Você sabe o que é cashback? Ele é uma ótima opção para fidelizar clientes e ganhar competitividade no mercado. Nos últimos anos, esse modelo ganhou grande popularidade entre os brasileiros.

De acordo com a pesquisa Panorama do comércio móvel no Brasil, realizada pela Mobile Time, em parceria com Opinion Box, 42% dos entrevistados afirmaram que o cashback é a funcionalidade mais importante em um aplicativo de comércio móvel. A iniciativa fica em primeiro lugar entre as opções disponíveis.

Neste post, vamos explicar o que é o cashback e quais os benefícios que essa estratégia traz para o seu negócio. Continue a leitura, se você tem interesse pelo assunto!

Principais aprendizados deste post

1. O cashback (ou “dinheiro de volta”, em tradução livre) é um serviço fornecido por algumas empresas e que devolve parte do dinheiro das compras aos clientes, permitindo que eles utilizem esse valor em novas aquisições. Os negócios que desejam oferecer esse benefício precisam contar com uma empresa parceira, responsável pelas transações de cashback, em troca de uma comissão. Para receber o dinheiro de volta, os clientes precisam se cadastrar nessa plataforma parceira.

2. Um dos benefícios do cashback é a fidelização de clientes. Como a pessoa recebe o valor de volta para utilizar em compras futuras, está sempre consumindo os produtos da sua empresa, para usar o benefício recebido. Outra vantagem do cashback é o aumento de vendas. Uma vez que o cliente está sempre comprando com você, a sua demanda aumenta significativamente por conta do benefício oferecido.

Uma terceira vantagem é a visibilidade que o cashback traz para o seu negócio. Isso porque esse modelo permite flexibilizar as ofertas. Você pode oferecer descontos maiores em determinados períodos do ano, atraindo mais clientes. Além disso, as plataformas de cashback costumam divulgar as lojas parceiras, aumentando sua visibilidade no mercado.

3. A quarta vantagem do cashback é o conhecimento sobre o seu público. Isso acontece porque, ao se cadastrarem na plataforma parceira, os clientes fornecem uma série de informações importantes para você conhecê-los melhor. Além disso, analisando quais os itens mais vendidos, você pode fazer ofertas personalizadas para os seus clientes utilizarem o valor devolvido.

O quinto benefício do cashback é a competitividade. Embora essa estratégia tenha se tornado muito popular, nem todas as empresas adotam a devolução do dinheiro. Por isso, se você implementar o cashback no seu negócio, sai na frente da concorrência. Além disso, o benefício em dinheiro também pesa muito para o cliente escolher comprar de você, e não de outra loja.

O que é cashback e como ele funciona?

O cashback (ou “dinheiro de volta”, em tradução livre) é um serviço oferecido pelas empresas para trazer benefícios aos clientes. Bastante utilizado em estratégias de fidelização dos consumidores, na prática, funciona assim: o cliente compra determinado produto com a sua empresa e parte desse dinheiro retorna para o consumidor, como uma espécie de recompensa pela aquisição.

Vamos dar um exemplo para ficar mais fácil de entender. Supondo que você tenha um e-commerce e o cliente gaste R$100,00 em produtos. Com o modelo de cashback, quando a compra é finalizada, o consumidor recebe R$5,00 de volta para gastar na próxima compra. Esse benefício fica registrado junto à conta do cliente com a sua loja on-line e pode ser utilizado durante determinado período.

Precisamos dizer, ainda, que se você quiser implementar o cashback na sua loja virtual, é preciso contar com a ajuda de uma empresa parceira especializada nesse modelo. É ela que vaifazer as transações de devolução do dinheiro, em troca de determinada comissão.

Quais são os principais tipos de cashback?

Hoje em dia, existem diferentes tipos de cashback. Algumas modalidades possibilitam, por exemplo, que o usuário receba o dinheiro de volta na sua conta. Já outras permitem somente que o dinheiro fique guardado em uma carteira digital para abater o valor de futuras aquisições.

Existe, também, o "cashback social" que, por sua vez, abrange companhias que desejam demonstrar o seu valor social aos clientes. Nesse caso, em vez de retornar parte dos gastos aos consumidores, a verba é destinada a causas sociais e instituições carentes. Em geral, o cliente pode apontar o setor que deseja ajudar — como animais, crianças, pessoas com câncer, idosos etc. — e o valor é transferido para o órgão responsável.

O cashback é seguro?

Como tudo que envolve dinheiro, é preciso analisar todos os fatores antes de se fazer qualquer transação financeira ou fechar uma parceria. Contudo, ao escolher o parceiro adequado, trata-se de uma modalidade segura.

Para ter sucesso ao adotar o cashback em seu negócio, certifique-se sobre a credibilidade da empresa de cashback e as porcentagens praticadas.

Como fazer parceria com uma empresa de cashback?

Como vimos, para que o cashback seja seguro, é necessário fazer uma parceria com uma empresa confiável. Por isso, caso tenha interesse nesse programa de recompensa e entenda que se trata de boa oportunidade para fidelizar os seus clientes, é relevante saber como proceder para fazer a sua implementação. A seguir, vamos apresentar algumas dicas!

Pesquisar como as plataformas funcionam

Atualmente, existem diversas empresas de cashback. Por isso, é relevante analisar o funcionamento de cada uma delas a fim de prevenir qualquer eventualidade futuramente. Também é relevante avaliar quais são os pré-requisitos de cada companhia para saber se o seu modelo de negócio se encaixa no que é disponibilizado pela empresa de cashback.

Examinar os valores de reembolso oferecidos

Mais uma verificação importante é com relação aos valores de reembolso oferecidos, já que eles podem gerar impactos diretos em sua empresa. É preciso verificar as taxas cobradas para que seja possível comparar e optar pela melhor plataforma para o seu negócio.

Fazer o registro na plataforma

Por fim, depois de analisar todos os pontos que citamos anteriormente, basta escolher a empresa de cashback que atende aos interesses do seu negócio, fazer o registro da sua companhia na plataforma e ter acesso aos serviços.

Qual é a sua importância para as empresas?

Muitas pessoas já aderiram a programas de acúmulo de pontos ou de milhas. No entanto, a recompensa desse tipo de programa não costuma ser imediata, já que é preciso acumular uma pontuação bastante elevada para que seja possível fazer a troca.

Já o recebimento de parte do valor da compra por meio do cashback, como não exige acumulo de pontos, costuma deixar o consumidor muito mais satisfeito. Além disso, ele também pode usar o seu bônus como desejar.

Por isso, o cashback — aliado à popularização de sistemas de pagamento online — tem aparecido como uma nova tendência de consumo, além de ser uma estratégia promissora de fidelização de clientes para o seu negócio.

Quais são os benefícios do cashback para o pequeno negócio?

Para que os consumidores tenham o benefício do cashback, eles precisam se cadastrar nas plataformas parceiras e realizar as compras por lá. Você sabe por que esse modelo é bom para os pequenos negócios? É o que vamos ver, agora! Confira 5 benefícios de implementar o cashback na sua loja!

Fidelização de clientes

Como dissemos, o cashback é uma poderosa estratégia de fidelização de clientes. Por isso, essa é uma das grandes vantagens desse modelo.

Afinal, a possibilidade de receber o dinheiro de volta estimula o cliente a comprar novamente da sua loja e utilizar o desconto recebido na próxima compra. A cada nova aquisição, esse processo se repete e você mantém o cliente consumindo sempre da sua empresa.

Aumento das vendas

Por ser uma estratégia de fidelização, o cashback também estimula novas compras. Afinal, se os clientes receberem parte do dinheiro de volta, eles vão querer utilizar a quantia recebida. Isso significa uma nova venda para a sua empresa. Portanto, o cashback leva os consumidores a procurar novos produtos para comprar, aumentando significativamente as vendas na sua loja virtual.

Visibilidade

O modelo de cashback permite flexibilizar as ofertas. Você pode oferecer períodos de maior desconto, por exemplo, aumentando ainda mais a visibilidade do seu negócio com promoções atrativas para os clientes. Além disso, a própria plataforma que faz o cashback divulga as lojas parceiras, o que pode atrair ainda mais clientes para o seu negócio.

Conhecimento sobre o seu público

Quando os seus clientes se cadastram na empresa parceira para receber o cashback, eles fornecem algumas informações interessantes para entender seus hábitos de consumo. Além disso, você também pode analisar quais foram os itens mais vendidos, para oferecer sugestões personalizadas às pessoas que desejam utilizar o dinheiro recebido pelo cashback.

Assim, você estimula suas vendas. Com todas essas informações, você também tem um conhecimento maior sobre o seu público e pode ir refinando as suas ofertas.

Competitividade

O cashback é um ótimo benefício para os clientes. Por isso, quando você oferece essa vantagem a eles, a procura pelos seus produtos aumenta. Assim, você ganha em competitividade, já que a vantagem do dinheiro de volta pode atrair mais pessoas para a sua empresa.

Além disso, por mais que o cashback seja conhecido nos dias de hoje, ele não é adotado por todos os negócios. Então, uma vez que você implementa esse modelo na sua loja, sai na frente dos concorrentes que não oferecem a possibilidade de cashback aos clientes.

E aí, vai adotar o cashback no seu negócio? Agora que você já conhece os seus principais benefícios, considere implementá-lo em sua empresa para atrair mais clientes e aumentar suas vendas!

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