alta performance
Desenvolvimento Pessoal

Descubra 18 atributos que fizeram inúmeros atletas e empreendedores alcançarem a alta performance – Parte 3

Neste texto, fechamos a lista dos atributos necessários para quem quer se tornar um profissional de alta performance.

Há duas semanas, começamos a trazer aqui as ideias defendidas pelo famoso Psicólogo do Esporte, Bob Rotella. Ele descobriu, e apresentou em seu livro ´How Champions Think´. Ele auxiliou inúmeros atletas e empreendedores de alta performance ao longo da sua carreira, como por exemplo LeBron James. A partir destes encontrou, mapeou alguns aspectos que todos eles têm comum.

A partir disso, já trouxemos aqui no blog um primeiro e segundo compilado dos atributos e atitudes que, segundo Rob, os fizeram “campeões”. Hoje, encerramos esta lista com chave de ouro!

Dá uma olhada na parte final da lista aqui:

 

Atributos e atitudes para uma alta performance

13) Paciência X Impaciência:

Pessoas excepcionais são impacientes com os limites impostos, mas, ao mesmo tempo, são extremamente pacientes quanto a tornar-se os melhores. A maioria das pessoas fica frustrada quando entra num “programa de melhoria contínua” e não tem resultado imediato. É possível que essas pessoas desistam e aceitem o fato de que não irão conseguir melhorar. Mas, lembre-se: para melhorar (ou ser o melhor),  é preciso paciência.

 

14) Cerque-se das pessoas certas:

Nunca tente ser o melhor sozinho. Você irá precisar de pessoas para remar contigo. E claro, você precisa acreditar nelas e elas em você. Porém, é preciso selecionar essas pessoas e tratá-las bem, criando um relacionamento de lealdade e apoio mútuo. Instituições inteligentes cultivam uma atmosfera em que as boas qualidades individuais são reforçadas e as más qualidades são suprimidas ou compensadas. Pessoas excelentes sempre se cercarão de pessoas que possam ouvir (receber críticas construtivas) e que irão ajudá-las a crescer.

 

15) Ame o que faz e faça o que ama: 

Sempre haverá coisas boas e ruins em tudo aquilo que se faz. A questão é: você continuará amando, mesmo com todas as coisas ruins? Pessoas excepcionais sempre acharão entusiasmo para fazer o que fazem diariamente.

 

16) Faça aquilo que você sabe que dará certo:

Vai haver momentos em que irão lhe dar inúmeros conselhos e maneiras de “como fazer/lidar”. É preciso encontrar um meio termo entre ouvir conselhos e não ouvir absolutamente ninguém e continuar com suas técnicas e hábitos.

 

17) Crie sua própria realidade:

Não aceite o que é imposto, nem sempre o que é dito ou pensado corrobora com o seu sonho. Pessoas excepcionais são capazes de enxergar sua própria realidade e sonhar grande, com metas estratosféricas que a maioria das pessoas chamará de “loucas”. Pessoas excepcionais não se importam com o status quo, são determinadas e irão criar a própria realidade.

 

18) Temos a vida inteira pela frente:

E se você se comprometer com tudo isso, acreditar, trabalhar duro e mesmo assim não chegar onde quer chegar? Pessoas excepcionais simplesmente não estão preocupados apenas em “chegar lá”. Eles aprendem a ter prazer diariamente, entendem que às vezes irão sofrer e que nem sempre irão conseguir aquilo que almejaram. Mas elas são capazes de ver o que conquistaram ao longo dos anos e as coisas maravilhosas que fizeram em suas vidas. Um dia, vão olhar para trás e pensar como foram “sortudos” de chegar onde quer que tenham chegado.

 

Inspirador, não? E agora, preparado(a) para se tornar um profissional de alta performance?!

 

por Livia Kuga

Líder do time de Atração e Seleção da Stone