Confira o que é a antecipação de recebíveis, as suas vantagens e os seus riscos para o pequeno negócio!

Você sabe o que considerar para pedir uma antecipação de recebíveis? Esse recurso pode ser uma excelente alternativa para os pequenos negócios, mas exige alguns cuidados. Afinal, estamos falando de um aspecto delicado para qualquer empresa: a gestão financeira.

Pensando nisso, neste post, vamos começar explicando o que é a antecipação de recebíveis e quais as suas vantagens para os pequenos negócios. Depois, vamos ver no que você deve prestar atenção antes de adotar essa estratégia. Vem ler!

O que é a antecipação de recebíveis?

A antecipação de recebíveis é uma prática bastante segura de pedir uma espécie de adiantamento pelas vendas feitas pela sua empresa em determinado período.

Assim, ao invés de você receber o dinheiro em dois meses, por exemplo, esse pagamento é antecipado. Os recebíveis correspondem ao valor das compras dos clientes na sua loja realizadas com cartão de crédito, parcelamento e vendas no rotativo.

Assim, mesmo que os seus clientes tenham dividido a compra em várias vezes, você não precisa esperar todos os meses para receber o valor cheio, podendo ter acesso a esse dinheiro antes mesmo do próprio consumidor pagar pela venda.

A antecipação é diferente do empréstimo, porque, neste último caso, o crédito é do banco e não seu. Já no adiantamento, estamos falando de um valor que é da sua empresa, mas que ainda não foi recebido.

Normalmente, é preciso pagar uma taxa para receber esses recursos e que varia dependendo da instituição financeira. Quando você faz a solicitação para o adiantamento de recebíveis, essa taxa já é cobrada e os recursos caem na sua conta imediatamente.

A antecipação de crédito é ideal para os pequenos negócios que precisam de recursos para manter o fluxo de caixa e o capital de giro ou investir na empresa.

Vantagens da antecipação de recebíveis para o pequeno negócio

Muitas vezes, a antecipação de recebíveis acaba sendo mais vantajosa para o pequeno negócio do que o empréstimo ou outras opções de financiamento, que podem ter taxas elevadas. Assim, você diminui os riscos de endividamento da empresa.

Além disso, a antecipação de crédito é uma boa alternativa para ter capital de giro e manter suas operações ou realizar uma reforma para expandir o seu serviço. Com isso, os recursos recebidos podem ser fundamentais para o crescimento da empresa em determinado momento.

Da mesma forma, se você lida com compras de fornecedores com muita frequência na sua empresa, o adiantamento de crédito pode ser uma ferramenta muito útil para manter o seu poder de compra constante durante o mês.

Em situações emergenciais, a antecipação pode salvar o seu negócio, sem prejudicar as suas finanças. Mas é importante ressaltar que construir uma reserva de emergência é uma das melhores opções para os pequenos negócios terem recursos suficientes para lidar com os imprevistos.

Há alguns elementos para olhar antes de aderir a antecipação de recebíveis. Veja mais a seguir!

No que prestar atenção antes de utilizar a antecipação de recebíveis?

Embora a antecipação de recebíveis traga muitos benefícios para as empresas, ela também apresenta alguns riscos. Separamos alguns aspectos para você ficar de olho antes de pedir o adiantamento de recebíveis, confira!

1. Taxas

O primeiro ponto importante é observar se há alguma taxa para realizar essa antecipação, o valor dessa taxa e se você se dispõe a pagá-la.

Afinal, a ideia da antecipação de crédito é desafogar o caixa e suportar uma determinada situação no seu negócio. Mas é preciso avaliar se essa é a melhor saída para o problema que você enfrenta na empresa.

Então, o ideal é conversar com a instituição financeira e analisar as possibilidades e as taxas disponíveis para escolher as melhores opções para o seu negócio.

2. Planejamento financeiro

A antecipação de recebíveis pode ou não se tornar uma rotina na sua empresa. Não é porque você recorre a ela com frequência que o seu negócio vai mal. Mas é preciso analisar se ela é realmente necessária.

Esse recurso é uma boa saída em momentos de emergência, mas, às vezes, pedir a antecipação sempre pode ser um indicativo de que o seu planejamento financeiro talvez apresente algumas falhas.

De qualquer forma, você pode pedir uma antecipação automática ou pontual, de acordo com a necessidade do seu negócio. No primeiro caso, ela é uma boa alternativa para antecipações frequentes e para desafogar as contas mensais.

Além disso, é interessante fazer um levantamento do seu orçamento e identificar possíveis gargalos nas suas operações financeiras.

A falta de planejamento nessa área pode comprometer a evolução do seu negócio e, por isso, você precisa investir um pouco do seu tempo na gestão dos gastos da sua empresa.

Também é fundamental se planejar antes de pedir o adiantamento de recebíveis e definir o valor necessário para suprir a demanda que você precisa.

3. Previsibilidade nas vendas

Ter previsibilidade nas vendas é outro aspecto que deve ser atrelado à antecipação de recebíveis.

Isso porque, com essa previsão, você consegue ter uma perspectiva do valor das próximas entradas, para não prejudicar o seu fluxo de caixa no futuro por conta da antecipação de recebíveis.

Quanto mais você entender do seu negócio, melhor serão suas estratégias e maior o seu controle financeiro. Da mesma forma, você terá ferramentas para tomar decisões mais adequadas à sua realidade, inclusive, na hora de pedir o adiantamento de recebíveis.

O que você achou do post de hoje? Para ficar por dentro de todas as novidades do Papo de Balcão, entre para o nosso grupo no Telegram. É só clicar no link, utilizando o seu celular: Grupo PDB.

Obrigada pelo papo e até a próxima!