Esse golpe tem se tornado cada vez mais comum, afinal, os golpistas se aproveitam da facilidade e da familiaridade que temos com os boletos para criar documentos falsificados e enganar as pessoas. Mas a boa notícia é que há formas de se proteger contra os prejuízos.
No post de hoje, vamos explicar detalhadamente o que é um boleto falso, como você pode identificar o documento falsificado, onde geralmente esse golpe acontece e o que você pode fazer se for uma vítima.
O que é um boleto falso?
Um boleto falso é um documento bancário fraudulento que se parece com um boleto legítimo para pagamento de contas. Essa é uma prática criminosa que altera os dados do boleto original, com a intenção de direcionar o pagamento para uma conta controlada pelos golpistas, em vez do destinatário correto, gerando prejuízos financeiros.
Esses boletos falsos costumam ser bem feitos e podem enganar até mesmo pessoas mais atentas, então, é preciso ter muito cuidado . Os boletos falsos são criados para ficarem visualmente parecidos com os boletos autênticos, trazendo informações como código de barras, valor a ser pago e dados do beneficiário.
Como identificar que o boleto é falso?
Na hora de realizar pagamentos por boleto, é fundamental estar atento aos sinais que indicam a autenticidade do documento. Existem características comuns encontradas nos boletos falsos que podem ajudar a identificar possíveis fraudes.
Erros de ortografia
Um dos primeiros indícios de um boleto falso são os erros de ortografia do documento. Preste atenção à gramática da mensagem e à correta escrita das palavras. Boletos legítimos passam por processos de revisão e geralmente estão livres de erros desse tipo.
Logos distorcidos
Outro sinal a ser observado são os logos e marcas presentes no boleto. Fraudes costumam distorcer imagens e logos de instituições financeiras. Essas imagens ficam com aspecto borrado ou com cores diferentes. Por isso, verifique se os logos estão nítidos e correspondem aos utilizados pela empresa emissora do boleto.
Informações incorretas
Um boleto falso pode conter informações incorretas, como valores errados, datas inválidas ou dados pessoais incompletos ou incorretos. Por isso, é importante verificar se os dados do beneficiário e do pagador estão corretos.
Ao identificar qualquer um desses sinais, desconfie do boleto e tome as medidas necessárias para se certificar da autenticidade do documento. Você pode, por exemplo, entrar em contato com a empresa emissora do boleto para confirmar se você recebeu um documento legítimo antes de pagá-lo
Onde geralmente aplicam o golpe do boleto falso
Os golpistas costumam aplicar o golpe do boleto falso em diferentes contextos, principalmente em lojas on-line e e-mail.
Nas lojas on-line falsas, os golpistas criam sites que se parecem muito com as páginas oficiais de vendas, com produtos a preços atrativos, atraindo consumidores. Mas, nesse caso, quando o cliente realiza o pagamento por boleto, o site gera um boleto falso e o valor pago é direcionado para a conta dos golpistas.
Outra forma recorrente do golpe do boleto falso é por meio de e-mails fraudulentos. Os golpistas enviam mensagens de e-mail se passando por empresas, instituições financeiras ou serviços conhecidos, solicitando o pagamento de uma suposta conta por boleto. Ao receber o boleto falso e efetuar o pagamento, a vítima acaba transferindo o dinheiro diretamente para os golpistas.
Caí no golpe e agora? O que fazer?
Se você caiu no golpe do boleto falso, é importante agir rapidamente para minimizar os danos e resolver a situação. Algumas medidas que você pode tomar caso caia no golpe:
- Entre em contato com seu banco ou instituição financeira imediatamente e informe sobre o golpe do boleto falso que você recebeu.
- Registre uma ocorrência em uma delegacia de polícia. Leve todos os documentos relacionados ao boleto falso e outras evidências que você possa ter.
- Proteja suas informações pessoais. Altere suas senhas de internet banking e verifique se houve movimentações suspeitas nas suas contas bancárias.
- Informe a empresa ou pessoa que teve um boleto falso emitido em seu nome. Afinal, também devem ser alertados para evitar que outras pessoas caiam no mesmo golpe.
- Esteja atento a outras possíveis fraudes como resultado do golpe do boleto falso, como tentativas de phishing ou roubo de identidade. Caso o golpe tenha sido por e-mail, não esqueça de bloquear o contato do fraudador como forma de se proteger futuramente.
O mais importante é seguir as instruções específicas fornecidas pelo seu banco, então, ao perceber que caiu no golpe, entre em contato imediatamente com a instituição financeira e órgãos responsáveis pela investigação de fraudes.
Dicas de segurança para evitar o golpe do boleto falso
Caso você não tenha caído no golpe do boleto falso, mas quer saber como se prevenir contra fraudes, deixamos aqui algumas dicas:
- Verifique sempre a procedência do boleto: antes de efetuar o pagamento de um boleto, identifique se o documento é legítimo. Verifique os dados da empresa, como CNPJ e razão social, além de comparar os números do código de barras com os registros oficiais.
- Utilize meios de pagamento seguros: opte por pagar contas e compras online por meio de plataformas confiáveis, com cartões de crédito ou pagamentos via aplicativos bancários. Esses métodos oferecem camadas adicionais de segurança e garantias caso haja algum problema.
- Mantenha o software antivírus atualizado: ter um software antivírus atualizado em seu computador ou dispositivo móvel é fundamental para detectar possíveis ameaças. Atualize o sistema regularmente para se beneficiar das últimas proteções contra malware e phishing.
- Fique atento a erros e inconsistências: ao receber um boleto, verifique se há erros de ortografia, informações incorretas ou qualquer outra inconsistência. Preste atenção especial a qualquer alteração nos dados do beneficiário ou nos valores.
- Não clique em links suspeitos: evite clicar em links enviados por e-mail, SMS ou mensagens de redes sociais que alegam anexar boletos a serem pagos. Sempre acesse diretamente o site oficial da empresa para acessar o boleto.
Seguindo essas dicas de segurança, você consegue se proteger contra o golpe do boleto falso. quer mais dicas de segurança para se proteger contra golpes e fraudes? Confira este artigo: 4 práticas para garantir a segurança nos meios de pagamento.
O que você achou deste conteúdo?
Obrigado pela sua avaliação