Você sabe como anunciar no TikTok? Essa rede social tem apresentado um forte crescimento e é um dos aplicativos mais baixados da sua categoria. Além disso, a plataforma atingiu a marca de 1 bilhão de usuários bem mais rápido que seus concorrentes, tornando-se uma das redes sociais com maior engajamento.

Por isso, veicular os seus anúncios nessa mídia pode ser uma ótima forma de aumentar a sua visibilidade online, diversificar os seus canais, desenvolver um negócio mais competitivo e potencializar as vendas da sua corporação.

Neste post, você vai entender as razões de anunciar no TikTok, qual o passo a passo para fazer isso e quais as melhores maneiras de potencializar as suas campanhas. Vamos lá?

Por que anunciar no TikTok?

Impressionar a geração Z tem sido um desafio para os empreendedores. Afinal, esses jovens não são impactados pelo formato de publicidade tradicional, pois estão sempre em busca de novidades.

Os vídeos são mais atrativos que outros formatos e o TikTok soube explorar isso muito bem, popularizando os conteúdos curtos, criativos e que prendem a atenção.

Em vista disso, anunciar no TikTok é uma alternativa interessante ao objetivo de otimizar os canais de comunicação e reduzir o custo de aquisição de clientes. Sobretudo, proporciona vantagens que favorecem o aumento da competitividade, da presença digital e das oportunidades para potencializar as vendas online.

O que é o TikTok Ads?

O TikTok Ads é uma plataforma para o desenvolvimento de campanhas publicitárias, ou seja, específica para a criação de anúncios. Trata-se de um recurso que oferece diferentes formatos e efeitos para os conteúdos, como banners e vídeos de curta duração.

Sendo assim, é uma plataforma de anúncios pagos, voltada para organizações que desejam divulgar a marca na rede social. Assim como outras plataformas, o TikTok Ads permite segmentar os conteúdos e ainda conta com a inteligência artificial, que direciona as campanhas para o público ideal.

Quais são as etapas para anunciar no TikTok?

Anunciar em qualquer rede social é uma ótima oportunidade de ganhar visibilidade para a sua marca. Além disso, ajuda a atrair mais pessoas interessadas naquilo que você vende e, posteriormente, novos clientes e oportunidades para o seu negócio.

No TikTok não é diferente, pois o seu negócio vai encontrar a oportunidade ideal para se comunicar com os consumidores, especialmente para quem oferta produtos e serviços ao público jovem.

Todo o conteúdo é apresentado de uma forma agradável, intuitiva e atrativa, capaz de otimizar o processo de conversão e aproximar a sua marca dos potenciais clientes. Veja a seguir, um passo a passo para você anunciar o seu negócio no TikTok!

Estude o público e faça um planejamento

Utilizar o TikTok na intenção de anunciar significa ter mais uma rede social a seu favor e aumentar ainda mais o seu alcance. Mas, antes de começar, avalie se vale a pena investir nesse canal e defina um planejamento estratégico específico para o marketing na plataforma.

Além disso, também é importante analisar se o seu público está no TikTok. Para isso, faça uma pesquisa com a sua audiência no intuito de identificar quais canais ela utiliza e se essa rede social está entre eles. Dessa forma, é possível desenvolver campanhas promissoras e que promovem resultados reais.

Assim, você também aumenta organicamente o seu número de seguidores na plataforma e usa as alternativas de anúncio na intenção de complementar suas estratégias na rede. Se você já fez esse tipo de avaliação e percebeu que o seu público está na plataforma, então é o momento para investir em boas campanhas.

Crie sua conta

Só é possível anunciar no TikTok se você tiver uma conta na página de anúncios da rede. Então, se você ainda não tem, crie um perfil para o seu negócio, entrando no TikTok Ads. Esse processo é gratuito, no entanto, é importante ter atenção para evitar erros no preenchimento dos dados. Você precisa incluir informações como:

  • e-mail ou telefone;
  • senha;
  • código de verificação;
  • país de origem;
  • objetivo da conta, se comercial ou pessoal;
  • dados pessoais como nome, negócio, localização e segmento.

Após preencher as informações, a plataforma analisará os dados no intuito de aprovar ou não a sua conta. Entretanto, todo o processo acontece de forma rápida e em pouco tempo tudo será verificado para você começar a anunciar.

Comece a fazer os seus anúncios

Com a conta criada, você já pode anunciar no TikTok. Para isso, vá na seção “Campanha” e clique em “Criar”. É necessário dar um nome para a sua campanha e selecionar o objetivo do anúncio, como tráfego ou conversão. Nessa etapa, você também deve informar o tipo de orçamento.

Assim como acontece ao anunciar em outras redes sociais, como o Facebook, você precisa escolher a localização visada pela campanha. Além disso, também é preciso informar qual o público que deseja alcançar com seus anúncios na plataforma do TikTok.

Por isso, a pesquisa com a sua audiência é importante, pois ela economiza recursos e evita que você desperdice o seu orçamento — com a publicação de anúncios que não atingem as pessoas certas e não contribuem para o alcance de resultados satisfatórios com a campanha.

Algumas informações que você pode incluir ao selecionar o seu público para anunciar no TikTok são:

  • faixa etária;
  • local e interesses;
  • horários e dias para a sua campanha.

Faça o pagamento

Após criar a conta, você deve escolher o meio e a data de pagamento para os seus anúncios. Além disso, deve informar quando a campanha deve ser iniciada. É possível, inclusive, dividir o valor investido de acordo com a quantidade de dias do projeto.

Com isso, o anúncio pode aparecer para o público igualmente em cada um dos dias ou com maior intensidade nas datas que você escolher. Portanto, é essencial estudar qual a melhor estratégia, considerando os seus objetivos e as características do público-alvo.

Não esqueça de incluir suas campanhas no planejamento financeiro do negócio e medir os resultados dos anúncios para ter uma visão completa da sua estratégia. Afinal, você só deve investir os recursos disponíveis para anunciar e o planejamento ajuda a entender exatamente quanto pode ser o seu orçamento nessa frente.

Crie e anúncio no TikTok

O desenvolvimento do seu anúncio é um dos pontos mais importantes e tem total relação com o sucesso das suas campanhas na plataforma. Por isso, é importante utilizar boas estratégias de marketing e criar conteúdos relevantes para o seu público.

Você também precisa definir o formato dos seus anúncios. As principais opções disponíveis são:

  • Branded Effects: são formatos personalizáveis e a marca pode usar diferentes recursos interativos, como filtros e efeitos;
  • In-Feed Ads: é um anúncio em tela inteira e com som, exibido no feed;
  • Top View: consiste em um vídeo exibido em tela cheia assim que o usuário abre o aplicativo.

Veicule o anúncio

Nessa etapa, você otimiza a sua campanha ao selecionar o objetivo desejado, como aumentar o número de impressões, de cliques ou conversão. Então, é necessário informar as especificidades do anúncio, nome e formato, além de veicular o vídeo correspondente.

Por meio da otimização do anúncio, você alcança mais usuários nessa rede. Assim, as chances de aumentar as suas vendas são boas. Portanto, invista tempo nessa etapa para garantir um bom retorno com essa plataforma.

Quais as 8 dicas para criar anúncios no TikTok?

Na intenção de elevar as possibilidades de sucesso, é imprescindível anunciar no TikTok com campanhas bem desenvolvidas e planejadas. Além de despertar o interesse do público, ações pensadas de forma estratégica otimizam o processo de conversão e agilizam as vendas. Está sem criatividade para anunciar no TikTok ou não sabe como começar? Então, confira nossas dicas!

1. Utilize o Kit de Criação de Vídeo

O Kit de Criação de Vídeo é uma ferramenta do TikTok que permite criar vídeos para os seus anúncios com base em diversos templates e formatos de edição. Sendo assim, escolha as opções que mais combinam com o seu negócio e público-alvo.

Dessa forma, você pode criar suas campanhas com mais facilidade, principalmente se não dispõe de habilidades de edição de vídeo. A plataforma também disponibiliza centenas de músicas para veicular aos seus conteúdos no TikTok e torná-los personalizados e criativos.

2. Pense em atrair e engajar

Ao anunciar no TikTok, é preciso chamar a atenção da sua audiência. Porém, são tantos vídeos acontecendo ao mesmo tempo que saber se destacar nesse mar de conteúdo é um desafio enfrentado por diversos empreendedores que utilizam a rede.

Nesse sentido, atiçar a curiosidade do público pode ser um primeiro passo para atrair a atenção das pessoas. Mas é preciso manter o interesse ao longo do anúncio, afinal, o objetivo é que a pessoa faça algo após ver o vídeo.

Então, busque chamadas criativas, que quebrem com a expectativa do seu público. Além disso, utilize a linguagem da sua audiência para criar conexão e manter o engajamento. Para isso, usar conteúdos divertidos e inteligentes é a melhor alternativa.

3. Faça uma chamada para ação

Um dos elementos mais importantes em qualquer anúncio é a chamada para a ação, também conhecida como CTA (Call To Action). Ela indica o que deve ser feito após a visualização do anúncio, oferecendo um caminho ou um próximo passo.

Para ter sucesso, essa chamada deve estar relacionada ao objetivo da campanha. Assim, se você quer aumentar o número de cliques, precisa dizer claramente o que o usuário deve fazer para isso, de forma agradável e atrativa.

4. Faça parcerias com influenciadores

Fazer parcerias com influenciadores pode ser uma boa maneira de reduzir seus custos com os anúncios e atingir mais pessoas no TikTok. Há pessoas com milhões de seguidores que aceitam realizar publicidade por um preço atrativo.

Para isso, procure por influenciadores seguidos pelo seu público-alvo. Assim, você garante que a publicação seja vista por pessoas com maior probabilidade de comprar no seu negócio. Além disso, solicite que o influencer indique a sua loja e inclua o link do seu site no anúncio.

5. Crie bons vídeos

Caso você tenha boas habilidades para editar vídeos, essa pode ser uma alternativa mais interessante que usar os templates prontos da plataforma. Assim, você consegue gerar conteúdos mais personalizados e com maior potencial de causar impactos.

Como o TikTok é uma rede social totalmente visual, é fundamental investir nesse aspecto. Por meio dele, você consegue atrair e prender a atenção do seu lead e, consequentemente, aumenta as chances de que seu CTA cause bons resultados. Portanto, capriche na elaboração e edição de seus vídeos.

6. Use as hashtags corretas

O TikTok também utiliza hashtags para ajudar os usuários a encontrar os conteúdos que querem visualizar. Assim, procure as mais adequadas ao seu público-alvo para melhorar o seu alcance e otimizar os seus resultados na plataforma.

Além disso, acompanhe as tendências, pois, por meio delas é plausível atingir muitas pessoas para comprar da sua marca. Outra dica é aproveitar os desafios que surgem a cada passo e elaborar vídeos para participar deles e ser visto por mais usuários da plataforma.

7. Faça desafios de dança

O TikTok tem diversos desafios que envolvem danças. Saber como usá-los a favor da sua empresa pode ajudar na diferenciação diante dos seus concorrentes e, desse modo, alcançar um bom crescimento do negócio.

Por isso, vale perder a vergonha e começar a aproveitar o potencial dessa rede social, que é tendência no mercado. Existem ainda alternativas que envolvem músicas e sons que são tendências.

8. Aproveite as tendências

Outra maneira de aproveitar o interesse do público para engajar sua audiência é por meio dos vídeos e conteúdos, que são uma das maiores tendências do momento. Opções como os desafios de danças ou a criação de vídeos com efeitos especiais são uma ótima oportunidade de chamar a atenção dos usuários.

Nessa categoria, também se encaixam os duetos, que são extremamente populares na plataforma. Por meio deles, o usuário pode gravar dois vídeos exibidos de modo conjunto. Assim, é possível replicar algo ou reproduzir um conteúdo feito por outra pessoa. Além disso, esse você pode criar conteúdos no formato de comentários ou reação ao material original.

Viu como anunciar no TikTok é uma excelente alternativa para potencializar as suas vendas e resultados? Portanto, não deixe de seguir nossas dicas para criar campanhas incríveis e atrair usuários em qualquer momento do ano. Ao utilizar essa ferramenta, você contribui para ampliar os pontos de contato com a sua audiência e ainda reforça sua presença no ambiente digital.

Gostou do nosso artigo? Então compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais e contribua para que outras pessoas conheçam a possibilidade de utilizar o TikTok para negócios!