Você sabe o que é cashback? Ele é uma ótima opção para fidelizar clientes e ganhar competitividade no mercado. Nos últimos anos, esse modelo ganhou grande popularidade entre os brasileiros.

De acordo com a pesquisa Panorama do Comércio Móvel no Brasil, realizada pela Mobile Time, em parceria com a Opinion Box, 45% dos entrevistados afirmaram que o cashback é a funcionalidade mais importante em um aplicativo de comércio móvel. A iniciativa fica em primeiro lugar entre as opções disponíveis.

Neste post, vamos explicar o que é o cashback e quais os benefícios que essa estratégia traz para o seu negócio. Continue a leitura, se você tem interesse pelo assunto!

O que é cashback e como ele funciona?

O cashback (ou “dinheiro de volta”, em tradução livre) é um serviço oferecido pelas empresas para trazer benefícios aos clientes. Bastante utilizado em estratégias de fidelização dos consumidores, na prática, funciona assim: o cliente compra determinado produto com a sua empresa, e parte desse dinheiro retorna para o consumidor, como uma espécie de recompensa pela aquisição.

Vamos dar um exemplo para ficar mais fácil de entender. Suponha que você tem um e-commerce e que o cliente gaste R$100,00 em produtos. Com o modelo de cashback, quando a compra é finalizada, o consumidor recebe R$5,00 de volta para gastar na próxima compra. Esse benefício fica registrado junto à conta do cliente com a sua loja on-line e pode ser utilizado durante determinado período.

Precisamos dizer, ainda, que se você quiser implementar o cashback na sua loja virtual, é preciso contar com a ajuda de uma empresa parceira especializada nesse modelo. É ela que vai fazer as transações de devolução do dinheiro, em troca de determinada comissão.

Quais são os principais tipos de cashback?

Hoje em dia, existem diferentes tipos de cashback. Algumas modalidades possibilitam, por exemplo, que o usuário receba o dinheiro de volta na sua conta. Já outras permitem somente que o dinheiro fique guardado em uma carteira digital para abater o valor de futuras aquisições.

Existe, também, o "cashback social", que, por sua vez, abrange companhias que desejam demonstrar o seu valor social aos clientes. Nesse caso, em vez de retornar parte dos gastos aos consumidores, a verba é destinada a causas sociais e instituições carentes.

Em geral, o cliente pode apontar o setor que deseja ajudar — como animais, crianças, pessoas com câncer, idosos etc. —, e o valor é transferido para o órgão responsável.

Como ocorre a volta de valor para o cliente?

É importante entender como o valor do cashback volta ao cliente para determinar as melhores estratégias para aplicar esse recurso em seu negócio. Nesse sentido, o valor de retorno depende do que foi definido no programa que sua empresa adotou.

Por exemplo, é possível determinar um percentual único para devolução em relação ao total que foi gasto pelo cliente. Também é possível definir uma porcentagem de cashback sobre cada produto, padronizar os valores em % para todos os produtos ou ainda estabelecer uma quantia fixa, como R$ 40 a cada R$ 150 gastos.

Portanto, vale analisar o cenário da sua empresa, entender o perfil dos seus clientes e escolher a melhor estratégia para adotar o cashback em seu negócio. Assim, você garante todos os benefícios que essa tática tem a oferecer.

O cashback é seguro?

Como tudo que envolve dinheiro, é preciso analisar todos os fatores antes de se fazer qualquer transação financeira ou fechar uma parceria. Contudo, ao escolher o parceiro adequado, trata-se de uma modalidade segura.

Para ter sucesso ao adotar o cashback em seu negócio, certifique-se da credibilidade da empresa parceira e das porcentagens praticadas.

Quais são as principais ferramentas para adotar o cashback?

Existem diversas ferramentas e empresas que oferecem soluções para ajudar o seu negócio com essa estratégia. Assim, vale fazer pesquisas no mercado para entender qual é a que mais se adéqua às suas necessidades e que está mais alinhada aos valores e à missão do seu estabelecimento.

Entre as empresas com destaque com relação a esse tipo de solução, podemos citar a Méliuz, a qual apresenta mais de mil negócios que já trabalham com ela, e a Ame Digital, que foi criada para possibilitar ao cliente o uso do cashback de maneira mais simples.

Como fazer parceria com uma empresa de cashback?

Como vimos, para que o cashback seja seguro, é necessário fazer uma parceria com uma empresa confiável. Por isso, caso tenha interesse nesse programa de recompensa e entenda que se trata de uma boa oportunidade para fidelizar os seus clientes, é relevante saber como proceder para fazer a sua implementação. A seguir, vamos apresentar algumas dicas!

Pesquisar como as plataformas funcionam

Como existem diversas empresas de cashback, é importante fazer uma pesquisa para entender o funcionamento de cada plataforma. Assim, você consegue prevenir qualquer eventualidade futuramente e garante segurança e praticidade aos clientes.

Também é relevante avaliar quais são os pré-requisitos de cada companhia para saber se o seu modelo de negócio se encaixa no que é disponibilizado pela empresa de cashback. Ao realizar esse tipo de pesquisa, fica mais fácil definir uma parceira ideal para o seu negócio.

Examinar os valores de reembolso oferecidos

Mais uma verificação importante é com relação aos valores de reembolso oferecidos, já que eles podem gerar impactos diretos em sua empresa. É preciso verificar as taxas cobradas para que seja possível comparar e optar pela melhor plataforma para o seu negócio.

Além disso, verifique se as potenciais parceiras conseguem oferecer uma solução adequada ao tipo de cashback que você implementou no negócio. Caso contrário, será preciso procurar outra ou adequar seu planejamento.

Fazer o registro na plataforma

Por fim, após analisar todos os pontos que citamos anteriormente, basta escolher a empresa de cashback que atende aos interesses do seu negócio, fazer o registro da sua companhia na plataforma e ter acesso aos serviços.

Assim, você já consegue começar a oferecer esse benefício aos seus consumidores, atraindo ainda mais gente para seu negócio e usufruindo de todas as vantagens que esse recurso pode oferecer.

Qual é a sua importância para as empresas?

Muitas pessoas já aderiram a programas de acúmulo de pontos ou de milhas. No entanto, a recompensa desse tipo de programa não costuma ser imediata, já que é preciso acumular uma pontuação bastante elevada para que seja possível fazer a troca.

Já o recebimento de parte do valor da compra por meio do cashback, como não exige acúmulo de pontos, costuma deixar o consumidor muito mais satisfeito. Além disso, ele também pode usar o seu bônus como desejar.

Por isso, o cashback — aliado à popularização de sistemas de pagamento online — tem aparecido como uma nova tendência de consumo, além de ser uma estratégia promissora de fidelização de clientes para o seu negócio.

Quais são os benefícios do cashback para o pequeno negócio?

Para que os consumidores tenham o benefício do cashback, eles precisam se cadastrar nas plataformas parceiras e realizar as compras por lá. Você sabe porque esse modelo é bom para os pequenos negócios? É o que vamos ver agora! Confira 5 benefícios de implementar o cashback na sua loja!

Fidelize mais clientes

Como dissemos, o cashback é uma poderosa estratégia de fidelização de clientes. Por isso, essa é uma das grandes vantagens desse modelo. Por meio dele, você oferece um grande incentivo para que o consumidor volte a fazer negócio com seu estabelecimento.

Afinal, a possibilidade de receber o dinheiro de volta estimula o cliente a comprar novamente da sua loja e a utilizar o desconto recebido na próxima compra. A cada nova aquisição, esse processo se repete, e você mantém o cliente consumindo sempre da sua empresa.

Aumente as vendas

Por ser uma estratégia de fidelização, o cashback também estimula novas compras. Afinal, se os clientes receberem parte do dinheiro de volta, eles vão querer utilizar a quantia recebida. Isso significa uma nova venda para a sua empresa.

Assim, é possível aumentar o ticket médio de cada cliente, além de mantê-lo por mais tempo negociando com você. Portanto, o cashback leva os consumidores a procurar novos produtos para comprar, aumentando significativamente as vendas na sua loja virtual.

Tenha maior visibilidade

O modelo de cashback permite flexibilizar as ofertas. Você pode oferecer períodos de maior desconto, por exemplo, aumentando a visibilidade do seu negócio com promoções atrativas para os clientes.

Além disso, a própria plataforma que faz o cashback divulga as lojas parceiras, o que pode atrair ainda mais clientes para o seu negócio. Portanto, se está procurando uma forma de aumentar a credibilidade de sua marca, vale a pena investir nessa estratégia.

Conheça mais sobre o seu público

Quando os seus clientes se cadastram na empresa parceira para receber o cashback, eles fornecem algumas informações interessantes para entender seus hábitos de consumo. Com isso, é possível determinar estratégias para fidelização e aumento da satisfação do consumidor.

Além disso, você também pode analisar quais foram os itens mais vendidos, com a intenção de oferecer sugestões personalizadas às pessoas que desejam utilizar o dinheiro recebido pelo cashback. Assim, você estimula suas vendas. Com todas essas informações, você também tem um conhecimento maior sobre o seu público e pode ir refinando as suas ofertas.

Atraia clientes

Os consumidores estão sempre em busca de vantagens na hora da compra. Por isso, utilizar o sistema de cashback é essencial para aumentar a base de clientes e atrair novas pessoas para o seu negócio.

Além disso, implementar tal tecnologia permite ganhar maior visibilidade em seu mercado e apresenta sua corporação como referência diante da concorrência. Com isso, os clientes tendem a preferir as empresas que contam com diferenciais na hora de fechar negócio.

Isso significa que investir em melhores formas de pagamento, recursos para um checkout transparente, prazos de entrega competitivos e criação de programas de recompensa, por exemplo, são excelentes maneiras de potencializar a busca por novos consumidores.

Acompanhe as tendências

Mesmo os pequenos empreendimentos devem estar atentos às novidades do mercado e à implementação de tecnologias que já fazem parte do dia a dia dos consumidores. Assim, ao utilizar o recurso de cashback em sua marca, é possível conquistar clientes e aumentar o volume de vendas.

Essa credibilidade, proveniente de uma postura alinhada com o processo de transformação digital, coloca seu negócio em uma posição de destaque diante da concorrência. Por isso, vale conhecer e implementar as principais tendências que são apresentadas para sua área e também para o comércio de maneira mais ampla.

Aumente sua competitividade

O cashback é um ótimo benefício para os clientes. Por isso, quando você oferece essa vantagem a eles, a procura pelos seus produtos aumenta. Assim, você ganha em competitividade, já que a vantagem do dinheiro de volta pode atrair mais pessoas para a sua empresa.

Além disso, por mais que o cashback seja conhecido nos dias de hoje, ele não é adotado por todos os negócios. Então, uma vez que você implemente esse modelo na sua loja, sairá na frente dos concorrentes que não oferecem a possibilidade de cashback aos clientes.

Como implementar uma estratégia de cashback no seu negócio?

Agora que você já conhece quais são os principais benefícios de colocar essa ideia em prática, é hora de colocar a mão na massa e implementar essa novidade em seus projetos. Veja, a seguir, quais as principais etapas para utilizar o cashback no seu negócio.

Defina as regras

Uma comunicação clara e eficiente é necessária para evitar confusões e dúvidas por parte dos clientes. A falta de clareza nas regras pode ser um fator de grande frustração para o público.

Por isso, vale desenvolver conteúdos claros sobre qual a porcentagem de retorno que o cliente terá, qual o valor que pode ser transformado em crédito, quando há possibilidade de usar o valor para a recompra e qual o tempo disponível para o uso.

Também vale criar um post com as dúvidas mais frequentes, esclarecendo se há valor máximo para receber o cashback, em que casos o valor pode ser utilizado e quais as condições para usufruir desse benefício. Assim, é possível evitar reclamações por conta da interpretação errada dos consumidores.

Determine os principais canais

Após esclarecer todas as regras e normas para a implementação desse benefício para o público, é importante decidir em quais canais esse recurso estará disponível.

Por conta dos custos inerentes a essa implementação, muitos negócios optam por utilizar o cashback apenas para os pedidos feitos via internet. Em outros casos, é possível que isso seja válido para os pontos físicos, desde que o cliente já tenha algum vínculo com a corporação.

Vale pensar em qual estratégia é mais adequada para a sua situação e para as necessidades da audiência. Também é importante considerar quais ferramentas podem auxiliar nesse processo e otimizar essa estratégia.

Faça a divulgação dessa novidade

Por fim, é necessário informar os clientes sobre o uso dessa nova tendência. Para isso, você pode utilizar as redes sociais, posts informativos no site e demais pontos de comunicação com os consumidores. Além disso, é importante criar um espaço para o público tirar suas dúvidas e entender como aproveitar ao máximo esse recurso.

E aí, vai adotar o cashback no seu negócio? Agora que você já conhece os seus principais benefícios, considere implementá-lo para atrair mais clientes e aumentar suas vendas. Para isso, use as dicas que apresentamos acima, a fim de ter clareza em seu programa e deixar os consumidores cientes desse benefício.

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