Sabia que o cartão de débito pode te ajudar no controle financeiro da sua empresa? É claro que a organização das finanças de um negócio envolve ainda outras estratégias, mas o débito tem um papel importante para o bom resultado financeiro da empresa.

Se engana quem pensa que é apenas vantajoso receber com débito quando se tem um negócio.

Usar o cartão de débito para as suas compras e até para o pagamento dos fornecedores pode ser uma boa prática para a empresa, ajudando na economia e na gestão financeira por parte do empreendedor.

No post de hoje, vamos trazer um panorama das vantagens do cartão de débito para os empreendedores e nos aprofundar em como essa modalidade de pagamento ajuda os donos de negócio no controle financeiro da empresa. Vem ler!

Vantagens do cartão de débito para empreendedores

As diferentes modalidades de pagamento representam diferentes vantagens para os empreendedores. No caso do cartão de débito, alguns desses benefícios incluem:

  • Agilidade no recebimento para empresas que aceitam pagamento em débito;
  • Não ultrapassar o limite financeiro;
  • Segurança no pagamento;
  • Segmentação das finanças;
  • Taxas competitivas.

Ou seja, o débito é vantajoso tanto para os empreendedores utilizarem essa modalidade em suas compras como para receberem dos clientes.

Além disso, os pagamentos à vista são vantajosos para o negócio, porque você recebe integralmente pelo que vendeu, em vez de receber um pouco todo mês, como acontece com as compras parceladas.

Isso permite que você se planeje com mais antecedência, porque pode contar com uma quantia maior de dinheiro na conta todos os meses.

Aliás, uma dica para estimular o uso do débito entre os seus clientes é oferecer descontos para pagamentos à vista. Por um lado, a venda é mais barata, mas, por outro, você recebe o valor cheio pelos seus produtos, sem se preocupar em receber apenas um pouco por mês, como pode acontecer quando o consumidor paga com o crédito.

Mas uma das principais vantagens do cartão de débito para os donos do negócio é o controle financeiro. O uso do débito, ao lado de outras estratégias, pode melhorar a gestão financeira da empresa, evitando que o empreendedor gaste o que não tem e facilitando a categorização das contas corporativas.

A seguir, vamos ver como o cartão de débito ajuda nesse controle!

Como o cartão de débito ajuda no controle financeiro

Agora que você já entendeu as principais vantagens do cartão de débito para a sua empresa, vamos ver qual é a relação dessa modalidade de pagamento com o controle financeiro do negócio. Confira!

Não gastar além do que deve

O pequeno negócio exige uma boa habilidade financeira por parte do empreendedor, que precisa equilibrar as finanças com um orçamento apertado.

Nesse sentido, é necessário unir diferentes estratégias para não prejudicar a saúde financeira do negócio. Afinal, no início, o empreendedor pode ter mais gastos e demorar para ver o retorno sobre os investimentos feitos.

Ou seja, é importante ter muito controle financeiro e não gastar além do que se pode. O cartão de débito é uma boa opção nesse caso, principalmente em comparação com o cartão de crédito.

No caso do débito, os valores são cobrados imediatamente, saindo da conta do correntista no momento em que o pagamento é feito. Assim, não é possível gastar mais dinheiro do que se tem na conta.

Além disso, o débito não permite parcelamento. Isso significa que todas as compras são feitas à vista e não caem nos meses seguintes, como acontece com o crédito parcelado.

Por isso, dizemos que o empreendedor tem mais controle financeiro ao utilizar o débito. Quando se trata do cartão de crédito, se o empreendedor não tiver um acompanhamento muito organizado dos gastos, pode perder o controle sobre as finanças.

Afinal, o cartão de crédito só é pago no final do mês, computando todos os gastos feitos, ou seja, o dinheiro não sai imediatamente da conta. Assim, o dono do negócio pode ter a impressão de que está gastando um dinheiro que tem, quando, na verdade, já ultrapassou o valor que possui na conta.

Da mesma forma, o parcelamento pode causar a falsa impressão de que os gastos estão controlados. Mas, se há muitos parcelamentos de uma vez, essas parcelas se acumulam na somatória final, sobrecarregando a conta de cartão por alguns meses.

Assim, o empreendedor pode ficar um tempo sofrendo com o aperto financeiro até se estabilizar novamente.

Setorizar todas suas contas em um único lugar

O cartão de débito ajuda a centralizar seus pagamentos em um único lugar. Afinal, ele pode ser usado para pagar as contas frequentes da empresa, como luz, água e internet, e também para pagar os fornecedores.

Além disso, algumas instituições financeiras oferecem benefícios específicos para quem utiliza a função de débito do cartão, juntamente à aplicativos para controlar com mais eficiência as finanças.

Com isso, o dono de negócio, além de ter mais controle financeiro, também consegue gerenciar melhor os gastos com o débito, setorizando as contas da forma que preferir.

Assim, é possível saber quanto de dinheiro a empresa está alocando em cada frente e tomar decisões com base nesses dados. Esse tipo de registro é fundamental para a organização e o planejamento financeiros da empresa.

Pensando em uma estratégia de médio e longo prazo, isso é particularmente importante para ter um histórico bem feito dos gastos do negócio. Com esse tipo de documento, o empreendedor pode tomar melhores decisões e pensar no futuro da empresa com mais consistência.

Nesse sentido, é fundamental contar com alguma ferramenta de controle financeiro, como um sistema especializado ou até uma planilha de contas. Para ter resultados, é importante manter esse documento sempre atualizado com as novas informações sobre os gastos e recebíveis do negócio.

Separar despesas pessoais das despesas do negócio

Um dos pontos mais importantes quando falamos em finanças para pequenos negócios é a separação das contas PJ e PF. Mesmo que você esteja apenas começando a empreender, é fundamental fazer essa distinção e ter uma conta para cada.

O mesmo vale para os cartões utilizados nas compras para a empresa e no seu consumo pessoal. Nesse sentido, ter um cartão de débito para o negócio facilita essa separação.

Ter uma única conta para os gastos corporativos e os gastos pessoais pode bagunçar muito as finanças da empresa, porque você perde o controle sobre o quanto está investindo no negócio e qual o retorno obtido.

Separar as finanças pessoais das finanças corporativas traz mais clareza sobre os resultados do negócio, mais organização e mais controle para o empreendedor. Com essa estratégia, você consegue identificar problemas nas entradas e saídas mais facilmente, podendo agir com rapidez.

Se não há essa distinção, sua empresa pode estar sofrendo com algum problema financeiro que ainda não foi identificado, mas que poderia ser resolvido com facilidade se houvesse a separação entre as contas.

Nesse contexto, você pode contar com as soluções financeiras da Stone, desenvolvidas especialmente para donos de negócio.

A boa notícia é que temos cartão de débito para empresas, como você pode conferir no próximo tópico, em que vamos explicar essa funcionalidade em detalhes para você entender melhor. Vem ver!

Cartão de débito Stone

Para facilitar a vida do empreendedor brasileiro, a Stone oferece diversas soluções financeiras personalizadas para cada negócio. Uma delas é, exatamente, o cartão de débito.

O cartão de débito Stone tem características personalizadas para o dono de negócio, como:

  • Anuidade zero;
  • Rapidez para utilizar o dinheiro das vendas;
  • Aceitação em qualquer Banco 24H para saques;
  • Aceitação em diversas lojas e estabelecimentos (bandeira Visa);
  • Maior segurança em comparação com o saque.

Além disso, com uma conta Stone, você concentra todas as informações mais importantes sobre as suas vendas em um único lugar.

No aplicativo da sua conta Stone, você tem acesso ao seu extrato de cartão de débito, para uma melhor organização financeira, além de ter facilidade para visualizar as informações sobre as suas vendas.

Com o app, também é possível gerenciar todo o seu fluxo de caixa, além de realizar vendas por pix, boleto e link de pagamento. Pagamentos para fornecedores também podem ser feitos com praticidade e eficiência.

Todas essas vantagens facilitam o planejamento financeiro do negócio.

Tanto o cartão de débito, como o app Stone foram feitos para quem tem um negócio, disponibilizando funcionalidades exclusivas de gestão. Então, você pode unir esses dois benefícios que a Stone traz para a sua empresa para otimizar a sua organização interna.

Para ter acesso a todas essas vantagens, abra a sua conta Stone agora mesmo!