Você quer saber quais as melhores formas de economizar no negócio? A rotina de um empreendedor envolve uma série de responsabilidades financeiras e gastos que exigem grande cuidado quanto à gestão. Para garantir o sucesso da sua empresa, vale conhecer quais as melhores maneiras de otimizar seus recursos e poupar no dia a dia da sua corporação.

Mas, na prática, como manter a qualidade do negócio sem perder de vista a saúde financeira de suas operações? Neste post, trouxemos algumas sugestões para você adotar no seu negócio e conseguir crescer com consistência, economizando recursos e com planejamento para o longo prazo. Vem ler!

1. Aumente a produtividade

Aumentar a produtividade na sua empresa ajuda a economizar recursos e energia do time. Para isso acontecer, implementar sistemas especializados, como um software de gestão de projetos, pode ser uma boa solução.

Hoje, há algumas opções gratuitas desses modelos, mas mesmo quando o sistema é pago, se ele for eficiente para o seu negócio, pode economizar custos em médio e longo prazo. Isso porque a tecnologia evita retrabalho e erros de processos que poderiam acarretar perdas financeiras importantes.

Outro ponto fundamental para aumentar a produtividade no seu negócio é investir em pessoas. Aposte na retenção de talentos, engajando seus funcionários nas metas da empresa e atrelando resultados a benefícios. Também é interessante criar uma cultura de feedback na empresa para manter a motivação da equipe.

2. Organize e controle processos

A organização e o controle de processos, além de se beneficiarem da adoção de sistemas de gestão e de contribuírem para o aumento da produtividade, ajudam a identificar gargalos e desperdícios no seu negócio.

Quando você organiza seus processos, tem mais clareza sobre cada ponta da sua empresa, o que funciona e o que pode ser melhorado.

Mas por que isso contribui para reduzir custos? Se você conhece o seu negócio em profundidade, sabe quais são os seus pontos fortes e os fracos, ou seja, aqueles que fazem você perder dinheiro. A partir disso, você pode agir com mais chances de acertar. Nesse sentido, adotar metas e métricas é fundamental para acompanhar o progresso das suas estratégias e do crescimento do seu negócio.

3. Aposte no seu serviço

Apostar em um serviço de qualidade para os seus clientes garante a fidelização e a retenção, diminuindo seus custos, já que trazer um novo consumidor é mais caro do que manter os antigos.

Mas o que significa oferecer um serviço de qualidade? Há diversas formas de melhorar esse elemento no seu negócio. Algumas delas são:

  • sempre responder aos seus clientes em todos os canais de contato
  • acompanhar o sucesso do seu cliente ao longo da jornada dele com o seu negócio
  • resolver os problemas e urgências dos consumidores

Essas sugestões são simples de aplicar e não demandam mais investimentos, mas sim um olhar focado no seu cliente. Não importa o tamanho da sua empresa, tenha sempre o objetivo de ajudar o consumidor a resolver o problema que ele tem.

A vantagem de ter um pequeno negócio é a possibilidade de conhecer de perto o seu cliente e ter um contato mais próximo que permite fortalecer o relacionamento e fidelizar consumidores.

4. Conheça o seu público

Conhecer o seu público é fundamental para alinhar as suas estratégias e a sua comunicação com os clientes. Se você faz uma campanha de tráfego pago, por exemplo, saber quem é o seu público contribui para economizar recursos e diminuir o custo de aquisição de clientes.

Se você não conhece o seu público e dispara os seus anúncios, muita gente pode vê-los, mas o anúncio acaba não convertendo porque ele não atingiu o público-alvo. Investindo menos dinheiro, mas alcançando as pessoas certas, você economiza recursos financeiros e ainda aumenta as chances de vender.

Além disso, saber o que os seus clientes precisam tem um papel importante na hora de criar seus produtos e evitar gastar com ações ineficientes de vendas ou marketing. Por isso, concentre suas forças em entender como o seu consumidor compra, o que o motiva, quais os seus medos, suas principais objeções, seus hábitos e comportamentos.

5. Tenha um bom planejamento financeiro

Realizar um planejamento financeiro para economizar dinheiro pode parecer uma dica um pouco óbvia, mas o básico bem-feito faz toda a diferença na economia de custos. O planejamento envolve:

  • controle financeiro;
  • saber as entradas e saídas do estoque;
  • fazer um acompanhamento diário do fluxo de caixa;
  • registrar métricas, como o ROI (Retorno sobre o Investimento);
  • saber quais produtos vendem mais e quais vendem menos;
  • registrar o histórico dos resultados de promoções e de ações de marketing.

Com um planejamento, você tem mais controle sobre o quanto pode gastar, além de também conseguir identificar e cortar gastos desnecessários. Dentro dessa estratégia, você deve considerar negociar com fornecedores e com o banco, em caso de dívidas. Esse tipo de estratégia pode fazer você economizar dinheiro e encontrar condições financeiras mais favoráveis para o seu negócio.

6. Esteja presente no digital

Digitalizar a sua empresa traz diversos benefícios para o negócio, como aumento de vendas, engajamento de clientes, credibilidade, autoridade no mercado e, claro, redução de custos. Você pode começar com pouquíssimos recursos para criar um site ou começar a criar conteúdo nas redes sociais e marcar presença digital.

Além disso, os canais digitais são uma ótima forma de ficar sempre perto dos seus clientes e saber o que eles querem, colhendo informações valiosas e permitindo estratégias mais alinhadas com o desejo dos consumidores.

7. Use a tecnologia a seu favor

Mas o digital também deve ser incorporado ao dia a dia da sua empresa. Aposte em automação e digitalização de processos para ganhar em produtividade (lembra do primeiro tópico?).

Sistemas de atendimento, por exemplo, podem ser muito eficientes na interação com os clientes, permitindo oferecer um serviço mais rápido e de melhor qualidade. Esse tipo de software categoriza as solicitações dos consumidores e possibilita delegar tarefas para otimizar a eficiência do processo.

Já pensando no marketing, um sistema de automação de e-mails pode funcionar bem para agilizar a comunicação com o seu público e aumentar o alcance da sua mensagem. Então, se você ainda não está no digital, comece aos poucos, mas comece. Você vai ver como esse tipo de estratégia pode economizar dinheiro para o seu negócio!

8. Entenda quais são os custos

Para saber em quais lugares você pode economizar, é importante ter uma visão ampla e clara dos custos da empresa. Assim, é factível identificar gargalos e investir em ações que possam reduzi-los ou até mesmo acabar com as saídas de dinheiro desnecessárias.

Além disso, tendo pleno entendimento dos seus custos, é mais fácil encontrar meios de tornar sua estrutura mais enxuta e garantir mais eficiência em sua empresa.

Por exemplo, vamos supor que você esteja gastando muito com taxas de maquininhas de cartão. Ao identificar esse fato, é viável buscar alternativas junto ao fornecedor ou realizar uma troca, reduzindo os custos em que você incorre mensalmente. Portanto, estude os seus custos e garanta eficiência.

9. Faça um fluxo de caixa e o acompanhe

Um erro comum dos empreendedores é não ter um fluxo de caixa bem estabelecido. Isso acaba dificultando a visão sobre as finanças do negócio e, consequentemente, fica mais difícil encontrar formas de economizar.

Dessa forma, separe um tempo para desenvolver essa ferramenta em seu negócio e para acompanhá-la. Por meio dela, é possível fazer projeções e compreender melhor tudo o que ocorre em sua empresa. Além disso, aposte em boas soluções que auxiliem na elaboração do seu fluxo.

10. Negocie com fornecedores

Negociar com os fornecedores pode ser uma boa saída para diminuir suas despesas e garantir economia no negócio. Porém, para isso é necessário desenvolver um bom relacionamento e fazer uma parceria vantajosa para ambos.

Com isso, a negociação se torna mais simples, pois todas as partes envolvidas podem ganhar com o negócio. Por exemplo, é possível realizar compras maiores, desde que bem planejadas, para conseguir descontos mais expressivos. Assim, você economiza e estabelece relações fortes e duradouras com empresas confiáveis.

11. Treine os funcionários

Ter funcionários capacitados é um passo importante para garantir melhores resultados e economizar os recursos da sua empresa. Por exemplo, se um colaborador não sabe de que forma manusear um equipamento, isso pode acarretar prejuízo para o negócio.

Portanto, invista em qualificação e treinamentos para os membros de sua equipe. Isso é fundamental para gerar maior nível de eficiência, além de aumentar o nível de motivação e tornar todos os envolvidos no negócio engajados.

12. Conte com boas soluções

Utilizar recursos desenvolvidos para o seu negócio é fundamental para ter eficiência, tranquilidade e um bom desempenho. Softwares de gestão, meios de pagamento modernos e recursos que tragam praticidade para sua empresa são ótimos exemplos de soluções que contribuem para otimizar sua rotina.

Além disso, é importante contar com parceiros de confiança, como a Stone, para alavancar seus negócios e aproveitar o suporte de uma empresa que já atua em parceria com mais de 1 milhão de lojistas brasileiros.

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