A sua loja já está presente nas redes sociais? Tem um site? Aparece nas buscas do Google? Então saiba que você tem em suas mãos uma das melhores ferramentas para conseguir mais clientes para a sua empresa. Por meio de estratégias publicitárias, é possível alcançar novos públicos e potencializar suas vendas.

Independentemente do tamanho do seu negócio, a internet se tornou indispensável para ampliar os horizontes da sua marca e ampliar a base de clientes. Agora, ao invés de vender apenas para o seu bairro, você também consegue vender para qualquer lugar do Brasil.

Para ajudar em sua jornada no ambiente digital, organizamos um conteúdo completo e detalhado que vai lhe ajudar a conquistar novos clientes e fidelizar os que já conhecem suas soluções. Continue a leitura e confira!

Como o marketing digital pode ajudar a conseguir mais clientes?

Todos nós sabemos que a internet revolucionou o modo das empresas interagirem com o público e atualmente é impossível ignorar que a maior parte da população mundial está conectada à internet e faz compras online. Como há diferentes marcas, negócios e empresas no espaço digital, conquistar a atenção do público também se tornou mais difícil.

Por isso, é importante adotar algumas estratégias para que o seu negócio conquiste notoriedade online e aumente suas vendas.

Mudança de mentalidade

Como falamos, graças à era digital, o sucesso da divulgação de marcas e negócios está cada vez mais ao alcance não só de grandes empresas, mas também de pequenos e médios negócios. Acabou aquela história de que “Marketing Digital é para quem tem dinheiro para investir” ou “Marketing Digital não é pra mim, porque meu negócio é muito pequeno” ou até mesmo “Eu não estudei marketing, nem sei o que é, então não tenho condições de aplicar isso para minha loja”.

Esqueça essas crenças limitantes e se livre desses pensamentos, porque vamos te mostrar que é possível sim! Se você ainda não começou a surfar nessa onda, te convidamos a começar a considerar.

Tenha presença em diversos canais digitais

Ao registrar a sua marca no Google Meu Negócio, por exemplo, você garante que qualquer indivíduo que pesquise itens relacionados a sua empresa sejam direcionados para seu site ou rede social.

Além disso, os clientes atualmente realizam diversas pesquisas antes de escolher uma empresa para negociar qualquer tipo de compra. Por isso, estar presente online e solicitar que seus clientes avaliem a experiência de compra, contribui para que os novos consumidores tenham a confiança necessária para comprar de sua empresa.

Aproveite a visibilidade que a internet oferece

Por meio de boas estratégias de marketing, você consegue aumentar a autoridade de sua marca em um determinado mercado, além de trazer mais confiança para o público. Isso faz com que suas vendas aumentem e a empresa se torne ainda mais lucrativa.

Além disso, a presença ativa no mundo online pode favorecer a visibilidade e a consolidação da sua pequena empresa, dando credibilidade para o seu produto. Isso permite atrair novos clientes, nutrir um bom relacionamento e usar o pós-venda para fidelizar o público.

Como usar a internet para conquistar novos clientes?

Agora que você já sabe qual é o potencial da internet para o seu negócio, está na hora de aprender como usá-la de forma eficiente. Com o objetivo de lhe ajudar nessa etapa, preparamos várias dicas muito úteis para que você coloque em prática e colha os resultados. Vale a pena conferir!

Avalie a realidade do seu negócio

É possível que você esteja se perguntando: “Como conseguir mais clientes de forma eficiente?” A fim de responder essa questão, é necessário avaliar a realidade de cada negócio. Ou seja, vale investigar as alternativas e definir os melhores cenários. Por exemplo, pode-se questionar quais locais sua empresa deve estar presente no mundo digital para gerar novos clientes. Pense no que faz mais sentido para atingir seu público.

Além disso, pergunte-se que tipo de conteúdo vai atrair as pessoas que estão buscando pelo serviço ou produto que você oferece, mas ainda não conhecem sua loja. Com a resposta em mente, pense em posts legais e estratégicos que façam sua marca se destacar no meio das demais e atrair novos clientes.

Busque boas referências

Uma dica legal é buscar referências! Que tal procurar as marcas que você admira e se inspirar no modo que elas estão se comportando na internet. Afinal, no mundo online (quase) nada se cria e (quase) tudo se copia! Buscar inspiração é fundamental.

E para pessoas que já te conhecem e estão apenas considerando a compra? Abuse da criatividade (e da estratégia) e pense em diversos tipos de post. Ou seja, faça alguns posts mais focados no seu produto, outros na sua marca e alguns outros em promoções e ofertas, por exemplo.

Já deu para perceber que é muita coisa, né? Mas não queremos te assustar. Pelo contrário: queremos simplificar e facilitar para você entender como conseguir mais clientes. Seguindo a leitura do artigo você vai ver várias dicas que preparamos na intenção de lhe guiar na hora de criar seu planejamento estratégico e começar a divulgar sua marca na internet.

Entenda qual o seu público

Definir um perfil de “cliente ideal” é o primeiro passo para começar! Fuja de clichês como “meu negócio é para todo mundo” ou “minha marca é para homens e mulheres da classe média”. Nessa etapa, quanto mais específico você for, melhor.

Invente perfis fictícios que traduzam seu cliente. É uma dinâmica divertida. Depois que seu público estiver bem definido, vai ficar fácil saber o que postar. Ah, e o mais legal: você pode traçar mais de um perfil. Pense em até 3 tipos de clientes e descubra seu público-alvo.

Para isso, é factível estudar e entender o perfil de clientes que você já possui, conversar com seus clientes para conhecê-los melhor e definir quem é o seu público-alvo. A partir dessas dicas já se pode desenhar o perfil do seu cliente de maneira mais eficiente.

Define qual o propósito do seu negócio

A vida de empreendedor não é fácil. Nós sabemos disso! Tirar uma ideia do papel e criar um negócio do zero requer muita força de vontade, comprometimento e paciência. E, no fundo, sabemos que se o empresário não acreditar de verdade no seu negócio, as coisas podem não acontecer conforme o planejado.

Ou seja, algo dentro de você lhe motivou a criar ou continuar gerindo sua empresa, certo? Chegou a hora de se conectar com seu público por meio dessa motivação. Para crescer, sua empresa precisa ter um posicionamento, um propósito, uma personalidade. Vamos registrar tudo isso?

Para isso, deve-se escrever o propósito do seu negócio, ou seja, aquilo que fez com que você não desistisse do seu sonho. Esse é um ótimo exercício para posicionar sua marca e pode ser também uma ótima ideia para um post. O nosso propósito aqui da Stone, por exemplo, é “Melhorar a vida do empreendedor brasileiro”.

Esteja presentes nas redes sociais

Não adianta ter um site que demora para carregar ou estar presente em todas as redes sociais sem alimentá-las com postagens. Traçar seu público-alvo e ter o posicionamento do seu negócio definido são pontos essenciais, de fato. Mas de nada adianta se você não estiver presente no lugar certo, para a pessoa certa, no momento certo.

Pode ficar a pergunta: “Mas, Como fazer isso?”. Vale pensar em estratégias e fazer parcerias que facilitem sua jornada. Por exemplo, é preciso escolher quais redes sociais fazem mais sentido para alcançar sua persona. Não é necessário estar presente em todas. Pense na que vai ajudar o negócio chegar no cliente e esteja presente (de verdade) nela.

Assim, é possível melhorar o engajamento com o seu público e alcançar os clientes ideais para sua empresa. Por meio de simples ações, como um post nos stories, você cria um vínculo especial que pode fazer toda a diferença em seus resultados.

Combine o online com o offline

Além disso, é importante investir em estratégias de Marketing que combinem o digital e o offline. Assim, pense em como é o ambiente da sua loja, caso ela exista em espaço físico. Com isso em mente, prepare materiais de divulgação e ambientação que mostrem um pouco dos bastidores da empresa.

Além disso, vale fazer parcerias. Já pensou em quais outras marcas podem ajudar a divulgar o seu negócio? Exemplo: se você tem um salão de beleza, que tal fazer uma parceria com uma academia que fique próxima? Ou então, se você tem uma academia, que tal se associar a empresas como Gympass ou Class Pass? Esse tipo de ação tende a beneficiar todos.

Com o uso dessas estratégias, você vai notar que sua empresa será mais visitada e que as vendas terão aumentos. Portanto, coloque em prática tais dicas e combine o ambiente digital com o presencial.

Ofereça um suporte de qualidade

Já chegou em uma loja em que o atendimento era ruim? Ou então fez uma aquisição em um site que não lhe ofereceu nenhum suporte no decorrer da sua jornada de compra? Você certamente se frustrou com a experiência, não é mesmo!?

Investir em ações que melhorem a relação entre sua organização e os clientes é fundamental. E muitas vezes, simples investimentos podem fazer toda a diferença em seus resultados. Por exemplo, ao ter agilidade e responder às mensagens que chegam pelas redes sociais ou por meio do WhatsApp, os consumidores já ficarão muito satisfeitos. Isso porque grande parte das empresas não prestam esse suporte com qualidade.

Além disso, pode-se apostar na automação do atendimento. Desse modo, somente as mensagens que necessitem mesmo de alguém para responder chegam à sua equipe. Ou seja, você diminui a sobrecarga e garante efetividade no atendimento. Ao adotar estratégias como essas sua empresa tende a aumentar a receita.

Crie conteúdo de valor

Bons conteúdos agregam valor aos clientes e fazem com que o gatilho de reciprocidade seja ativado. Assim, quando ele necessitar de algum produto ou serviço que sua empresa oferece, provavelmente vai comprar de você! Em geral, as pessoas compram de quem elas gostam.

Simples assim! Como já falamos aqui: esse é o segredo. Alimente suas redes sociais com posts interessantes, relevantes e educativos. Marcas que só falam de seus produtos e serviços o tempo todo, são normalmente consideradas chatas e atraem menos clientes.

Poste sobre suas soluções também, mas escolha elaborar posts mais criativos e que resolvam alguma dor do seu consumidor. Que tal postar a foto do bolo que acabou de sair do forno e você vai colocar para vender? Vale usar a legenda para tentar descrever o cheirinho! Ou então, que tal aproveitar que o carnaval está chegando e usar esse tema na sua postagem?

Torne seu perfil humanizado

Páginas que falam apenas dos seus produtos e serviços normalmente são pouco atrativas nas redes sociais, afinal, pessoas se interessam por outras pessoas e não por negócios ou marcas.

Por isso, vale mostrar os bastidores da sua empresa, como é feita cada etapa de preparação, produção e envio dos produtos, por exemplo. Falar sobre as dores e alegrias do seu trabalho também traz os seguidores para perto e aumenta o grau de confiança.

Ao dar um rosto para sua marca, os clientes sentem a segurança de estar negociando com outro indivíduo e não apenas com um logotipo. Assim, o potencial de vendas se eleva drasticamente em relação aos perfis mais frios e com conteúdos técnicos.

Conte com o Marketing de Indicações

O “boca a boca” na internet também funciona! É muito importante cuidar da imagem do seu negócio, certo? Para garantir que seus clientes fiquem satisfeitos e falem bem da sua marca para outras pessoas, é importante não só ter um produto ou serviço bom, mas também prestar um atendimento de qualidade.

Atualmente os seus clientes podem te avaliar na internet? No próprio Google é possível fazer isso. Mas, cuidado: além de avaliar, os clientes também usam recursos da internet para fazer reclamações. O Reclame Aqui, por exemplo, é um site focado nesse serviço.

Acompanhe suas avaliações, responda os comentários e garanta um serviço de qualidade. Afinal, na internet as coisas viralizam. Ou seja, ganham uma proporção maior em pouco tempo, atingindo muita gente. Seja para o bem ou para o mal.

Aproveite os recursos de publicidade paga

Esse é o termo técnico usado para definir os anúncios na internet. O famoso “publi post”, sabe? Aqui chegou a hora de pensar: será que você pode direcionar algum orçamento para Marketing Digital? Se sim, mesmo que mínimo, faça anúncios no Facebook e Instagram.

Com uma boa segmentação e conteúdo relevante, você atrai visitas para sua página. E o melhor: nem precisa gastar muito! Separe R$50,00 para isso e teste durante 1 semana para ver se vai dar certo.

O trabalho com tráfego pago pode trazer grandes resultados, principalmente para empresas que já desenvolveram um trabalho de produção de conteúdo e de presença ativa em suas redes sociais.

Como potencializar as vendas online?

Para quem já tem uma certa infraestrutura digital, ou seja, um site, blog, canal no YouTube ou perfil nas redes sociais, vale adotar algumas melhorias que potencializam a sua força no ambiente digital.

Confira a velocidade do seu site

Uma das primeiras coisas que você precisa cuidar em seu site é a velocidade de carregamento da página. Como a capacidade de atenção dos consumidores se tornou muito baixa, se o site demora vários segundos, o cliente normalmente desiste da visita ou da compra que pretendia fazer.

Por isso, o tempo máximo ideal de carregamento das páginas de um site deve ser de, no máximo, 4 segundos. Sites lentos geralmente são causados por hospedagens ruins ou imagens pesadas. Assim, vale investigar o que está causando a lentidão de sua página e corrigir o problema rapidamente.

Avalie os indicadores de desempenho

Saiba se o seu esforço e investimento estão trazendo resultado. Como? Acompanhe, por exemplo, se você está faturando mais do que investe. Esse tipo de informação é oferecida pelo ROI , uma métrica comum no mercado digital a fim de estimar qual foi o retorno obtido em relação ao investimento.

Vale fazer uma pesquisa sobre quais são os principais indicadores de desempenho do seu mercado e utilizá-los no intuito de verificar como sua empresa está. Opções como o ticket médio, nível de serviço de entregas, taxa de sucesso em vendas, taxa de turnover, são alguns dos indicadores mais comuns e que podem contribuir para identificar quais os pontos fortes e fracos do seu negócio.

Use um mapa de empatia

Esta é uma ferramenta super usada na criação de perfis de público-alvo. Basta jogar o termo no Google, checar as imagens e usar no seu negócio.

Conteúdo = Post: para criar conteúdos relevantes ao seu público e aparecer nas buscas do Google é legal usar ferramentas como o Trend Topics do Twitter e o Google Trends com o objetivo de entender os temas que estão sendo mais discutidos no momento.

Se você tem um site, confira se a velocidade dele está boa: o próprio Google disponibiliza a ferramenta Page Speed na qual é possível fazer essa conferência. Para deixar o site mais rápido, basta seguir as sugestões descritas.

Diversifique as opções de pagamento

Ter boas alternativas de pagamento é um diferencial enorme para quem está usando a internet com o objetivo de potencializar o negócio. Por exemplo, há consumidores que preferem pagar por meio do cartão de crédito, já outros veem maior utilidade no pagamento por boleto ou via pix.

Dessa forma, você precisa pensar em como atender da melhor forma todos os indivíduos. Obviamente, nem sempre isso é possível. Mas vale a tentativa, não é mesmo? Com isso em mente, procure alternativas na intenção de diversificar as formas de pagamentos que são aceitas na sua empresa.

Quais são os benefícios de usar a internet?

Recorrer à internet a fim de potencializar suas vendas e alcançar mais clientes é uma ótima alternativa para sua empresa nos dias atuais. E usando nossas dicas isso fica ainda mais fácil. Se quer saber quais são as vantagens de implementar o que aprendeu por aqui, confira abaixo.

Melhore sua comunicação com os clientes

Como nos dias atuais a maioria das pessoas está no digital, usar estratégias para conquistar clientes que usem esse ambiente é uma ótima saída. Por exemplo, se você fez uma promoção, divulgar na internet vai alcançar muita gente.

Ou então, caso tenha um conteúdo que vai agregar valor aos consumidores, ao usar o online o alcance dele será muito maior. Da mesma forma, os consumidores atuais tem buscado informações das empresas por meio de redes sociais e do Google. Assim, é importante estar nesses meios, não é mesmo?

Aumento de vendas

Com o aumento do alcance, as vendas também serão maiores, caso as estratégias sejam bem estabelecidas e, colocando em prática o que aprendeu aqui, elas vão ser. Isso acontece por diversos motivos.

Primeiro porque você aumenta seus canais de vendas usando as redes sociais e o Google, o atendimento se torna mais eficiente, os consumidores conseguem encontrar seu negócio de forma simplificada e o relacionamento com eles se torna mais forte, dado que os conteúdos postados foram úteis e resolveram diversos problemas que encontram.

Baixo custo de investimento

Para estar presente no ambiente digital, você não precisa de investimentos significativos. Inclusive, diversas opções como o Google Meu Negócio, perfis em redes sociais e páginas no YouTube, são totalmente gratuitas.

Portanto, mesmo que você não disponha de recursos para investir, é possível criar conteúdo, engajar com sua audiência e captar clientes apenas com a força do seu trabalho. Assim, não tenha medo de dar seus primeiros passos nesse mercado e comece agora mesmo.

Viu como é possível conseguir mais clientes para o seu negócio por meio da internet? Utilizar de maneira eficiente as redes sociais permite que você produza conteúdo, qualifique sua audiência e aumente sua força em vendas. Assim, mesmo quem está começando com um negócio pequeno, tem as mesmas chances de escalar seus resultados e conquistar um grande espaço nesse mercado.