Você sabe o que é cashback? Ele é uma ótima opção para fidelizar clientes e ganhar competitividade no mercado. Em 2020, esse modelo ganhou grande popularidade entre os brasileiros. 

De acordo com a pesquisa Panorama do comércio móvel no Brasil, realizada pela Mobile Time em parceria com Opinion Box, 42% dos entrevistados afirmaram que o cashback é a funcionalidade mais importante em um aplicativo de comércio móvel, ficando em primeiro lugar entre as opções disponíveis. 

No post de hoje, vamos explicar o que é o cashback e quais os benefícios que essa estratégia traz para o seu negócio. Vem ler!

Três principais aprendizados de hoje

  1. O cashback (ou “dinheiro de volta”, em tradução livre) é um serviço fornecido por algumas empresas e que devolve parte do dinheiro das compras de volta aos clientes, permitindo que eles utilizem esse valor em novas compras. Os negócios que desejam oferecer esse benefício precisam contar com uma empresa parceira, responsável pelas transações de cashback, em troca de uma comissão. Para receber o dinheiro de volta, os clientes precisam se cadastrar nessa plataforma parceira.  
  2. Um dos benefícios do cashback é a fidelização de clientes. Como o cliente recebe o dinheiro de volta para utilizar em compras futuras, ele está sempre consumindo os produtos da sua empresa, para usar o benefício recebido. Outra vantagem do cashback é o aumento de vendas. Uma vez que o cliente está sempre comprando com você, a sua demanda aumenta significativamente por conta do benefício oferecido. Uma terceira vantagem é a visibilidade que o cashback traz para o seu negócio. Isso porque esse modelo permite flexibilizar as ofertas. Você pode oferecer descontos maiores em determinados períodos do ano, atraindo mais clientes. Além disso, as plataformas de cashback costumam divulgar as lojas parceiras, aumentando sua visibilidade no mercado. 
  3. A quarta vantagem do cashback é o conhecimento sobre o seu público. Isso acontece porque, ao se cadastrarem na plataforma parceira, os clientes fornecem uma série de informações importantes para você conhecê-los melhor. Além disso, analisando quais os itens mais vendidos, você pode fazer ofertas personalizadas para os seus clientes utilizarem o dinheiro devolvido. O quinto benefício do cashback é a competitividade. Embora essa estratégia tenha se tornado muito popular, nem todas as empresas adotam a devolução do dinheiro. Por isso, se você implementar o cashback no seu negócio, sai na frente da concorrência. Além disso, o benefício em dinheiro também pesa muito para o cliente escolher comprar de você e não de outra loja.

O que é cashback?

O cashback (ou “dinheiro de volta”, em tradução livre) é um serviço oferecido pelas empresas para trazer benefícios aos clientes. Bastante utilizado em estratégias de fidelização dos consumidores, o cashback, na prática, funciona assim: o cliente compra determinado produto com a sua empresa e parte desse dinheiro retorna para o consumidor, como uma espécie de recompensa pela compra. 

Vamos dar um exemplo para ficar mais fácil de entender. Supondo que você tenha um e-commerce e o cliente gaste R$100 em produtos. Com o modelo de cashback, quando a compra é finalizada, o consumidor recebe R$5 de volta para gastar na próxima compra. Esse benefício fica registrado junto à conta do cliente com a sua loja on-line e pode ser utilizado durante um determinado produto. 

Precisamos dizer ainda que se você quiser implementar o cashback na sua loja virtual, é preciso contar com a ajuda de uma empresa parceira especializada nesse modelo e que irá fazer as transações de devolução do dinheiro, em troca de uma determinada comissão. 

Para que os consumidores tenham o benefício do cashback, eles precisam se cadastrar nas plataformas parceiras e realizar as compras por lá. 

Mas quais são as vantagens que o modelo de cashback oferece para os pequenos negócios? É o que vamos ver agora! 

Quais os benefícios do cashback para o pequeno negócio?

Confira 5 vantagens de implementar o cashback na sua loja!

  1. Fidelização de clientes

Como dissemos, o cashback é uma poderosa estratégia de fidelização de clientes. Por isso, essa é uma das grandes vantagens desse modelo. 

Afinal, a possibilidade de receber o dinheiro de volta estimula o cliente a comprar novamente da sua loja e utilizar o desconto recebido na próxima compra. A cada nova compra, esse processo se repete e você mantém o cliente consumindo sempre da sua empresa. 

  1. Aumento das vendas

Por ser uma estratégia de fidelização, o cashback também estimula novas compras. Afinal, se os clientes receberem parte do dinheiro de volta, eles vão querer utilizar a quantia recebida. Isso significa uma nova venda para a sua empresa. 

Portanto, o cashback estimula que os consumidores procurem novos produtos para comprar, aumentando significativamente as vendas na sua loja virtual

  1. Visibilidade

O modelo de cashback permite flexibilizar as ofertas. Você pode oferecer períodos de maior desconto, por exemplo, aumentando ainda mais a visibilidade do seu negócio com promoções atrativas para os clientes. 

Além disso, a própria plataforma que faz o cashback divulga as lojas parceiras, o que pode atrair ainda mais clientes para o seu negócio. 

  1. Conhecimento sobre o seu público

Quando os seus clientes se cadastram na empresa parceira para receber o cashback, eles fornecem algumas informações interessantes para entender seus hábitos de consumo. 

Além disso, você também pode analisar quais foram os itens mais vendidos, para oferecer sugestões personalizadas aos clientes que querem utilizar o dinheiro recebido pelo cashback. Assim, você estimula suas vendas. Além disso, com todas essas informações, você tem um conhecimento maior sobre o seu público e pode ir refinando as suas ofertas. 

  1. Competitividade

O cashback é um ótimo benefício para os clientes. Por isso, quando você oferece essa vantagem a eles, a procura pelos seus produtos aumenta. Assim, você ganha em competitividade, já que a vantagem do dinheiro de volta pode atrair mais pessoas para a sua empresa. 

Além disso, por mais que o cashback seja conhecido nos dias de hoje, ele não é adotado por todos os negócios. Então, uma vez que você implementa esse modelo na sua loja, sai na frente dos concorrentes que não oferecem a possibilidade de cashback aos clientes.  

E aí, vai adotar o cashback no seu negócio? Para mais dicas de vendas, confira este artigo:

Como usar um marketplace para aumentar suas vendas?

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