Uma das melhores formas de multiplicar seus investimentos é justamente empreender em um negócio próprio. Porém, sabemos que a administração das contas não é fácil. É fundamental separar as despesas pessoais da conta da sua empresa para não perder o controle.

Três principais aprendizados de hoje:

  • Não é obrigatório ter uma conta para Pessoa Jurídica, mas é altamente indicado que você tenha uma,
    caso já possua o CNPJ. A diferenciação do dinheiro do seu negócio e da sua vida pessoal é de extrema importância.
  • É importante buscar a conta que atenda melhor às necessidades do seu negócio, como horário de atendimento.
    Questione a praticidade e a facilidade para realizar todas as ações que você vai precisar.
  • Vantagens da conta PJ: melhores condições de preço, mais acesso a crédito, separação das vidas financeiras
    e facilidade nos serviços de contabilidade e gestão.

Antes de tudo, compensa cadastrar um negócio como Pessoa Jurídica?

Muitos profissionais liberais perguntam se vale a pena ser Pessoa Jurídica (PJ). O governo entende que a Pessoa Jurídica tem alto potencial de geração de receita. Isso porque, ao abrir o seu negócio, seja ele qual for, é possível gerar receita para ele, funcionários, sócios, fornecedores e outros.

Também é importante entender um dos pontos principais e que faz diferença diretamente no seu bolso: a tributação. Existem impostos tanto para Pessoa Física quanto para a Jurídica. Mas, para Pessoa Jurídica, alguns impostos saem mais barato, seja por isenção fiscal ou outros estímulos do Estado.

Sabe aquele momento de declarar o Imposto de Renda? Para negócios registrados nas pessoas físicas, é preciso colocar o CPF de todos os clientes, dificultando o trabalho e aumentando a burocracia.

Para a Pessoa Jurídica, o IPRJ é feito de uma maneira muito simples. A gente te ajuda com isso também!

O que é exatamente uma conta PJ?

Basicamente ela é uma conta corrente que pode ser aberta pelo proprietário ou pelos sócios de uma empresa.

O que você não pode esquecer é que a conta irá permitir benefícios para o seu negócio, como acesso a empréstimos,
financiamentos, além dos serviços prestados para o Governo Federal, como PIS Empresa, pagamento de FGTS e INSS.

Ela é uma conta para o seu negócio!

Por que fazer uma conta PJ?

Não é obrigatório ter uma conta para Pessoa Jurídica, mas é altamente indicado que você tenha uma, caso já possua o CNPJ. A diferenciação do dinheiro seu negócio e da sua vida pessoal é de extrema importância.

Uma conta PJ irá permitir que você acompanhe facilmente as despesas, gerencie o pagamento dos funcionários, receba e deposite os pagamentos, enfim, faça os serviços financeiros necessários para o seu negócio. Ela pode ser movimentada por pessoas específicas, como sócios, por exemplo.

Abrindo uma conta PJ em três passos

1. Escolha a conta de maneira inteligente

Busque qual é a melhor opção de serviço oferecida, a que atenda melhor às necessidades do seu negócio, como horário de atendimento e facilidade para ser atendido.

Pense também nos custos fixos e nas taxas que pagará como um todo. Vale a pena pagar por um pacote de benefícios ou separadamente por cada funcionalidade utilizada? Questione a praticidade e a facilidade para realizar todas as ações que você vai precisar.

2. Tenha em mãos os documentos normalmente exigidos

  • CPF e RG em mãos;
  • CNPJ do seu negócio
  • Comprovante de endereço do local que você exerce o seu negócio
  • Certificado de Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI)

3) Você já é um empreendedor, agora é só abrir a conta!

Após ter todos os documentos exigidos e já ter escolhido o banco: empreenda. Configure os pagamentos dos seus serviços para estarem conectados à sua conta e movimente o seu dinheiro.

Vantagens da Conta PJ

Ao longo da nossa conversa, já vimos várias vantagens. Porém, se ainda estiver tentando entender se realmente vale a pena, a gente te ajuda:

  • Com a conta PJ é possível você separar o seu patrimônio pessoal e o da sua empresa;
  • Você terá mais acesso a crédito como PJ;
  • Facilidade para os serviços de contabilidade, seja você mesmo fazendo ou utilizando a ajuda de softwares desenvolvidos para donos de negócios;
  • Existem contas muito fáceis de abrir, não é um processo necessariamente demorado.

“Eu entrei naquele famoso mundo dos negócios?”

Sim. Ao empreender, você já está no mundo dos negócios. São diversos termos técnicos, obrigações do dia a dia, fiscalizações, taxações… Justamente por conta disso, mais uma vez, é indicado ter uma conta PJ e usá-la em toda sua jornada como empreendedor.

Aqui vai também um dica importante. Conheça a Conta Stone, uma conta sem mensalidade, com atendimento de qualidade e feita junto com os donos de negócios do Brasil.

Tudo pode até parecer um pouco complexo, mas aos poucos vamos te ajudando a controlar e entender melhor o seu negócio, combinado? Você não está sozinho. Aqui no nosso Balcão tem vários texto para você criar ainda mais autonomia.

Obrigada pelo papo e boas vendas!