Tempo de leitura: 6 minutos

Você tem um pequeno negócio e está buscando formas de economizar dinheiro? A rotina de um empreendedor envolve uma série de responsabilidades financeiras e gastos que nem sempre trazem o retorno esperado.

Mas, na prática, como manter a qualidade do negócio sem investir como uma grande empresa? No post de hoje, trouxemos algumas sugestões para você adotar no seu negócio e conseguir crescer com consistência, economizando recursos. Vem ler!

1. Aumentar a produtividade

Aumentar a produtividade na sua empresa ajuda a economizar recursos e energia do time. Para que isso aconteça, implementar sistemas especializados, como um software de gestão de projetos, pode ser uma boa solução.

Hoje, há algumas opções gratuitas desses modelos, mas mesmo quando o sistema é pago, se ele for eficiente para o seu negócio, pode economizar custos a médio e longo prazo. Isso porque a tecnologia evita retrabalho e erros de processo que poderiam acarretar em perdas financeiras importantes.

Outro ponto fundamental para aumentar a produtividade no seu negócio é investir em pessoas. Aposte na retenção de talentos, engajando seus funcionários nas metas da empresa e atrelando resultados a benefícios. Também é interessante criar uma cultura de feedback na empresa para manter a motivação da equipe.

2. Organizar e controlar processos

A organização e o controle de processos, além de se beneficiarem da adoção de sistemas de gestão e de contribuírem para o aumento da produtividade, ajudam a identificar gargalos e desperdícios no seu negócio.

Quando você organiza seus processos, tem mais clareza sobre cada ponta da sua empresa, o que funciona e o que pode ser melhorado.

Mas por que isso contribui para reduzir custos? Se você conhece o seu negócio em profundidade, sabe quais são os seus pontos fortes e os fracos, aqueles que fazem você perder dinheiro. A partir disso, você pode agir com mais chances de acertar.

Nesse sentido, adotar metas e métricas é fundamental para acompanhar o progresso das suas estratégias e do crescimento do seu negócio.

3. Apostar no seu serviço

Apostar em um serviço de qualidade para os seus clientes garante a fidelização e a retenção, o que diminui seus custos, já que trazer um novo consumidor é mais caro do que manter os antigos.

Mas o que significa oferecer um serviço de qualidade? Há diversas formas de melhorar esse elemento no seu negócio. Algumas delas são:

  • sempre responder aos seus clientes em todos os canais de contato
  • acompanhar o sucesso do seu cliente ao longo da jornada dele com o seu negócio
  • resolver os problemas e urgências dos consumidores

Essas sugestões são simples de aplicar e não demandam mais investimentos e sim um olhar focado no seu cliente. Não importa o tamanho da sua empresa, tenha sempre o objetivo de ajudar o consumidor a resolver o problema que ele tem.

A vantagem de ter um pequeno negócio é a possibilidade de conhecer de perto o seu cliente e ter um contato mais próximo que permite fortalecer o relacionamento e fidelizar consumidores.

4. Conhecer o seu público

Conhecer o seu público é fundamental para alinhar as suas estratégias e a sua comunicação com os clientes.

Se você faz uma campanha de tráfego pago, por exemplo, saber quem é o seu público contribui para economizar recursos e diminuir o custo de aquisição de clientes.

Se você não conhece o seu público e dispara os seus anúncios, muita gente pode vê-lo, mas o anúncio acaba não convertendo porque ele não atingiu o seu público.

Investindo menos dinheiro, mas alcançando as pessoas certas, você economiza recursos financeiros e ainda aumenta as chances de vender.

Além disso, saber o que os seus clientes precisam tem um papel importante na hora de criar seus produtos e evitar gastar com ações ineficientes de vendas ou marketing.

Por isso, concentre suas forças em entender como o seu consumidor compra, o que o motiva, quais os seus medos, suas principais objeções, seus hábitos e comportamentos.

5. Planejamento financeiro

Realizar um planejamento financeiro para economizar dinheiro pode parecer uma dica um pouco óbvia, mas o básico bem feito faz toda a diferença na economia de custos. O planejamento envolve:

  • controle financeiro
  • saber as entradas e saídas do estoque
  • fazer um acompanhamento diário do fluxo de caixa
  • registrar métricas como o ROI (Retorno sobre o Investimento)
  • saber quais produtos vendem mais e quais vendem menos
  • registrar o histórico dos resultados de promoções e de ações de marketing

Com um planejamento, você tem mais controle sobre o quanto pode gastar, além de também conseguir identificar e cortar gastos desnecessários. Dentro dessa estratégia, você deve considerar negociar com fornecedores e também com o banco, em caso de dívidas.

Esse tipo de estratégia pode fazer você economizar dinheiro e encontrar condições financeiras mais favoráveis para o seu negócio.

6. Investir no digital

Digitalizar a sua empresa traz diversos benefícios para o negócio, como aumento de vendas, engajamento de clientes, credibilidade, autoridade no mercado e, claro, redução de custos.

Você pode começar com pouquíssimos recursos para criar um site ou começar a criar conteúdo nas redes sociais e marcar presença digital.

Além disso, os canais digitais são uma ótima forma de ficar sempre perto dos seus clientes e saber o que eles querem, colhendo informações valiosas e permitindo estratégias mais alinhadas com o desejo dos consumidores.

Mas o digital também deve ser incorporado ao dia a dia da sua empresa. Aposte em automação e digitalização de processos para ganhar em produtividade (lembra do primeiro tópico?).

Sistemas de atendimento, por exemplo, podem ser muito eficientes na interação com os clientes, permitindo oferecer um serviço mais rápido e de melhor qualidade. Esse tipo de software categoriza as solicitações dos consumidores e possibilita delegar tarefas para otimizar a eficiência do processo.

Já pensando no marketing, um sistema de automação de e-mails pode funcionar bem para agilizar a comunicação com o seu público e aumentar o alcance da sua mensagem.

Então, se você ainda não está no digital, comece aos poucos, mas comece. Você vai ver como esse tipo de estratégia pode economizar dinheiro para o seu negócio!

O que você achou do post de hoje? Se você quer ficar por dentro de todas as novidades do Papo de Balcão, participe do nosso grupo no Telegram. Para isso, é só clicar aqui com o seu celular: Grupo PDB.

Obrigada pelo papo e conte com a gente!