sucesso
Desenvolvimento Pessoal

Qual sua ideia de sucesso? Confira as dicas do reconhecido executivo Jack Welch para vencer nos negócios

Muitos são os que se atreveram e ainda se atrevem a criar suas versões sobre como alcançar o sucesso. Desde religiosos e filósofos até economistas e, por fim, executivos já fizeram suas pregações sobre o tema.

Neste sentido, Jack Welch, pertencente ao último grupo – dos executivos – dá a seu livro “Paixão por Vencer” o subtítulo de “A bíblia do sucesso”.

De fato, suas páginas trazem um conjunto de histórias, acontecimentos reais e ensinamentos sobre o comportamento a ser adotado pelos profissionais para conquistar o estado de evolução que o autor denomina “vencer”.

Jack utiliza de suas vivências nos mais de quarenta anos na General Electric para mostrar os valores básicos, processos e estratégias empresariais, comportamentos e atitudes pessoais que acredita levar os profissionais à vitória nos negócios – essas são, inclusive, as quatro partes do livro.

E Welch de fato prega para todo tipo de executivo, do início ao fim de carreira, de forma simultaneamente prática e sonhadora, inspirando todos a darem seu melhor e a crerem que tudo é absolutamente possível.

 

Caminho para o Sucesso

O fundamento de sua crença é o de que uma empresa vencedora gera pessoas vencedoras e, dessa forma, também uma sociedade vencedora.

Welch procura, portanto, guiar o leitor por um caminho de esforços, sacrifícios e valores que constrói uma empresa – e, paralelamente, pessoas – vitoriosas.

Na visão de Welch, o caminho para a vitória de uma empresa começa no que lhe é mais elementar: uma missão objetiva e inspiradora e valores específicos e concretos que guiem até ela e a reforçem.

Além disso, a empresa deve se basear em três princípios: franqueza, trazendo mais pessoas, ideias, rapidez e eficiência; diferenciação, estimulando o conhecimento e melhora do desempenho, através também de recompensa justa; e, por fim, liberdade de expressão e dignidade, escutando e respeitando as ideias de todos.

Preparada a alma, o corpo deve se mover na mesma direção; dessa forma, Jack defende que as empresas adotem mecânicas como: ter bons líderes; selecionar e gerir uma equipe vencedora (íntegra, inteligente, madura, positiva, contagiante, corajosa, realizadora e apaixonada) e saber encarar, lidar e aprender com mudanças e crises.

Com alma e movimentos da empresa direcionados ao sucesso, Welch acredita que é hora de adotar uma estratégia objetiva e direta – vencedora – que envolve: uma grande ideia que dê vantagem competitiva inteligente, realista e rápida à empresa; pessoas certas nas posições certas e identificação e adaptação das melhores práticas do mercado.

Por fim, o autor traz ensinamentos importantes para gerir a qualidade de vida profissional. Nesse ponto, guia seus fiéis executivos a como darem seu melhor para encontrarem o emprego certo, serem promovidos e combaterem chefes difíceis.

Pode-se dizer que o livro cumpre seu papel de inspirar o leitor a crer, dar seu melhor e manter a fé, tornando-se um convicto fiel e apaixonado por vencer.

E você, acredita que pode percorrer o caminho do sucesso e tornar-se um apaixonado por vencer?

por Carol Lafuente

Analista de Atração e Seleção da Stone