Cultura do Autoatendimento
Fazer compras sem precisar ser atendido por alguém? Isso poderia parecer loucura há alguns anos atrás, mas tem se tornado uma realidade nos dias atuais.
A cultura do autoatendimento, praticada nos Estados Unidos há mais de 10 anos, está crescendo cada vez mais no Brasil. Segundo a pesquisa realizada pela Global Market Insights, empresa de pesquisa de mercado e consultoria de gestão, de 2021 a 2027, o mercado de autoatendimento deve crescer aproximadamente 11% ao ano. Em 2020, ultrapassou US$ 3,5 bilhões transacionados e a projeção de valor para 2027 é de US$ 6,5 bilhões.
Com a pandemia, a força do autoatendimento cresceu ainda mais. No cenário do isolamento social, o autoatendimento implementado em prédios, por exemplo, ofereceu proteção aos moradores, evitando que eles saíssem do condomínio para ir a possíveis centros de aglomeração, como supermercados e farmácias.
Além disso, o autoatendimento promove praticidade no dia a dia, possibilitando que os clientes evitem trânsito, necessidade de procurar vagas para estacionar, perder tempo em filas, entre outras vantagens.
VMtecnologia
É nesse cenário que apresentamos nosso parceiro, a VMtecnologia, um dos maiores ecossistemas de autoatendimento do mercado brasileiro, tendo como principal produto a VMpay que oferece uma plataforma completa de gestão e pagamento para micro markets, lavanderias autônomas e vending machines.
Em 2020, a VM procurou a Stone, e explicou algumas dores que tinham em relação aos meios de pagamento: os segmentos que atendem têm taxas altas e transações com tempo de resposta lentos. Por se tratar de um varejo de baixo ticket médio, quaisquer centavos influenciam muito na lucratividade do cliente.
Por se tratar de vendas não assistidas, quando existe uma demora na confirmação da transação a possibilidade de o consumidor final sair sem pagar é maior. Muitas vezes, ao ver a mensagem de processamento de compra na tela de um totem, acredita que a transação já foi confirmada. Então, a agilidade da comunicação, seja ela de conclusão ou de falha, é essencial para o sucesso do negócio do nosso cliente.
Antes de integrar com a Stone, a principal dor da empresa era a dependência das TEF houses tradicionais de mercado, que impediam a customização das soluções de pagamento conforme as necessidades dos seus clientes.
Luiz Schwab, COO da VMTecnologia, conta que além das soluções oferecidas não atenderem por completo, tinham muitos problemas de indisponibilidade, incompatibilidade com bandeiras e custo alto para o mercado que atendem. Com a integração direta com a Stone, eliminaram essas dores por completo.
Parceria com a Stone
A VM integrou com o TEF, sigla para Transferência Eletrônica de Fundos, um sistema que possibilita que vendas de crédito, débito ou voucher sejam realizadas de maneira mais eficiente. Com a integração com a Stone, a VM possui certificação para rodar com TEF próprio, atuando como uma TEF House. O intuito é que o cliente possa se servir e pagar sozinho, sem a interação de nenhum funcionário, além de evitar erros humanos e facilitar a gestão do estabelecimento!
“A integração foi um sucesso e a experiência do time de desenvolvimento com a Stone foi bastante positiva. Os manuais e documentações disponibilizados contêm uma boa descrição dos processos e quando surgiram dúvidas o suporte sempre nos orientou de maneira satisfatória pelos diversos canais de atendimento” - Luiz Schwab - COO
Benefícios da integração
A integração do TEF com a Stone foi importante para a empresa pois possibilita benefícios e diferenciais como:
- Integração diretamente ao sistema, sem passar por uma TEF House, diminuindo consideravelmente os custos envolvidos;
- Roda em multi plataformas, como Windows, Linux, Android e ARM;
- Integração simples e direta;
- Transação de 3 a 4 vezes mais rápida, evitando filas para o cliente e facilitando seu atendimento.
“A experiência do usuário dos nossos equipamentos melhorou consideravelmente, pois a mensagem que a Stone disponibiliza em suas transações é mais clara que as demais. O que é essencial na questão do autoatendimento, pois trata-se de vendas não assistidas. Os operadores que optam pela Stone concluem que atingem muito mais eficiência na etapa de pagamentos.” - Luiz Schwab - COO
Poucos meses após ser homologada e credenciada como parceira Stone, a VMtecnologia passou do primeiro nível de parceria, o Starter, para o segundo nível, o Master, revelando seu engajamento e foco na parceria. São poucas as empresas que têm TEF direto com as redes adquirentes. A VMpay entrou para esse grupo seleto.
Segundo Luiz, a solução construída em conjunto por meio da parceria agrega valor aos seus clientes, trazendo mais performance na velocidade das transações e, também, na taxa de conversão das transações, o que é crucial para o mercado de autoatendimento, pois suas vendas não são assistidas.
“Para nós da VMtecnologia, é essencial desenvolver a proximidade com parceiros que acreditam no mesmo que a gente: tecnologia e crescimento, gerando valor e evolução para os envolvidos.” - Luiz Schwab - COO
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