desafios constantes
Carreira e Trabalho

Como analisar se uma empresa oferece desafios constantes

Quando se está buscando empresas, tem uma série de fatores que os candidatos buscam para tomar a decisão de prestar um processo seletivo ou não. Muitos olham principalmente a cultura para a escolha. Estão preocupados em aprender e se identificar com o local em que trabalham. Já outros buscam desafios constantes. Mas, a pergunta é: como analisar se a empresa dos sonhos de fato oferece desafios constantes?

Sendo assim, seguem nossas dicas para quem está nessa etapa de análise e tomada de decisão:

 

Como buscar por desafios constantes:

  • VALORES: Para descobrir uma empresa com a sua cara, vá atrás dos valores dela. Veja se tem valores como “espírito de dono”, “foco na meta”, “autonomia”, algo que indique uma possibilidade de desafios. O melhor lugar para se informar sobre a cultura de uma empresa é no próprio site dela.
  • LOVEMONDAYS e INFOJOBS: Atualmente, esses são os dois principais canais em que os colaboradores podem escrever sobre seu dia-a-dia de trabalho, prós e contras da empresa. Lá, certamente, terá algumas informações diferentes das que você encontraria em outros canais.
  • FACEBOOK: Verifique se a empresa tem alguma página própria. Não é incomum que os colaboradores avaliem a empresa na parte de “ranking” e coloquem suas impressões sobre ela.
  • CONTATOS: Vá atrás de pessoas que trabalham ou trabalharam na empresa e pergunte o que acham de trabalhar lá e quais os grandes desafios que as pessoas têm.
  • LINKEDIN: Caso não encontre ninguém via “contatos presenciais”, o LinkedIn é sempre uma boa estratégia para conseguir conversar com pessoas de dentro da empresa. Basta digitar na busca a empresa e adicionar algumas pessoas. Incrivelmente, muitas pessoas respondem no LinkedIn, até por já passarem por situações de escolha também.
  • PALESTRAS: Muitas das empresas têm um cronograma de palestras e eventos dentro e fora da própria dela. Se for possível, vá em uma das palestras e veja o que o palestrante tem a dizer da empresa. Se ele não responder algo que é de seu interesse, é a sua grande oportunidade de tirar suas dúvidas pessoalmente.

Aqui, estão apenas algumas sugestões. Provavelmente, tem inúmeros outros meios de descobrir mais sobre sua empresa dos sonhos, afinal, estamos na era da informação! Então, não tem desculpas para não olhar no detalhe o lugar onde você pode dedicar uma boa parte da sua vida.

E aí? Se sente mais preparado para tomar sua decisão de carreira?

 

Por Lívia Kuga

Líder de Atração de Talentos da Stone