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Você já ouviu falar em cliente fit? É esse tipo de consumidor que a sua empresa deve ter em mente se quiser fechar negócio e expandir as vendas.

Para os pequenos negócios, esse conceito pode fazer toda a diferença na organização da estrutura de vendas e atendimento

Pensando nisso, no post de hoje, trouxemos algumas dicas para você descobrir o seu cliente fit e atrair os consumidores certos para a sua loja. Além disso, vamos explicar em detalhes o que esse conceito significa e por que é importante saber quem é o seu cliente fit. Vem ler!

O que é cliente fit?

Em português, fit significa encaixe ou alinhamento. Assim, um cliente fit corresponde ao consumidor que se encaixa, ou que está alinhado, ao seu produto ou serviço. Em outras palavras, é um cliente que vai realmente aproveitar a sua solução e conseguirá resolver algum problema utilizando aquilo que você vende. 

Esses consumidores costumam valorizar o que a sua empresa oferta e têm grandes chances de se tornarem promotores da sua marca, indicando seus produtos e serviços para amigos e familiares. 

Mas por que é importante saber quem é o seu cliente fit? Descubra no próximo tópico!

Por que definir o seu cliente fit?

Definir o seu cliente fit é importante para refinar sua abordagem de vendas, reter e fidelizar clientes.

Com essa definição, é possível planejar formas mais certeiras de fazer as ofertas para os seus clientes, uma vez que você já sabe quais dores esses consumidores estão buscando resolver.

Ao trazer as soluções ideais para o seu cliente fit, você aumenta as chances de mantê-lo comprando na sua loja. Um consumidor fidelizado pode, inclusive, recomendar os seus serviços e produtos para os conhecidos, ampliando ainda mais a sua carteira de clientes.

Além disso, saber quem é o seu cliente fit é uma peça chave para qualificar seus leads e conduzi-los ao longo do funil de vendas, oferecendo as melhores soluções em cada etapa da jornada do consumidor

Agora que você já entendeu os principais benefícios de saber o seu cliente fit, saiba como definir esse elemento na sua empresa! 

Como definir o cliente fit do seu negócio?

Separamos 3 dicas para você otimizar o processo de descoberta do cliente fit da sua empresa. Confira!

  1. Pesquise seu segmento

Um dos passos para encontrar o seu cliente fit é analisar o seu segmento de atuação. Quais as características do consumidor do seu nicho? Qual o perfil de consumo que ele tem e quais as suas preferências de compra? Separe as principais informações para considerá-las nas próximas etapas de definição do seu cliente fit. 

  1. Ouça seus clientes

A melhor forma de saber quem é o melhor cliente para o seu produto é ouvir os consumidores. Faça pesquisas com eles para entender quais as principais necessidades, dores e desejos do seu público, extraindo os dados recorrentes que caracterizam o seu cliente fit. 

Fique de olho também nos comentários nas suas redes sociais para entender o que os consumidores querem e o que esperam das suas soluções. 

  1. Priorize as dores dos clientes

Depois de ouvir seus clientes e fazer as pesquisas necessárias, analise as informações obtidas e priorize o mais importante. Identifique quais são as dores recorrentes e quais as necessidades que os seus produtos ou serviços resolvem melhor. 

Nesse processo, além de identificar quem tem fit com o seu negócio,também é importante saber quais clientes não têm fit. Assim, você economiza o tempo da sua equipe e os recursos da sua empresa. 

Mas uma vez que você já sabe qual o melhor tipo de consumidor para atrair para a sua loja, como fazer isso de forma realmente eficiente? É o que vamos ver no próximo tópico!

Como atrair clientes fit para a sua empresa?

Veja 3 dicas simples para adotar no seu negócio e conquistar os melhores clientes para os seus produtos e serviços!

  1. Produção de conteúdo

Na etapa de pesquisa com a sua audiência, você deve ter colhido algumas dúvidas centrais que os seus consumidores costumam ter. A partir dessas questões, você pode criar conteúdos gratuitos para respondê-las e, assim, engajar o seu público e chamar a atenção do seu cliente fit. 

Outra opção é incluir uma seção de FAQ no seu site para quebrar as principais objeções dos clientes e resolver as dúvidas mais frequentes que eles têm. 

Isso também funciona como uma espécie de filtro, já que as questões dos consumidores podem ser resolvidas de forma mais independente, e só quem se identifica com a sua solução acaba permanecendo. 

Aposte na criação de vídeos ou ebooks e nas redes sociais para produzir conteúdos relevantes e atrair as pessoas certas para o seu negócio. Você pode também abrir a caixinha de perguntas dos stories para responder às principais dúvidas dos clientes em tempo real.

  1. Divulgue sua solução

Para atrair os clientes certos para o seu negócio, é importante mostrar como os seus produtos resolvem as dores que eles têm. As suas ofertas precisam agregar valor para o consumidor e facilitar a vida dele, resolvendo um determinado problema.

Utilize seus canais para divulgar seus produtos e serviços e mostrar como a sua solução desaparece com a dor do consumidor. Assim, quando o seu cliente fit tiver acesso a isso, irá se identificar com a situação e deve procurar a sua empresa. 

  1. Alinhe os times

Uma vez que o cliente fit está definido, divulgue para os times. Assim, eles podem criar estratégias mais inteligentes, focadas nos clientes certos, e não perder tempo com quem não tem fit ou deixar oportunidades realmente frutíferas passarem.

Além disso, uma vez que o time tem esse conhecimento incorporado, já consegue ter uma noção mais intuitiva de quem são os clientes que têm fit com o seu negócios e os que não têm, criando um processo de vendas mais fluido. 

O importante é que os vendedores não fiquem insistindo em vender para consumidores sem fit com o negócio. O foco é no cliente fit, o que diminui o custo de aquisição, aumenta as chances de vendas e o ciclo de vida do consumidor na empresa.

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