ao fazer parcerias comerciais, o negócio terá o apoio de um processo de vendas mais flexível, robusto e eficaz. O consumidor conhecerá a sua marca por meio de uma empresa de confiança. Como consequência, as chances de ter problemas ao fechar a venda serão muito menores.

Dá mais dados para análises de mercado

Quando um negócio realiza parcerias comerciais, ele também aumenta a quantidade de dados que estará disponível para uso em soluções de Big Data e Business Intelligence. Afinal de contas, ele conseguirá o acesso a um novo público consumidor, que não necessariamente estava em contato com os seus produtos e serviços. Para quem pretende otimizar a sua competitividade, isso é algo muito importante.

Os dados poderão ser aproveitados para otimizar as estratégias de marketing e vendas já existentes. Além disso, podem ser aplicados para a criação de estratégias de vendas que auxiliem o negócio a ter clientes que, até então, não estavam entre os seus objetivos comerciais de médio e longo prazo. Em outras palavras, abre espaço para que a empresa possa lucrar muito mais.

Aumentam a competitividade

Todos os fatores que listamos acima, em conjunto, contribuem para tornar o negócio mais competitivo. A sua marca será mais bem conhecida pelo mercado, os profissionais terão habilidades mais robustas e inovadoras e a marca terá acesso a consumidores com um custo menor. Desse modo, ela ficará mais bem posicionada do que a concorrência na hora de fechar vendas.

9 dicas para criar parceria para o Dia das Mães

Apesar de ser um assunto simples, desenvolver parcerias para o Dia das Mães é uma tarefa que deve acontecer de forma bem planejada. Em outras palavras, para ter sucesso é necessário avaliar pontos específicos da outra empresa para ter soluções que realmente sejam promissoras.

Veja, a seguir, tudo o que você precisa considerar para ter ótimas parcerias para o Dia das Mães!

1. Prepare-se com antecedência

Ainda dá tempo de você se preparar com antecedência para o Dia das Mães. Muitos lojistas deixam para decidir quais ações vão ser feitas na última hora. Assim, começando agora, você já sai na frente.

No caso das parcerias, esse é um ótimo momento para abordar outros pequenos negócios e oferecer ações em conjunto. Afinal, esses possíveis parceiros estão mais disponíveis agora do que vão estar na véspera da data comemorativa.

Além disso, vocês têm um pouco mais de tempo para testar algumas ações e ver o que mais funciona. Uma ótima dica é pedir a opinião dos clientes nas redes sociais para criar ações mais assertivas — faça enquetes no Instagram perguntando aos seus seguidores o que eles preferem.

Com isso, você e seu parceiro conseguem montar um planejamento com objetivos claros e que passaram pelo crivo dos clientes. As chances de acertar nesse caso são bem maiores, além de evitar erros e garantir resultados mais sólidos para todos.

2. Busque parceiros que têm sintonia com seu propósito

É claro que você deve pensar em vender mais com seus parceiros de negócio neste Dia das Mães. Mas não adianta fazer isso se os valores da sua empresa não estiverem em sintonia com o propósito dos seus parceiros.

Não feche negócio só porque a proposta é apenas lucrativa. Ela deve, claro, trazer retorno, mas também enriquecer a sua empresa de outra forma. Por isso, busque parceiros que tenham iniciativas semelhantes às suas, que acreditem nas mesmas causas e defendam os mesmos direitos.

A harmonia entre vocês vai transparecer nas ações que tomarem para comemorar a data em homenagem às mães. Então, não menospreze esse aspecto importante de uma parceria de negócio.

3. Faça promoções em conjunto

As promoções em conjunto com seu parceiro são uma grande oportunidade de negócio neste Dia das Mães. Se você tem uma loja de bolos, por exemplo, pode fechar uma parceria com um restaurante que utiliza o delivery apenas para refeições, mas não oferece sobremesa.

Da mesma forma, se você tem uma floricultura, pode fechar negócio com uma loja de chocolates para complementar seus arranjos. Use a criatividade na hora de escolher seus parceiros e definir promoções. Pense em qual é o seu público e no que ele gosta.

Para profissionais autônomos, como massagistas e manicures, uma ideia é buscar um salão para oferecer vouchers que podem ser usados no futuro. Assim, as possibilidades de otimizar os resultados e a experiência do cliente são maiores.

Não se esqueça de utilizar as redes sociais para divulgar as promoções e atrair a atenção dos possíveis clientes. No caso das parcerias, o alcance das publicações é ainda maior. Afinal, estamos falando de duas empresas divulgando um mesmo conteúdo para públicos diferentes.

Também é bacana estruturar a logística com seu parceiro para oferecer uma experiência fluida para os consumidores e evitar dores de cabeça para vocês. Para isso, usem um mesmo esquema de logística, com uma estrutura de entrega homogênea e consistente.

4. Customize os produtos para a data

O Dia das Mães é um momento propício para customizar seus produtos. Crie embalagens diferenciadas que indiquem que aquele produto foi feito especialmente para a data comemorativa. Personalize os kits usando a palavra “mãe” ou expressões amorosas.

Esse tipo de iniciativa vale também para customizar as suas redes sociais. Produza posts específicos para comemorar o dia e chamar atenção para a data, afinal, as suas redes serão a sua vitrine. Aproveite!

Você pode, inclusive, criar novos produtos pensando na data. Monte bolos e chocolates com a temática do Dia das Mães e teste novos sabores. Com isso, você descobre novas possibilidades que podem agradar muito seus clientes e adotá-las para vendas futuras.

5. Fidelize seus novos clientes

Com as parcerias, você vai atrair naturalmente novos clientes que vão conhecer sua marca. Então, não pare no Dia das Mães e monte estratégias para fidelizar esses novos consumidores que passaram a comprar do seu negócio.

6. Alinhe as equipes de atendimento

Lembra que falamos sobre oferecer uma experiência fluida de compra para o seu cliente? Então, aqui é muito importante que você alinhe as equipes de atendimento envolvidas nessa parceria.

Afinal, não adianta nada o consumidor ter um excelente serviço nas suas redes sociais, mas quando for fazer uma pergunta sobre as promoções para o seu parceiro, o time dele não saber do que se trata.

Por isso, na etapa de planejamento, combine com a outra empresa como vai ser feito esse atendimento e certifique-se de que ambos os times estão cientes de todos os pontos importantes das promoções e iniciativas que você está fazendo.

O momento pede solidariedade, tanto com seus parceiros, como com seus clientes. Tenha esse valor em mente e coloque a solidariedade em cada gesto para este Dia das Mães.

7. Deixe claro os termos da parceria

Para evitar desgastes no futuro, é imprescindível que você estabeleça junto com o negócio parceiro todos os termos da parceria. Tudo precisa estar extremamente claro para todos, inclusive, a participação, detalhes da divulgação, questões financeiras e comerciais.

Sendo assim, você terá toda tranquilidade para trabalhar e evitar situações indesejadas, que podem comprometer a parceria e afetar a imagem da empresa. Portanto, reserve um momento para planejar todas as etapas, registrar os dados e alinhar os detalhes — sempre ofereça feedbacks para seus parceiros.

8. Mensure os resultados

O acompanhamento das parcerias para o Dia das Mães deve ser contínuo, analisando os indicadores e resultados obtidos. Além disso, também é importante avaliar a opinião do consumidor e notar o que está indo bem e o que precisa ser aprimorado.

Diante disso, registre os dados e monte um histórico sobre as parcerias, para saber se realmente estão atingindo os objetivos. Dessa forma, aperfeiçoar o processo se torna uma tarefa simples, precisa e baseada em dados, o que ajuda a elevar os resultados.

9. Estude o público-alvo

As características, hábitos de consumo e preferências do consumidor são relevantes para direcionar as estratégias comerciais. No caso das parcerias não é diferente, e você deve contar com negócios que sejam compatíveis com os seus consumidores.

Portanto, estude o seu público-alvo e entenda tudo sobre ele, para ter facilidade para identificar empresas que vão otimizar a experiência do cliente. Assim, as possibilidades de conversão e fidelização são mais eficientes e contribuem para aumentar as vendas.

Podemos concluir, neste artigo, que as parcerias para o Dia das Mães são ótimas estratégias para potencializar as vendas. Sendo assim, não deixe de seguir as nossas dicas para ter parceiros promissores e oferecer uma experiência incrível aos seus clientes em uma data especial. Desse modo, a sua empresa sempre conseguirá lucrar ao máximo.

Quer ter acesso a conteúdos incríveis como esse? Então siga nosso Instagram e fique de olho nas novas postagens do blog por lá!