Você sabia que cada dia sem aprender é uma perda irrecuperável? De acordo com o psicólogo Abraham Maslow, isso se dá pelo fato de que cada pessoa tem uma capacidade limita de de aprendizado por dia. Aqui na Stone, acreditamos no poder do estudo aprofundado como fonte para nos tornarmos melhores no que fazemos. Fica então a dúvida: como potencializar o nosso conhecimento?

Quando falamos de conhecimento, nos referimos ao ato de investir nele. Investir em conhecimento é algo diário, um hábito e um processo que jamais termina, e demanda uma série de atitudes que devem partir de você. Para te ajudar a começar esse investimento, trouxemos algumas dicas, então vem conferir:

1- Onde buscar

Existem inúmeros tipos de conhecimentos e, para cada um deles, existem diferentes pessoas tentando adquiri-los. Por isso, esqueça os modelos tradicionais de aprendizado que você conheceu na escola. Afinal, nem todo conhecimento pode ser encontrado em livros didáticos ou manuais técnicos: hoje, muito do que adquirimos vem de experiências que vivemos ou que ouvimos de outras pessoas. Vá além dos canais mais óbvios!

2 – Seja profundo

Porque não se tornar um especialista em um tema específico? Busque as pessoas que você enxerga como referências sobre os assuntos que você utiliza mais em seu dia-a-dia. Quanto mais conhecimento você tiver, mais você agregará ao assunto e mais se tornará referência nele. Sempre questione, e saiba com profundidade de onde vieram as informações que você está usando como base para tomar suas decisões.

3 – Você nunca sabe demais

De acordo com o professor Marcelo Gleiser, nosso conhecimento sobre o mundo é necessariamente incompleto, e isso nos torna ainda mais humanos. Pensando desta forma, se você acha que já sabe muito sobre um assunto específico, você provavelmente está equivocado. Por isso, não tenha vergonha de perguntar, se expor e pedir ajuda para quem sabe mais que você. A aquisição de conhecimento é um processo contínuo, e você não pode parar no meio do caminho achando que sabe de tudo.

4 – Ensine e aprenda com os outros

Sabia que compartilhar aprendizados, ou seja, ensinar, cria um efeito multiplicador? Disseminar o conhecimento garante discussões mais ricas, além de te ajudar a fixar melhor os pontos principais. Se, por exemplo, você sente falta de algum conhecimento específico no seu ambiente de trabalho, converse com as pessoas que te cercam e que você enxerga como referência. Você não saber sobre determinado assunto não pode se tornar uma desculpa para não buscar mais sobre ele. Seja curioso(a).

5 – Busque melhorar

O conhecimento não é construído de uma só vez. Se você deixar de estudar um assunto porque já é excelente nele, é importante ter duas coisas em mente. A primeira é que alguém estará estudando e será melhor do que você nele. A segunda é que, provavelmente, você vai perder a “fluência” que você tem nele, assim como acontecem com idiomas que você deixa de praticar. Excelência é relativa, e nada é tão bom que não precise melhorar.

Para finalizar, é importante reforçar que você nunca saberá sobre tudo, e reconhecer isso é ter humildade e, consequentemente, blindar-se da ignorância. Sempre há algo a mais para aprender, em qualquer lugar e com qualquer pessoa. Portanto, nunca se acomode e continue sempre nesta busca infindável.

Por Layane de Sá,

time de Cultura